segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Duas ferramentas para gerir informação


Gerir a informação que encontramos na Internet nem sempre é fácil. Quantas vezes já lemos um post muito interessante e que depois nunca mais o conseguimos encontrar?
A primeira dificuldade está em escolher a ferramenta certa, uma vez que existem bastante ferramentas para o fazer. Para este efeito e para não criar mais dificuldades na escolha, partilho duas ferramentas que servem bem este propósito.

A minha preferida é o evernote, uma ferramenta que é uma aplicação, ou seja, que podemos instalar no nosso pc. No entanto, é também uma ferramenta web based, ou seja, que podemos aceder via web e que permite ainda através da instalação do seu web clipper capturar facilmente artigos para a nossa conta.
Basicamente, o evernote funciona adicionado notas à nossa conta e para organizar a nossa informação, utilizamos etiquetas. O meu conselho é quantas mais etiquetas utilizar mais possibilidade temos de encontrar a nossa nota com a informação que pretendemos.

Pearltrees é uma aplicação que só corre na web mas que permite fazer uma gestão da informação de modo gráfico. Ou seja, criamos "folhas", ou seja temas para a nossa estrutura e sempre que pretender guardar alguma informação adicionamos essa informação ao tema que pretendemos. Para encontrar depois a nossa informação basta aceder ao tema que pretendemos e percorrer os posts guardados nessa temática.

Se ainda não utilizam nenhuma aplicação para ir guardando essa informação podem começar pelo pearltrees, mas experimentem também o evernote, porque é mais completo e tem muitas mais funcionalidades para além das que enumeramos.

Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2016/01/duas-ferramentas-para-gerir-informacao.html

Google keep - Excelente editor de notas e lembretes


Ainda esta semana abordamos duas ferramentas que nos permitem organizar a informação da web.
Hoje trazemos outra ferramenta para organizar outro tipo de informação, mais direcionada para o nosso quotidiano.
Falamos do Google keep.
É mais uma ferramenta da google, diria mais, uma boa ferramenta da empresa.
Sempre no espírito da simplicidade o google keep é um espaço simples onde podemos adicionar notas, listas, fotos e ainda gravar em áudio algo que queiramos.
Qualquer um destes serviços pode depois ser partilhado por quem bem se entender e podemos ainda adicionar lembretes.
Quando acedemos ao serviço somos deparados com um espaço de trabalho completamente minimalista que se vai enchendo com as nossas notas que podemos ir classificando de uma maneira simples através de cores.
Corre na web e nos dispositivos móveis.
Gostei muito do serviço pela simplicidade de processos.

Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2016/01/google-keep-excelente-editor-de-notas-e.html

Mathvolution, uma plataforma online de matemática para alunos e professores do 6º ano - divulgando

MATHVOLUTION é uma plataforma online para alunos de 6º ano e tutores (professores, pais e explicadores).
Os alunos podem, gratuitamente, praticar exercícios de Matemática adaptados ao seu nível e os tutores acompanham a evolução dos seus alunos.
Desde o lançamento do MATHVOLUTION a 28 de Setembro, existem mais de 2.100 utilizadores registados e foram respondidos pelos alunos mais de 72.000 exercícios.
MATHVOLUTION tem dois tipos de conta: gratuito e paga.

Podem-se registar na plataforma ou então podem usar os seguintes dados para testarem a plataforma com as seguintes credenciais, sem necessidade de registo:
Aluno
login: aluno.mathvolution@hotmail.com
password: mathvolution
Tutor 
login: tutor.mathvolution@hotmail.com
password: mathvolution







Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2016/01/mathvolution-uma-plataforma-online-de.html