Por mais dúvidas que existam acerca do que é ou pode vir a ser esta nova sociedade, é já bastante certo e visível o enorme impacto das tecnologias da informação e da comunicação no dia-a-dia dos cidadãos e das organizações. Milhares de vagas no sector da informática estão por preencher, por falta de candidatos, em Portugal e em quase todo o mundo. Para além disto, o sector da tecnologia deve crescer muito acima de todos os outros até 2020.
Porém, o país incompreensivelmente não aproveita esta hipótese!
Apesar da alta empregabilidade, o número de licenciados em informática não tem acompanhado a procura e, talvez de forma bastante mais grave, a nível do ensino secundário, praticamente não existir formação nesta área. O resultado é que a maioria dos alunos acaba o ensino secundário sem nunca ter aprendido conceitos básicos de programação ou de redes de computadores, sendo praticamente analfabetos funcionais ao nível das tecnologias.
O Ensino Profissional também não deverá ser descurado, antes pelo contrário, sendo outra via com bastante procura e mercado quer em Portugal, quer no estrangeiro.
Está na hora de reformar realmente o nosso Ensino e iniciar a aprendizagem de informática nas escolas secundárias de forma a motivar e preparar os alunos para o futuro e não para o passado.
Estamos a perder oportunidades únicas e não nos podemos dar ao luxo de o fazer!
Com esta conversa, pretende-se abordar os prós e contras do Ensino da Informática.
Fonte: http://www.anpri.pt/course/view.php?id=33§ion=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário