segunda-feira, 25 de abril de 2011
Para Entender as Mídias Sociais - livro
Para entender as mídias sociais é necessário, antes de tudo, ter em mente que se trata de um conhecimento multifacetado e interdisciplinar. Daí a tentativa de buscar profissionais de diferentes áreas para lançarem olhares distintos sobre um universo que tanto nos fascina.
Movidos pela efervescência de ideias que nascem e se aprimoram dia após dia pelas infovias lançamos, agora, o ebook coletivo "Para Entender as Mídias Sociais".
Embora o título aponte para um "beabá" - a fácil compreensão norteou o trabalho dos autores -, este livro está longe de esgotar a amplitude do debate e dos conceitos que permeiam as redes de relacionamento. Na busca constante - e talvez eterna - de avançar nesses entendimentos, é preciso que você continue o debate, crie novas perspectivas. Só assim este livro terá cumprido a sua meta.
Depois de dois meses, uma troca intensa de e-mails, conversas animadas e muita ansiedade, aí está ebook "Para Entender as Mídias Sociais".
O arquivo está em PDF e tem 1,2 Mb. Você pode escolher qualquer dos serviços abaixo. O livro é gratuito.
Baixar pelo Issuu, pelo 4shared, pelo Scribd, pelo Slideshare.
Saiba quem são os autores envolvidos no projeto:
A maioria deles foi abordada no final de fevereiro e topou, com uma dedicação cada vez mais rara, o desafio de escrever sobre temas tão complexos em poucos parágrafos. São profissionais de comunicação, tecnologia, educadores, pesquisadores acadêmicos, gente com um expertise imenso em mídias sociais.
Não houve uma "seleção", mas um mapeamento sobre quem é referência em cada assunto que compõe o livro. Um critério, porém, se fez necessário: os autores de "Para Entender as Mídias Sociais" não poderiam ter participado do livro "Para Entender a Internet", organizado e publicado em 2009 pelo Juliano Spyer (cujo modelo deu origem ao trabalho de agora). A razão deste critério foi uma só: tornar a discussão sobre cultura de rede ainda mais heterogênea.
E para o bem da pluralidade de olhares que atravessa as mídias sociais, também compõem este livro autores que tive a alegria de conhecer durante o projeto, seja por indicação de colaboradores, seja por eles mesmos terem se prontificado a escrever sobre temas importantes e ainda não contemplados no escopo inicial.
Ainda assim, este ebook não se pretende completo. E para falar bem a verdade, já guardo na manga uma lista de temas e autores que não consegui reunir neste volume - alguns, inclusive, que bateram à porta agora, mas não houve tempo hábil.
Com vocês, os autores de "Para Entender as Mídias Sociais":
PREFÁCIO E APRESENTAÇÕES
Juliano Spyer
Edney Souza
Raquel Recuero
NÚCLEO BASES
Walter Lima
Rafael Sbarai
Alexandre Inagaki
Rogerio Fratin
Carril Fernando
Rafael Kenski
Caroline Andreis
NÚCLEO MERCADO
Gil Giardelli
Guilherme Valadares
Eric Messa
Ian Black
Thiane Loureiro
Ricardo Almeida
Carolina Terra
Nanni Rios
NÚCLEO REDAÇÃO
Pollyana Ferrari
Ana Brambilla
Luciana Carvalho
Rodrigo Martins
Nívia Carvalho
Barbara Nickel
Filipe Speck
NÚCLEO PERSONA
Ivan Guevara
Gisele Ramos
Willian Araújo
Katia Abreu
Jorge Rocha
Susan Liesenberg
NÚCLEO SOCIAL
Marcelo Soares
Ivone Rocha
Rony Vainzof
Fernando Barreto
Bianca Santana e Carolina Rossini
Rafael Gomes
João Carlos Caribé
Quer ser um autor de "Para Entender as Mídias Sociais"?
Se você faz pesquisa ou trabalha com em algum assunto que esteja ligado às redes de relacionamento, colabore com o próximo ebook "Para Entender as Mídias Sociais".
Mande sua proposta de artigo para anabrambilla@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário