Fonte: http://www.blogmidia8.com/2012/04/faca-download-do-e-book-para-entender.html#ixzz1rryAwdTu
quinta-feira, 12 de abril de 2012
E-book "Para entender as mídias sociais" vol. 2
Fonte: http://www.blogmidia8.com/2012/04/faca-download-do-e-book-para-entender.html#ixzz1rryAwdTu
Dropbox–Novidades
O serviço de sincronização da web dropbox apresentou recentemente algumas alterações. A grande novidade é que o sistema permite agora o drag-and-drop. Esta técnica é muito interessante essencialmente quando se acede ao serviço num pc em que não temos instalado a aplicação desktop. O processo é simples, basta entrar na conta dropbox e arrastar o documento para a pasta pretendida. Não necessita de nenhuma instalação nem de nenhum add-on ao browser. O sistema funciona praticamente em todos os browsers excepto… no Internet Explorer!
Outra novidade, é que o serviço que oferece até 2GB de armazenamento grátis e que oferecia 250MB por cada contacto trazido para o dropbox, até um máximo de 8GB, agora oferece 500MB por cada convite trazido e o espaço gratuito pode ir até aos 16GB.
segunda-feira, 9 de abril de 2012
A Geração Y e a metáfora do Sapo
por Sidnei Oliveira
Os Baby Boomers foram condicionados pela observância de certos valores (respeito, lealdade, honestidade…) e a crença de que, para ser feliz, o essencial era ter respeito. A Geração X, ansiosa para ter sucesso, começou a procurar padrões e conformidade com os princípios de como ser um bom líder, ser o melhor, ter um bom desempenho. E sobre a Geração Y? Quero mostrar através desta pequena parábola:
A corrida de sapos
Era uma vez uma competição que tinha sido organizada por sapos. O objetivo era alcançar o topo de uma torre. Muitos fãs se reuniram para ver a corrida e apoiar os participantes. E a corrida começou…
Mas ninguém realmente acreditava. As pessoas diziam: “Pena!!! Vocês não vão conseguir”. Alguns começaram a desistir, outros a cair. Mas havia um que persistia e continuava a subir.
A multidão continuava gritando: “Pena!!! Vocês não vão conseguir”. E os sapinhos estavam desistindo um por um, menos aquele sapinho que continuava tranquilo, embora arfante.
No final, só restava um, que com um enorme esforço, chegou ao topo da torre.
Ao final da competição, todos desistiram, menos ele. A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha acontecido. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido, descobriram que ele era SURDO!
A Geração Y parece surda às orientações emitidas pelas gerações anteriores, porque para ela:
- O cumprimento de um modelo é arriscado, pois o modelo não pode levar tudo em conta e é válido apenas para quando ele foi projetado;
- O significado é mais importante do que a regra ou a meta;
- A autoridade não necessariamente sempre tem razão;
- O que era bom antes, pode não ser hoje;
- É necessário reavaliar certos princípios;
- Não se deve ter medo de pensar fora do contexto;
- O mais importante é a liberdade de pensar por si mesmo;
- É válido saber administrar as diferenças, sem desvalorizar os veteranos (X e Baby Boomers).
Essa Geração trouxe novos conceitos na elaboração e divulgação de todos os tipos de conteúdo, seja informações, imagens ou mídias audiovisuais. As novas ideias devem ser ouvidas e apoiadas, já que são a chave para maximizar ideias atuais.
Bruno de Souza
Entendo que muitas das características apontadas no texto são realmente da Geração Y, que como toda juventude, busca quebrar paradigmas e conquistar seu espaço no mundo, desafiando os modelos existentes e as práticas passadas.
Por outro lado, considero que a Geração Y quer escutar as gerações anteriores e busca encontrar um ou mais canais para que isso ocorra de uma forma suave e não dolorosa para todos. E é aí que o conceito da Surdez pode surgir, não como um problema físico que impede a percepção do som, mas sim como um problema sério de alinhamento entre emissor e receptor. Parece básico, mas não é.
Aprender qual o melhor formato e o melhor canal para uma comunicação fluente entre gerações é a chave para liberar o potencial das pessoas e ter sinergia no atingimento de objetivos comuns. Seja qual for sua geração, é preciso estar aberto a essa questão para poder transformar potencial em resultado, assim, sapos de todas as idades poderão chegar juntos ao topo da torre!
Paulo Amorim
Em muitos aspectos, ser jovem significa ser surdo para as tradições e conceitos estabelecidos, mas acredito que a Geração Y muitas vezes também fica cega com a própria altivez e arrogância, considerando tudo que existe atualmente como ultrapassado e pertencente a um modelo antiquado.
Não se pode esquecer que boa parte das atitudes e comportamentos dos jovens de hoje se devem às conquistas e modelos desenvolvidos nos últimos anos, justamente pelos que hoje são considerados os veteranos. Se hoje os jovens pensam mais no significado, não temem pensar fora do contexto e têm liberdade de pensar por si mesmos, foi porque receberam um cenário muito mais favorável dos jovens surdos de outras gerações. O que a Geração Y deve agora é fazer por merecer!
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2012/04/09/a-geracao-y-e-a-metafora-do-sapo/
Livro “Educar com Redu” foi lançado na Livraria Cultura
Essa semana, na Livraria Cultura, no Bairro do Recife, foi lançado o livro “Educar com Redu”. Para quem ainda não conhece o trabalho realizado pelo Porto Digital, o Redu é uma empresa startup. As organizações startup, geralmente, possuem caráter inovador e estão em fase de desenvolvimento.
No caso, o Redu é uma rede social em funcionamento na internet e totalmente ligada ao setor da educação e aos assuntos que giram em torno da educação. Ao contrário de outras redes sociais famosas, o espaço direcionado para o ensino tenta fortalecer os laços entre os usuários através, unicamente, da difusão de objetos acadêmicos, visando a transmissão de informações úteis para estudantes e professores.
“Certamente, projetos assim vão virar tendência no meio da internet. Com o tempo, será comum nos depararmos com plataformas que tenham premissa similar à nossa”, diz Anderson Duarte, diretor executivo da organização. O lançamento da obra “Educar com Redu” contou com a presença de gestores, empresários do ramo tecnológico e interessados pelo mundo digital.
No mais, o Redu é a prova de que, até para educar, é preciso aprender.
Confira as entrevistas:
sábado, 7 de abril de 2012
terça-feira, 3 de abril de 2012
O uso do computador e da internet nas escolas - livro

Pesquisas nacionais e internacionais indicam que a simples existência de computadores nas escolas não se traduz em melhoria de desempenho escolar, embora o acesso a computadores e à internet seja muito valorizado pela sociedade e tenha alto impacto político (Unesco, 2008b; Unesco, 2008c).
Obviamente, dotar as escolas de computadores, melhorar o acesso à internet e capacitar professores e alunos para o uso da informática são ações importantes para promover a inclusão digital e democratizar o acesso a informações indispensáveis para entender o mundo que nos cerca. Resta saber como o uso dos computadores poderá de fato fazer diferença na aprendizagem (Castro, 2010).
Este trabalho apresentou o resultado de uma pesquisa quantitativa sobre uso das TICs nas escolas das capitais brasileiras. A análise dos dados deste trabalho permitiu apontar acertos e problemas comuns no uso de computadores e da internet. Seguem as principais conclusões desta análise:
• a maioria das escolas têm recursos materiais para fazer algum tipo de uso pedagógico do computador;
• quanto maior o tamanho da escola e os recursos e infraestrutura disponíveis, mais proficiente é a utilização do computador e da internet no processo de aprendizagem;
• a presença do Poie influi positivamente na utilização da tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem;
• a tecnologia deve ser integrada ao PPP da escola, no seu monitoramento e avaliação e ao planejamento de atividades do professor;
• apesar dos dados levantados sobre recursos e infraestrutura serem favoráveis, infraestrutura, formação de professores e problemas com acesso à internet são apontados como os principais problemas para o uso pedagógico do computador;
• a formação oferecida não é percebida como suficiente e adequada, pois falta preparo para o uso da tecnologia centrado em ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares;
• o número de professores que usam a tecnologia com seus alunos é ainda pequeno e este uso se dá eminentemente no laboratório de informática;
• na maioria das escolas, as atividades que utilizam tecnologia e são realizadas com os alunos têm pouca complexidade ou usam de recursos simples. [...]" (LOPES et al., 2010, 327-328)
O texto acima faz parte do estudo O uso dos computadores e da internet em escolas públicas de capitais brasileiras, que teve como objetivo mapear o uso do computador e da Internet em escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio das principais capitais brasileiras, bem como investigar as modalidades de uso educacional dos computadores e da internet.
Esse texto está disponível, no formato de capítulo de livro, na coletânea Estudos e Pesquisas Educacionais, no volume 1 da mesma. Este, assim como o volume 2, foi publicado pela Fundação Victor Civita, em 2010, e está disponível on-line. O relatório mais amplo dessa pesquisa sobre o uso do computador e da internet nas escolas também está na rede.
Essa investigação propõe um olhar quantitativo para o tema em análise, nesse sentido, em complementaridade, é válido conhecer também o estudo Internet nas escolas públicas: políticas além da política, de Bernardo Sorj e Mauricio Lissovsky, divulgado o ano passado.
Fonte: http://midiaseducacao.blogspot.com.br/2012/04/o-uso-do-computador-e-da-internet-nas.html
domingo, 1 de abril de 2012
Mais de 60 livros, manuais e cartilhas sobre cultura digital, mídias e educação disponíveis on-line
- Media and Information Literacy Curriculum for Teachers - Alton Grizzle, Carolyn Wilson (ed.). Paris, UNESCO, 2011.
- M-learning en España, Portugal y América Latina - Mar Camacho e Tíscar Lara (coord.), SCOPEO, 2011.
- Internet nas escolas públicas: políticas além da política - Bernardo Sorj e Mauricio Lissovsky. Rio de Janeiro, Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2011.
- Los estudiantes y la ciencia: encuesta a jóvenes iberoamericanos - Carmelo Polino. (org.). Buenos Aires, OEI, 2011.
- Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e práticas - Daniela Melaré Barros et al. (org.). Lisboa, 2011.
- Rede e Comunidades: ensino-aprendizagem pela internet - Jaciara de Sá Carvalho. São Paulo, Instituto Paulo Freire, 2011.
- Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões - Helena Amaral da Fontoura, Marco Silva (org.). Rio de Janeiro, Anped, 2011.
- Estudos de Cinema e Audiovisual Socine - Vol. 1 - Laura Cánepa et al. (org.). São Paulo, Socine, 2011.
- Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos - Manuel Pinto (coord.). Universidade do Minho, 2011.
- Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital (Col. Ensinar e Aprender no Mundo Digital, 1) - Anna Helena Altenfelder et al. São Paulo, Cenpec, 2011.
- Arte e Cultura: o audiovisual (Col. Ensinar e Aprender no Mundo Digital, 2) - Marcia Coutinho R. Jimenez. São Paulo, Cenpec, 2011.
- Sujeitos, Espaços e Meio Ambiente: redes virtuais (Col. Ensinar e Aprender no Mundo Digital, 3) - Claudemir Viana. São Paulo, Cenpec, 2011.
- Para Entender as Mídias Sociais - Ana Brambilla (org.), 2011.
- Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010 - Alexandre F. Barbosa (coord.). São Paulo, Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2011.
- Internet e redes sociais. Tudo o que vem à rede é peixe? - Sara Pereira, Luís Pereira, Manuel Pinto. EDUMEDIA, 2011.
- Cidadania e Redes Digitais - Sergio Amadeu da Silveira (org.). São Paulo/Maracá, Comitê Gestor da Internet no Brasil/Educação e Tecnologias, 2010.
- Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários - Carla Beatris Valentini, Eliana Maria do Sacramento Soares (org.). Caxias do Sul (RS), Educs, 2a ed., 2010.
- E o rádio? Novos horizontes midiáticos - Luiz Artur Ferraretto e Luciano Klöckner (org.). Porto Alegre, Ed. PUCRS, 2010.
- A força sem força do melhor argumento: ensaio sobre "novas epistemologias virtuais" - Pedro Demo. Brasília, IBICT, 2010.
- Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios - Glaucio José Couri Machado (org.). Aracaju, Virtus, 2010.
- A cibercultura em transformação - Eugênio Trivinho, Angela Pintor dos Reis e equipe do CENCIB/PUC-SP (org.). São Paulo, ABCiber/Instituto Itaú Cultural, 2010.
- Inclusão digital: novas perspectivas para a informática educativa - Adriano Canabarro Teixeira. Ijuí, Ed. Unijuí, 2010.
- Televisão digital: informação e conhecimento - Maria Cristina Gobbi, Maria Teresa Miceli Kerbauy (org.). São Paulo, Cultura Acadêmica, 2010.
- Censo ead.br - Associação Brasileira de Educação a Distância. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2010.
- Tecnologias na escola - Carlos Seabra. Porto Alegre, Telos Empreendimentos Culturais, 2010.
- Guia para o uso responsável da internet 3.0 (crianças) - GVT/CDI, 2010.
- Guia para o uso responsável da internet 3.0 (professores) - GVT/CDI, 2010.
- Guia para o uso responsável da internet 3.0 (pais) - GVT/CDI, 2010.
- Videojogos: saltar para outro nível - Sara Pereira, Luís Pereira, Manuel Pinto. EDUMEDIA, 2010.
- Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR) - Amaralima Miranda de Sousa et al. (org.). Brasília, UNB, 2009.
- Concepción y tendencias de la educación a distancia en América Latina - Lorenzo García Aretio (coord.). OEI, 2009.
- Para entender a internet: noções, práticas e desafios da comunicação em rede - Juliano Spyer (org.). São Paulo: Não Zero, 2009.
- A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa - Eugênio Trivinho, Edilson Cazeloto (org.). São Paulo, ABCiber/Instituto Itaú Cultural, 2009.
- Mapping Media Education Policies in the World - Divina Frau-Meigs, Jordi Torrens (ed.). United Nations Alliance of Civilizations/UNESCO/European Commission/Grupo Comunicar, 2009.
- Cultura digital.br - Rodrigo Savazoni, Sergio Cohn (org). Rio de Janeiro, Beco do Azougue, 2009.
- Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação - Adriana Amaral et al. (org.). São Paulo, Momento Editorial, 2009.
- História da mídia sonora: experiências, memórias e afetos de norte a sul do Brasil - Luciano Klöckner, Nair Prata (org.). Porto Alegre, EDIPUCRS, 2009.
- Moodle: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso - Lynn Alves et al. (org.). Salvador, EDUNEB, 2009.
- Rede de Cidadania Nas Ondas do Rádio - Criar Brasil. Rio de Janeiro, 2009.
- Direitos Humanos na Mídia Comunitária: a cidadania vivida no nosso dia a dia - Ana Luisa Zaniboni Gomes (org.). Brasília/São Paulo, Unesco/Oboré, 2009.
- Manual Básico de Vídeo - Mídia Jovem. Aracaju, Secretaria de Estado da Comunicação Social de Sergipe, 2009.
- Manual Básico de Rádio - Mídia Jovem. Aracaju, Secretaria de Estado da Comunicação Social de Sergipe, 2009.
- Como TVer - Sara Pereira, Luís Pereira, Manuel Pinto. EDUMEDIA, 2009.
- Orientação Didático-Pedagógica em cursos a distância - Adriana Barroso de Azevedo e Luciano Sathler (org.). São Bernardo do Campo, Ed. Metodista , 2008.
- Além das redes de colaboração - Sérgio Amadeu da Silveira e Nelson Pretto (org.). Salvador, EdUFBA, 2008.
- Educomunicar: Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Rede CEP, São Paulo, 2008.
- Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância - Fábio Sanchez (coord.). São Paulo, Instituto Monitor, 4. ed., 2008.
- Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico - Carmem Lúcia Prata e Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento (org.). Brasília, MEC/SEED, 2007.
- Media education: a kit for teachers, students, parents and professional - Divina Frau-Meig (ed.). Paris, UNESCO, 2006.
- Jornalismo cidadão: você faz a notícia (Col. Conquiste a rede) - Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, 2006.
- Blog (Col. Conquiste a rede) - Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, 2006.
- Flogs & Vlogs (Col. Conquiste a rede) - Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, 2006.
- Podcast (Col. Conquiste a rede) - Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, 2006- Cartilha de Segurança para Internet. Versão 3.1 - Comitê Gestor da Internet no Brasil, São Paulo, CGI, 2006.
- Manual Audacity - Estudio Livre, 2006.
- Mídia e Escola: perspectivas para políticas públicas - Fernando Rossetti. São Paulo, Ed. Jogo de Amarelinha, 2005.
- Integração das Tecnologias na Educação - Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Manuel Moran (org.). Brasília, SEED/MEC, 2005.
- Educação a Distância no contexto brasileiro: algumas experiências da UFBA - Bohumila Araújo e Katia Siqueira de Freitas (org.) Salvador, ISP/UFBA, 2005.
Cultura livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade - Lawrence Lessig. São Paulo, Trama, 2005.
- Apostila NVU - Cobra Tecnologia, 2005.
- Tutoria no EAD: um manual para tutores - Jennifer O’Rourke. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Planejamento de sistemas de educação a distância: um manual para decisores - Richard Freeman. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Guia prático para o desenvolvimento de projetos de EAD - Bruce Thompson. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Curso de formação e desenvolvimento profissional em educação a distância: livro de leituras I. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Curso de formação e desenvolvimento profissional em educação a distância: livro de leituras II. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Conceber materiais de ensino aberto e a distância. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Apoio ao aluno no ensino a distância. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- A criança e a mídia: imagem, educação, participação - Ulla Carlsson; Cecilia von Feilitzen (org.). São Paulo/Brasília, Cortez Editora/UNESCO Brasil, 2002.
Fonte: http://midiaseducacao.blogspot.com.br/2012/03/mais-de-60-livros-sobre-cultura-digital.html
- M-learning en España, Portugal y América Latina - Mar Camacho e Tíscar Lara (coord.), SCOPEO, 2011.
- Internet nas escolas públicas: políticas além da política - Bernardo Sorj e Mauricio Lissovsky. Rio de Janeiro, Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2011.
- Los estudiantes y la ciencia: encuesta a jóvenes iberoamericanos - Carmelo Polino. (org.). Buenos Aires, OEI, 2011.
- Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e práticas - Daniela Melaré Barros et al. (org.). Lisboa, 2011.
- Rede e Comunidades: ensino-aprendizagem pela internet - Jaciara de Sá Carvalho. São Paulo, Instituto Paulo Freire, 2011.
- Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões - Helena Amaral da Fontoura, Marco Silva (org.). Rio de Janeiro, Anped, 2011.
- Estudos de Cinema e Audiovisual Socine - Vol. 1 - Laura Cánepa et al. (org.). São Paulo, Socine, 2011.
- Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos - Manuel Pinto (coord.). Universidade do Minho, 2011.
- Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital (Col. Ensinar e Aprender no Mundo Digital, 1) - Anna Helena Altenfelder et al. São Paulo, Cenpec, 2011.
- Arte e Cultura: o audiovisual (Col. Ensinar e Aprender no Mundo Digital, 2) - Marcia Coutinho R. Jimenez. São Paulo, Cenpec, 2011.
- Sujeitos, Espaços e Meio Ambiente: redes virtuais (Col. Ensinar e Aprender no Mundo Digital, 3) - Claudemir Viana. São Paulo, Cenpec, 2011.
- Para Entender as Mídias Sociais - Ana Brambilla (org.), 2011.
- Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010 - Alexandre F. Barbosa (coord.). São Paulo, Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2011.
- Internet e redes sociais. Tudo o que vem à rede é peixe? - Sara Pereira, Luís Pereira, Manuel Pinto. EDUMEDIA, 2011.
- Cidadania e Redes Digitais - Sergio Amadeu da Silveira (org.). São Paulo/Maracá, Comitê Gestor da Internet no Brasil/Educação e Tecnologias, 2010.
- Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários - Carla Beatris Valentini, Eliana Maria do Sacramento Soares (org.). Caxias do Sul (RS), Educs, 2a ed., 2010.
- E o rádio? Novos horizontes midiáticos - Luiz Artur Ferraretto e Luciano Klöckner (org.). Porto Alegre, Ed. PUCRS, 2010.
- A força sem força do melhor argumento: ensaio sobre "novas epistemologias virtuais" - Pedro Demo. Brasília, IBICT, 2010.
- Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios - Glaucio José Couri Machado (org.). Aracaju, Virtus, 2010.
- A cibercultura em transformação - Eugênio Trivinho, Angela Pintor dos Reis e equipe do CENCIB/PUC-SP (org.). São Paulo, ABCiber/Instituto Itaú Cultural, 2010.
- Inclusão digital: novas perspectivas para a informática educativa - Adriano Canabarro Teixeira. Ijuí, Ed. Unijuí, 2010.
- Televisão digital: informação e conhecimento - Maria Cristina Gobbi, Maria Teresa Miceli Kerbauy (org.). São Paulo, Cultura Acadêmica, 2010.
- Censo ead.br - Associação Brasileira de Educação a Distância. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2010.
- Tecnologias na escola - Carlos Seabra. Porto Alegre, Telos Empreendimentos Culturais, 2010.
- Guia para o uso responsável da internet 3.0 (crianças) - GVT/CDI, 2010.
- Guia para o uso responsável da internet 3.0 (professores) - GVT/CDI, 2010.
- Guia para o uso responsável da internet 3.0 (pais) - GVT/CDI, 2010.
- Videojogos: saltar para outro nível - Sara Pereira, Luís Pereira, Manuel Pinto. EDUMEDIA, 2010.
- Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR) - Amaralima Miranda de Sousa et al. (org.). Brasília, UNB, 2009.
- Concepción y tendencias de la educación a distancia en América Latina - Lorenzo García Aretio (coord.). OEI, 2009.
- Para entender a internet: noções, práticas e desafios da comunicação em rede - Juliano Spyer (org.). São Paulo: Não Zero, 2009.
- A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa - Eugênio Trivinho, Edilson Cazeloto (org.). São Paulo, ABCiber/Instituto Itaú Cultural, 2009.
- Mapping Media Education Policies in the World - Divina Frau-Meigs, Jordi Torrens (ed.). United Nations Alliance of Civilizations/UNESCO/European Commission/Grupo Comunicar, 2009.
- Cultura digital.br - Rodrigo Savazoni, Sergio Cohn (org). Rio de Janeiro, Beco do Azougue, 2009.
- Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação - Adriana Amaral et al. (org.). São Paulo, Momento Editorial, 2009.
- História da mídia sonora: experiências, memórias e afetos de norte a sul do Brasil - Luciano Klöckner, Nair Prata (org.). Porto Alegre, EDIPUCRS, 2009.
- Moodle: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso - Lynn Alves et al. (org.). Salvador, EDUNEB, 2009.
- Rede de Cidadania Nas Ondas do Rádio - Criar Brasil. Rio de Janeiro, 2009.
- Direitos Humanos na Mídia Comunitária: a cidadania vivida no nosso dia a dia - Ana Luisa Zaniboni Gomes (org.). Brasília/São Paulo, Unesco/Oboré, 2009.
- Manual Básico de Vídeo - Mídia Jovem. Aracaju, Secretaria de Estado da Comunicação Social de Sergipe, 2009.
- Manual Básico de Rádio - Mídia Jovem. Aracaju, Secretaria de Estado da Comunicação Social de Sergipe, 2009.
- Como TVer - Sara Pereira, Luís Pereira, Manuel Pinto. EDUMEDIA, 2009.
- Orientação Didático-Pedagógica em cursos a distância - Adriana Barroso de Azevedo e Luciano Sathler (org.). São Bernardo do Campo, Ed. Metodista , 2008.
- Além das redes de colaboração - Sérgio Amadeu da Silveira e Nelson Pretto (org.). Salvador, EdUFBA, 2008.
- Educomunicar: Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Rede CEP, São Paulo, 2008.
- Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância - Fábio Sanchez (coord.). São Paulo, Instituto Monitor, 4. ed., 2008.
- Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico - Carmem Lúcia Prata e Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento (org.). Brasília, MEC/SEED, 2007.
- Media education: a kit for teachers, students, parents and professional - Divina Frau-Meig (ed.). Paris, UNESCO, 2006.
- Jornalismo cidadão: você faz a notícia (Col. Conquiste a rede) - Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, 2006.
- Blog (Col. Conquiste a rede) - Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, 2006.
- Flogs & Vlogs (Col. Conquiste a rede) - Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, 2006.
- Podcast (Col. Conquiste a rede) - Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, 2006- Cartilha de Segurança para Internet. Versão 3.1 - Comitê Gestor da Internet no Brasil, São Paulo, CGI, 2006.
- Manual Audacity - Estudio Livre, 2006.
- Mídia e Escola: perspectivas para políticas públicas - Fernando Rossetti. São Paulo, Ed. Jogo de Amarelinha, 2005.
- Integração das Tecnologias na Educação - Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Manuel Moran (org.). Brasília, SEED/MEC, 2005.
- Educação a Distância no contexto brasileiro: algumas experiências da UFBA - Bohumila Araújo e Katia Siqueira de Freitas (org.) Salvador, ISP/UFBA, 2005.
Cultura livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade - Lawrence Lessig. São Paulo, Trama, 2005.
- Apostila NVU - Cobra Tecnologia, 2005.
- Tutoria no EAD: um manual para tutores - Jennifer O’Rourke. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Planejamento de sistemas de educação a distância: um manual para decisores - Richard Freeman. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Guia prático para o desenvolvimento de projetos de EAD - Bruce Thompson. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Curso de formação e desenvolvimento profissional em educação a distância: livro de leituras I. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Curso de formação e desenvolvimento profissional em educação a distância: livro de leituras II. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Conceber materiais de ensino aberto e a distância. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- Apoio ao aluno no ensino a distância. Instituto Nacional de Educação à Distância/The Commonwealth of Learning, 2003.
- A criança e a mídia: imagem, educação, participação - Ulla Carlsson; Cecilia von Feilitzen (org.). São Paulo/Brasília, Cortez Editora/UNESCO Brasil, 2002.
Fonte: http://midiaseducacao.blogspot.com.br/2012/03/mais-de-60-livros-sobre-cultura-digital.html
Assinar:
Postagens (Atom)