quinta-feira, 3 de julho de 2014

Edmodo - A rede social das escolas

O Edmodo é uma rede social educativa segura e gratuita, semelhante ao Facebook, que permite a partilha de conteúdos e aplicações educacionais. Esta ferramenta funciona como um sistema fechado e privado que pretende conjugar tecnologia e educação. É um sistema de gestão da aprendizagem (LMS - Learning Management System) desenvolvido sobre uma metodologia pedagógica que promove o ensino e a aprendizagem virtual ou semi-presencial.




Desenvolvido por Nic Borg e Jeff O'Hara, em 2008, com o objetivo de unir o mundo virtual ao escolar, facilita a aprendizagem de uma forma lúdico-didata, aproveitando o facto de os alunos gostarem de navegar na Internet e frequentar as redes sociais. 

Principais características:

Professores e alunos colaboram num ambiente seguro e fechado; Promove o uso responsável das redes sociais e outras ferramentas; Possibilita uma maior interação e comunicação entre professores, pais e alunos. Alia as novas tecnologias à educação. Sistema de mensagens que permite a comunicação segura e aberta, com supervisão e controlo do professor; Possibilidade de supervisão das atividades realizadas pelo aluno; Possibilidade de atribuição de trabalhos e avaliações que serão submetidos pelos alunos e avaliados automaticamente; Possibilidade de criação de grupos por área temática, extensíveis à comunidade. Possibilidade de armazenamento e partilha de documentos num ambiente baseado em computação na nuvem (cloud computing); Partilha de conteúdos individualizada, por unidade curricular ou por grupo; Conta de controlo parental; Interface simples e intuitiva; Gratuita e livre de publicidade; Possibilidade de acesso através do computador, telemóvel e tablet. 

Funcionalidades:

Partilha de conteúdos; Aplicações educacionais; Bibliotecas; Ligação ao Google Docs; Realização de tarefas e trabalhos online; Avaliações; Notificações; Calendários; Espaço para troca de ideias; Partilha de vídeos e imagens; Jogos; 

Maiores informações e fonte: ferramentaseducativas.com/index.php/aplicacoes/online/106-edmodo?showall=&limitstart=

Nenhum comentário: