domingo, 20 de maio de 2012

Designer cria celular que pode ser usado como uma luva

designer Bryan Cera resolveu recriar o modo como utilizamos nossos celulares e desenvolveu um conceito bem diferente de telefone. O chamado Glove One é um dispositivo móvel no formato de uma luva, que encaixa na mão do usuário para realizar ligações com muita facilidade. 




Para ser desenvolvido, o gadget teve que realocar todos os componentes eletrônicos presentes em um celular comum. No caso, a gaveta do microchip fica atrás da luva, enquanto os botões ficam na parte de dentro da mão, com o fone no dedão e o microfone na ponta do dedo mindinho. A ideia de Cera não é fazer com que esse formato seja adotado pelas fabricantes de telefones móveis, mas provar que é possível criar um aparelho diferente. No caso, para ser utilizado, o celular precisaria que o usuário "sacrificasse" uma de suas mãos, que seria totalmente ocupada pelo dispositivo.

Esse protótipo, segundo Bryan, é o segundo criado por ele, e foi fabricado em uma impressora 3D. A primeira versão do projeto foi impressa com pouca articulação e não deu muito certo, mas o artista garante que se fizer um terceiro design ele vai estar “perto da perfeição”.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tablet ou smartphone? Eis a questão...


Há algum tempo atrás anos era uma surpresa encontrar alguém com um livro eletrônico no ônibus ou no metrô, mas agora ver tablets e smartphones não chama tanto a atenção. Você está pensando em entrar neste mundo? Aqui você vai encontrar algumas dicas.
Não só os temos de forma simples, mas também podemos escolher marcas, cores, tamanhos e funcionalidades. O universo da tecnologia portátil oferece um sem-fim de aparelhos, entre os quais dois se destacam: os telefones inteligentes (smartphones) e os tablets.
O mercado para este tipo de dispositivo disparou nos últimos anos: segundo dados da firma de pesquisa e assessoria Gartner, somente no último quadrimestre do ano 2011 foram vendidos cerca de 149 milhões de smartphones. Além disso, esta mesma empresa de consultoria trabalha com estimativas de que cerca de 119 milhões de tablets serão comprados durante 2012.



Qual aparelho me convém? 

Faz chamadas, não faz? Posso reproduzir vídeos? Conecta-se a internet? Posso fazer fotos? Posso levá-lo no bolso? Abaixo, você encontrará um pequeno guia para ajudá-lo a tomar a decisão de entrar, ou não, neste mundo e com qual dispositivo.
O tamanho médio dos cinco smartphones mais vendidos no portal amazon.com é de 12,9 centímetros de comprimento, por 6,7 centímetros de largura e somente 8,9 milímetros de espessura, com um peso médio de 135,5 gramas.
Os tablets - também tendo como referência a média dos cinco mais vendidos na amazon.com -, por sua vez, são muito maiores e pesados, se é que uma média de 502 gramas pode ser considerado assim. O tamanho também é ostensivamente maior, com médias de 21,6 centímetros de comprimento por 15 centímetros de largura, com uma espessura de 11,3 milímetros.
A este respeito, Nacho Palou, editor de um blog especializado no assunto, comenta que a vantagem neste quesito é para os smartphones.
"Ao contrário dos tablets, os celulares sempre estão à mão, no bolso ou na bolsa. São os únicos dispositivos tipo computador que realmente merecem o qualificativo de 'móveis'".
Na chamada aldeia global, conexão é igual à informação, a comunicação, a existir. Assim, os meios que você tiver a sua disposição em seu aparelho podem fazer dele, desde a ferramenta final, até um peso de papel com luzes muito caro.
Os smartphones estudados têm, além da lógica função de fazer uma ligação, conectividade 3G - isto é, a possibilidade de acesso à internet onde estiver -, wifi para conectar-se a redes, além de outros meios como "bluetooth" ou portas USB.
Os tablets, diretamente, não são telefones e não funcionam como tal. É certo que têm conexão via wifi e alguns, a minoria, a possibilidade de ter tecnologias 3G ou 4G integradas. No entanto, o desenvolvimento dos tablets é justamente voltado para a total conectividade.
Javier Peñalva, editor de um blog sobre tecnologia, corrobora essa afirmação: "Embora atualmente o tablet fique principalmente em casa, sua popularidade e margem de melhora lhe abrirá as portas da rua, e com isso, a conectividade 3G será fundamental".
 
 
Aplicativos, o segredo

O blogueiro Nacho Palou observa: "As pessoas não querem um tablet com quatro processadores somente porque ele tem esses quatro processadores. Elas querem o tablet para que possam usar aquele aplicativo de que todo mundo fala".
Os aplicativos são a joia da coroa de todos estes dispositivos. Embora outras características possam ser mais funcionais, ou que façam com que seu dispositivo seja mais ou menos potente, os pequenos programas são os que acabam pendendo a balança para um lado ou outro.
E aqui, ganham os tablets. Embora por potência e capacidade de armazenamento não haja muita diferença entre estes e os telefones inteligentes, o tamanho, que antes era propício aos celulares, agora é um diferencial para estes computadores planos.
Com uma superfície de tela praticamente duas vezes maior, os tablets vencem neste quesito. A facilidade de manejo e a melhor visibilidade nestes dispositivos fazem com que seja muito mais cômodo executar aplicativos neles.
 
 
Você escolhe

A primeira pergunta que deveria ser feita é: "Eu preciso de um telefone celular novo ou não?" Se precisa, deveria escolher um smartphone. Se você está contente com seu celular e o que quer é um aparelho onde possa ter a sua disposição aplicativos, ver filmes ou jogar, o tablet é sua melhor opção.
Mas claro, o preço também é importante. Os tablets estudados saem em média por US$ 365 - com sensíveis variações em função de conectividade e capacidade de armazenamento -, enquanto os smartphones custam uma média de US$ 478.
Mas é preciso levar em conta as ofertas oferecidas pelas companhias telefônicas para os telefones deste tipo, que fazem o preço a ser pago ser bem menor, ofertas que não estão disponíveis para tablets, ou não têm demais sentido ainda.
Javier Peñalva diz: "As tarifas de dados especiais para seu uso nestes equipamentos não parece um elemento-chave para o consumidor em geral, porque seu âmbito de uso atualmente é sob teto e com wifi".

Dia Mundial da Internet foi lembrado neste dia 17 de maio



Nesta quinta (17), foi comemorado o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação - também conhecido como Dia Mundial da Internet. A data existe desde 1969, ano em que foi criada a União Internacional das Telecomunicações (UIT) e aconteceu a primeira convenção internacional do setor. 
Uma breve passada pela história da Internet dá conta de que a rede mundial de computadores surgiu em plena Guerra Fria e seria usada para fins militares. Somente em 1990 a Internet começou a alcançar a população em geral, e desde então, tem mudado os hábitos da população mundial.
Hoje em dia, pouco mais de 20 anos após sua popularizaração, a rede mundial de computadores é instrumento de trabalho, estudo e diversão. Os serviços mais diversos também podem ser realizados através de um clique. Que tal comprar roupas, eletrônicos, comida,  garantir o ingresso do cinema, marcar uma consulta no médico, fazer transações bancárias e muito mais sem sair da frente da tela do computador? 
Isso tudo sem falar das redes sociais. Outra rápida percorrida na evolução da Internet aponta que os sites de relacionamento tiveram o seu boom em 2006 com o pioneiro Orkut. Hoje Facebook e Twitter são os queridinhos dos internautas.

Segundo o Ibope NetRatings, são 79,9 milhões de internautas brasileiros, sendo o Brasil o 5º país mais conectado na rede. Desse total de usuários, estima-se que 38% das pessoas acessam a web diariamente. Outra presquisa, desta vez da Fundação Getúlio Varagas, aponta que já são mais de 60 milhões de computadores em uso no Brasil, devendo chegar a 100 milhões ainda este ano de 2012.
Ainda existem muitas discussões sobre os favores e os desfavores que a internet e sua popularização geraram para a humanidade, mas  o que não se pode negar é que ela nasceu, cresceu, reproduziu e dificilmente irá morrer. Feliz dia Mundial da Internet.
Este ano, o tema escolhido para marcar data é "Mulheres e Jovens na Sociedade de Informação (Women and Girls in ICT)". De acordo com o órgão da ONU, é uma homenagem ao papel feminino no setor e um alerta para as situações de desigualdades que continuam a existir neste mercado de trabalho. "A situação é inaceitável e deve ser combatida por todos os meios disponíveis", defende Hamadoun Touré, secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações, em mensagem no site da entidade. "Também peço a nossos parceiros - líderes políticos, legisladores, reguladores, operadoras, indústria e sociedade civil - para que adotem políticas e estratégias que promovam oportunidades para mulheres no setor. 
A página especial sobre o Dia da Internet também traz um histórico da data e eventos pelo mundo em sua comemoração, disponíveis em um mapa. Outra iniciativa da UIT ligada ao tema deste ano é um projeto para incentivar o ingresso das mulheres nas áreas ligadas às TIC. O portal Girls in ICT explica o que é o dia das telecomunicações e reune argumentos para incentivar mulheres jovens a entrar na área. O site também traz oportunidades (prêmios, networking, formação e trabalho), divididas por regiões e áreas de interesse.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Harvard e MIT anunciam cursos on-line gratuitos


Por meio da parceria, chamada de EdX, serão oferecidos cursos e vídeos para estudantes de todo o mundo. Investimento será de 30 milhões de dólares.


Estudantes terão acesso a conteúdos didáticos da universidade de Harvard (Darren McCollester/Newsmakers)
A Universidade Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), ambos nos Estados Unidos, anunciaram nesta quarta-feira a criação de uma plataforma on-line de educação que vai oferecer cursos gratuitos para estudantes de todo o mundo. Após concluir o curso, batizado EdX, o estudante poderá pagar uma taxa, cujo valor ainda não foi divulgado, para receber um certificado. A data de lançamento não foi divulgada, mas as instituições prometem colocar os cursos no ar no segundo semestre deste ano (outono no hemisfério norte).
Além de cursos personalizados, o software deve apresentar testes, vídeos de aulas e ferramentas que permitam a colaboração e integração dos alunos. As instituições pretendem investir 30 milhões de dólares no projeto, que não tem fins lucrativos. Eventualmente, outras universidades poderiam oferecer cursos usando suas marcas na EdX.
Drew Faust, reitora de Harvard, afirmou, durante coletiva de lançamento, que a intenção não é apenas tornar o conhecimento mais acessível, mas também saber mais sobre como os alunos aprendem e, assim, poder ensiná-los de forma mais eficaz. "Dois dos meus compromissos mais importantes como reitora são aumentar o acesso à educação e fortalecer ensino e aprendizagem", disse a reitora, segundo comunicado oficial de Harvard. "O EdX nos permitirá avançar em ambos, de forma como nunca imaginamos."
O software deve mostrar, por exemplo, quanto tempo os alunos gastam fazendo um exercício ou assistindo a um curto vídeo. Dessa forma, os professores saberiam quais as lições que requerem mais dedicação e um tempo de aprendizagem maior. Com milhares de alunos matriculados, um curso no EdX deve fornecer dados preciosos e estatisticamente significativos sobre educação.
"A educação on-line não é inimiga da educação presencial. Pelo contrário, é uma profunda e libertadora aliada", afirmou Alan Garber, provost de Harvard (cargo ligado à reitoria). "Nosso objetivo é educar 1 bilhão de pessoas", completou Anant Argawal, diretor do laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Tecnologia na Formação Inicial dos Professores




Márcia Coutinho, é orientadora do programa Mídias na Educação e possui experiência importante no campo da formação de professores para o uso de tecnologias.

No vídeo acima, produzido pela Vivo/Fundação Telefônica, ela dá um depoimento em que destaca a questão da postura dos professores, na mudança das práticas pedagógicas com o uso das tecnologias.


Fonte: http://midiaseducacao.blogspot.com.br/2012/05/tecnologia-na-formacao-inicial-dos.html

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O papel do professor: guiar o aprendizado


por Caio Barretto Briso, Kleyson Barbosa, Luís Guilherme Barrucho e Sofia Krause
A facilidade com que os alunos interagem com a tecnologia também impôs uma mudança de comportamento em sala de aula. Hoje, já não é exclusividade dos mais jovens manter blogs, atualizar perfis em redes sociais ou bater papo com amigos na internet. A geração digital passou a exigir que o professor fizesse o mesmo - e ele está mudando pouco a pouco. Os motivos são claros. Em um mundo onde todos recorrem à rapidez do computador, nenhuma criança aguenta mais ouvir horas de explicações enfadonhas transcritas em uma lousa monocromática. "A tecnologia faz parte do cotidiano de todos os jovens. Os alunos esperam que o professor se utilize disso em sala de aula. Seu papel mudou completamente, mas continua essencial. Ele guia o processo de aprendizagem, sendo o elo entre o aluno e a comunidade científica", afirma Linda Harasim, professora da Universidade Simon Fraser, em Vancouver, no Canadá. Confira o perfil do novo professor.
O problema é, justamente, adaptar a tecnologia ao conteúdo pedagógico. É consenso entre os especialistas que não basta apenas investir em laboratórios, salas multimídia e projetores de luz. Muitas escolas, mesmo aquelas que gastam rios de dinheiro em equipamentos de última geração, deixam de lado o treinamento dos professores. Sem mudança na metodologia, as novas ferramentas são subtilizadas. "Passamos praticamente uma década do novo milênio e nosso modelo educacional ainda reflete a prática dos séculos XIX e XX. A internet ainda é usada, geralmente, como tampa-buraco ou enfeite nas salas de aula tradicionais", acrescenta Harasim.
O professor de informática Jean Marconi, de Brasília, acompanhou de perto a dificuldade imposta pelos novos recursos tecnológicos. Quando o colégio onde trabalha investiu pela primeira vez em equipamentos digitais, a direção não se preocupou em desenvolver um novo método de ensino nem capacitar os professores. Marconi aproveitou a formação em tecnologia da educação e propôs à escola treinar seus colegas. Hoje, segundo ele, todos já têm contato com as novidades e criam projetos para suas próprias disciplinas. "O colégio tinha a proposta, mas andava a passos lentos. Fui, então, de professor em professor despertando a curiosidade. Consegui que houvesse uma integração entre o conhecimento do educador e a tecnologia. Mas há alguns que ainda têm medo de mexer com essas ferramentas".

Para a pedagoga Sílvia Fichmann, coordenadora do Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem (LINCA) na Escola do Futuro da USP, um dos motivos pelos quais os professores ainda resistem em utilizar a tecnologia é o receio de perder o posto de detentor único de conhecimento. "A internet rompeu com uma série de paradigmas. O professor, hoje, tem de se conscientizar de que não sabe tudo e precisa ser muito mais parceiro do aluno na busca pelo saber", afirma. Sílvia diz que não é fácil lidar com as novas ferramentas, mas cabe ao educador coordenar e orientar as tarefas. "O problema é que existem três tipos de professor: os que preferem o método tradicional, aqueles que não sabem utilizar a tecnologia e, finalmente, os que se adaptaram ao novo contexto. Eles convivem em uma mesma sala de aula, o que impede a adoção completa da tecnologia", completa.
Lousa interativa - As novas ferramentas nunca preocuparam a professora de Ensino Fundamental Éride Rosseti (na foto ao lado), de São Paulo. Com 32 anos de magistério, a educadora assistiu a passagem do quadro-negro para o magnético e maneja, agora, sem problemas a lousa interativa, que permite salvar as tarefas feitas pelos alunos, além de exibir imagens, músicas e vídeos. Incentivada pelo colégio, ela participa de cursos de capacitação e é usuária da comunidade virtual da escola, na qual posta comentários sobre as aulas e exercícios de fixação. "Com a tecnologia, posso interagir com os alunos em tempo real. É uma forma de eles não se sentirem sozinhos quando estão fazendo a lição em casa. As crianças adoram e o professor tem de cumprir o papel social de abraças as novas tecnologias", diz.
Criar um blog foi a alternativa encontrada pela professora de ciências carioca Andrea Barreto para incentivar o hábito da leitura entre seus alunos da rede pública. Sem recursos, ela criou um espaço virtual, no qual os jovens podem tirar dúvidas e participar das discussões feitas em sala de aula. "Percebi a necessidade de ensinar dentro desse novo contexto depois que vi o desinteresse dos alunos. Mesmo os alunos mais carentes acessam a internet das lan houses e isso aumentou o rendimento", observa.
Mas a educação high-tech também oferece riscos, sobretudo devido à variedade de informação presente na web. Com a experiência de quem mantém um blog, tem conta no Orkut e usa diariamente o MSN, o professor de química Paulo Marcelo Pontes, de Recife, diz que não há como evitar que um aluno deixe de acessar bate-papo ou qualquer outra ferramenta disponível na rede. "Competir com isso traz mais desestímulo do que satisfação. O professor tem de produzir materiais e conteúdos que façam os estudantes participarem ou se interessarem pelo que está sendo divulgado", conclui.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Modelos de Power point

De uma olhada no "Máscaras de PowerPoint". É um serviço gratuito onde é oferecida uma coleção gratuita de modelos de design do PowerPoint e imagens em powerpoint prontas para usar. Nessa coleção são incluídos mais de mil modelos ppt, temas, fundos powerpoint, modelos 3D, animações do PowerPoint para o PowerPoint e PowerPoint PPT que você pode baixargratuitamente. Navegue nesse catálogo de temas, baixe modelos de PowerPoint em um zip., Descompacte-o e desfrute. (amostra Powerpoint ou MS powerpoint modelos também conhecidos como modelos do Microsoft PowerPoint ou powerpoint livrepowerpoint fundo e gráficos).Todos os modelos na seção Educação apresentados neste site são projetados para professores que diariamente precisam deles para criar apresentações de PowerPoint para sala de aula.Os modelos menores da categoria Educação são modelos de PowerPoint que podem ser usados para tese ou para fins de graduação, bem como, por exemplo, para fazer o checkout da graduação de design do PowerPoint, usar em um site ou como recurso para os educadores na busca de modelos livres ou com modelos animados para a educação.  Modelos Power point para professores podem ter um fundo de cor branca para o Power Point com uma ilustração de um jovem estudante sobre os livros de leituraO modelo é bom para os professores que procuram modelos de professores livres do PowerPoint ou fundos para Professores. O modelo é gratuito e você pode usar este modelo na sala de aula ou para outros fins.   
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Fonte: http://www.free-power-point-templates.com/