Redigido de forma clara e direta, este livro vai dotá-lo dos conhecimentos e aptidões necessárias à criação de conteúdos e atividades pedagógicas, potenciando o desempenho do papel de Professor. Simultaneamente acessível e abrangente explica através de instruções simples e imagens como funciona este ambiente de aprendizagem, proporcionando exemplos de boas práticas e sugestões para tirar o melhor partido do Moodle 2.
Quem são os destinatários deste livro?
Este livro foi concebido a pensar em todos os que pretendem criar, desenvolver e gerir conteúdos pedagógicos no Moodle.
Quer adquirir conhecimentos básicos de utilização para um Professor Moodle? Pretende criar e administrar uma disciplina totalmente à distância, ou como complemento de uma formação presencial? Precisa de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico que o apoie na gestão de recursos humanos e formação de quadros? Este livro ajuda-o a desenvolver qualquer tarefa, desde o nível mais elementar às mais complexas e melhoradas funcionalidades desta nova versão.
É a primeira vez que vai trabalhar com o Moodle? Então este é o livro certo para o ambiente de aprendizagem certo. Seja bem-vindo.
Com este livro vai aprender a:
- Executar os procedimentos necessários a uma eficiente navegação, utilização e dinamização do Moodle 2;
- Promover de forma eficaz o envolvimento, interação, criatividade, motivação e aprendizagem dos alunos;
- Usufruir das novas melhorias e funcionalidades da versão 2 que tornam o Moodle ainda mais flexível e adaptável a objetivos e conteúdos diferenciados.
E a explorar as funcionalidades avançadas que tornam o Moodle ainda mais interativo, tais como:
- Personalizar a página da sua Disciplina de forma simples e rápida agarrando e arrastando objetos (drag-and-drop);
- Inserir imagens, áudio, vídeo, equações e outros elementos multimédia numa página, pergunta de teste ou qualquer outro conteúdo;
- Ligar facilmente a repositórios como YouTube, GoogleDocs, Picasa, etc. para disponibilizar conteúdo na sua disciplina;
- Criar Lições de sequência adaptável ao processo de aprendizagem dos alunos;
- Elaborar Testes ainda mais interativos, com ajudas sucessivas, perguntas aleatórias e múltiplas tentativas;
- Exibir termos do Glossário na página principal da disciplina adaptando-o a diversas funcionalidades (citação do dia, o aluno da semana, etc.);
- Dinamizar Workshops e Wikis que promovem a motivação, o trabalho em equipa e a avaliação entre pares;
- Criar Grupos e Agrupamentos de alunos e disponibilizar a estes percursos e atividades diferenciadas na disciplina;
- Definir condições de acesso às atividades, traçar percursos alternativos, definir critérios de conclusão das atividades e da disciplina, etc.;
- Configurar inquéritos de avaliação e sondagens de opinião para obter gráficos de distribuição das respostas dos alunos.
Qual a versão do Moodle?
Todos os procedimentos, exemplos e imagens apresentadas neste livro são aplicáveis ao Moodle na versão 2.3.2.
Ortografia do livro
O livro está escrito de acordo com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa firmado entre todos os países lusófonos.
Testemunhos de Leitores
“Moodle 2 para Professores” é o manual para a nova versão Moodle 2, que Professores e Instrutores utilizadores desta Plataforma aguardavam.
António Vilela, autor deste livro, tem uma larga experiência na área de eLearning desde 2000, bem como na sua aplicação pedagógica e é, desde 2003, Director Geral da ED-ROM, moodle-Partner.
“Moodle 2 para Professores” endereça a versão 2 até à 2.3.2, a mais actual da Plataforma moodle, sendo a altura do seu lançamento crucial para a tão necessária ajuda aos Professores na sua adequação, referindo novos modos de funcionamento e respondendo às dúvidas e questões suscitadas pelas melhorias introduzidas por esta versão, ainda tão recente.
Este livro começa por apresentar as novas funcionalidades relativamente à versão anterior 1.9; depois foca a “página das Disciplinas” e sua configuração; de seguida faz uma visita detalhada aos seus diferentes elementos, Actividades Recursos e Blocos, numa perspectiva de modernização tecnológica e enriquecimento pedagógico das Disciplinas. A organização intuitiva dos diferentes tópicos abordados e o uso recorrente de exemplos em imagens, listas e tabelas de acção (ex. “Se pretende… Então, clique em…”), tornam a sua consulta rápida e eficaz. São incluídas boas práticas e outras orientações relativas ao uso dos diferentes elementos e conteúdos da página de Disciplina, focando a componente pedagógica e a utilização desta ferramenta nas 2 vertentes: Professores e Alunos.
Em conclusão, “Moodle 2 para Professores” é o guia para o desenvolvimento de Disciplinas-moodle pedagogicamente bem sucedidas, orientando Professores principiantes e também os que procuram tirar partido das vantagens-moodle mais avançadas, ajudando à adequação do moodle às necessidades dos Alunos e aos diferentes objectivos/metas das Disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário