quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Moodle 2 para Professores - livro


Redigido de forma clara e direta, este livro vai dotá-lo dos conhecimentos e aptidões necessárias à criação de conteúdos e atividades pedagógicas, potenciando o desempenho do papel de Professor. Simultaneamente acessível e abrangente explica através de instruções simples e imagens como funciona este ambiente de aprendizagem, proporcionando exemplos de boas práticas e sugestões para tirar o melhor partido do Moodle 2.

Quem são os destinatários deste livro?

Este livro foi concebido a pensar em todos os que pretendem criar, desenvolver e gerir conteúdos pedagógicos no Moodle.
Quer adquirir conhecimentos básicos de utilização para um Professor Moodle? Pretende criar e administrar uma disciplina totalmente à distância, ou como complemento de uma formação presencial? Precisa de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico que o apoie na gestão de recursos humanos e formação de quadros? Este livro ajuda-o a desenvolver qualquer tarefa, desde o nível mais elementar às mais complexas e melhoradas funcionalidades desta nova versão.
É a primeira vez que vai trabalhar com o Moodle? Então este é o livro certo para o ambiente de aprendizagem certo. Seja bem-vindo.

Com este livro vai aprender a:

  • Executar os procedimentos necessários a uma eficiente navegação, utilização e dinamização do Moodle 2;
  • Promover de forma eficaz o envolvimento, interação, criatividade, motivação e aprendizagem dos alunos;
  • Usufruir das novas melhorias e funcionalidades da versão 2 que tornam o Moodle ainda mais flexível e adaptável a objetivos e conteúdos diferenciados.

E a explorar as funcionalidades avançadas que tornam o Moodle ainda mais interativo, tais como:

  • Personalizar a página da sua Disciplina de forma simples e rápida agarrando e arrastando objetos (drag-and-drop);
  • Inserir imagens, áudio, vídeo, equações e outros elementos multimédia numa página, pergunta de teste ou qualquer outro conteúdo;
  • Ligar facilmente a repositórios como YouTube, GoogleDocs, Picasa, etc. para disponibilizar conteúdo na sua disciplina;
  • Criar Lições de sequência adaptável ao processo de aprendizagem dos alunos;
  • Elaborar Testes ainda mais interativos, com ajudas sucessivas, perguntas aleatórias e múltiplas tentativas;
  • Exibir termos do Glossário na página principal da disciplina adaptando-o a diversas funcionalidades (citação do dia, o aluno da semana, etc.);
  • Dinamizar Workshops e Wikis que promovem a motivação, o trabalho em equipa e a avaliação entre pares;
  • Criar Grupos e Agrupamentos de alunos e disponibilizar a estes percursos e atividades diferenciadas na disciplina;
  • Definir condições de acesso às atividades, traçar percursos alternativos, definir critérios de conclusão das atividades e da disciplina, etc.;
  • Configurar inquéritos de avaliação e sondagens de opinião para obter gráficos de distribuição das respostas dos alunos.

Qual a versão do Moodle?

Todos os procedimentos, exemplos e imagens apresentadas neste livro são aplicáveis ao Moodle na versão 2.3.2.

Ortografia do livro 

O livro está escrito de acordo com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa firmado entre todos os países lusófonos.

Testemunhos de Leitores

“Moodle 2 para Professores” é o manual para a nova versão Moodle 2, que Professores e Instrutores utilizadores desta Plataforma aguardavam.
 
António Vilela, autor deste livro, tem uma larga experiência na área de eLearning desde 2000, bem como na sua aplicação pedagógica e é, desde 2003, Director Geral da ED-ROM, moodle-Partner.
 
Moodle 2 para Professores” endereça a versão 2 até à 2.3.2, a mais actual da Plataforma moodle, sendo a altura do seu lançamento crucial para a tão necessária ajuda aos Professores na sua adequação, referindo novos modos de funcionamento e respondendo às dúvidas e questões suscitadas pelas melhorias introduzidas por esta versão, ainda tão recente.
 
Este livro começa por apresentar as novas funcionalidades relativamente à versão anterior 1.9; depois foca a “página das Disciplinas” e sua configuração; de seguida faz uma visita detalhada aos seus diferentes elementos, Actividades Recursos e Blocos, numa perspectiva de modernização tecnológica e enriquecimento pedagógico das Disciplinas. A organização intuitiva dos diferentes tópicos abordados e o uso recorrente de exemplos em imagens, listas e tabelas de acção (ex. “Se pretende… Então, clique em…”), tornam a sua consulta rápida e eficaz. São incluídas boas práticas e outras orientações relativas ao uso dos diferentes elementos e conteúdos da página de Disciplina, focando a componente pedagógica e a utilização desta ferramenta nas 2 vertentes: Professores e Alunos.
 
Em conclusão, “Moodle 2 para Professores” é o guia para o desenvolvimento de Disciplinas-moodle pedagogicamente bem sucedidas, orientando Professores principiantes e também os que procuram tirar partido das vantagens-moodle mais avançadas, ajudando à adequação do moodle às necessidades dos Alunos e aos diferentes objectivos/metas das Disciplinas.
FERNANDA RICOU, COORDENADORA DO CEDUTEC - CENTER FOR EDUCATIONAL TECHNOLOGY DA NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS; ADMINISTRADORA E GESTORA DA PLATAFORMA “MOODLE@NOVASBE”.

Fonte: http://ed-rom.com/moodle/moodle_livro

Nenhum comentário: