segunda-feira, 3 de agosto de 2015

EDpuzzle - Cative o seu público com vídeos personalizados

Uma ferramenta 100% gratuita para professores e alunos poderem trabalhar conteúdos educativos de uma forma original.
EDpuzzle muito resumidamente, permite ao professor transformar um vídeo numa vídeo-aula. Corte a parte que lhe interessa do vídeo, comente-a com a sua própria voz e questione os seus alunos através de quizzes embutidas no vídeo.
Se costuma utilizar vídeos na sua sala de aula o EDpuzzle é a ferramenta que deve utilizar para criar conteúdos ainda mais apelativos e interactivos. Utilize qualquer vídeo disponível online e adapte o seu conteúdo as necessidades dos seus alunos.
O EDpuzzle permite ainda criar turmas onde pode associar um número ilimitado de vídeo-aulas criadas pelo professor mas também de vídeos desenvolvidos pelos alunos, de referir que apenas os conteúdos produzidos pelos professores ficarão públicos e passíveis de serem utilizados/editados por outros professores.
Outra dos atributos desta ferramenta é a possibilidade de embeber as vídeo-aulas criadas noutras plataformas online (moodle, Edmondo, Blogs…
Para se registarem no EDpuzzle os alunos não necessitam de uma conta de mail, precisam apenas de introduzir apenas o nome, login e password, se bem que também é possível que os alunos se registem através de uma conta de mail ou do Edmondo.
No caso dos professores a criação de uma conta no EDpuzzle é também muito simples e rápida basta recorrer a uma conta Google ou a uma conta do Edmondo para o efeito.
Depois de criada a conta, o processo de produção de conteúdos divide-se em apenas 4 passos

1º Passo
Procurar um vídeo que deseja preparar para uma aula, escreva na caixa de pesquisa o tema que deseja procurar ou no caso de já ter um vídeo em mente, basta colar o vídeo na caixa de pesquisa.
2º Passo
Transformar o vídeo numa vídeo-aula, recortando, comentando e  colocando questões (Quizzes)
  
3º Passo
Associar a vídeo-aula a uma turma  Para esse efeito devemos criar uma Turma e associar-lhe as vídeo-aulas que pretender-mos.
4º Passo

Avaliar o progresso dos seus alunos.
  
Como os leitores já devem ter percebido o EDpuzzle é muito mais do que uma ferramenta para recortar vídeos e adicionar os nossos comentários/questões. 
Na realidade, é na forma como podemos partilhar os vídeos editados que nos apercebemos de todo o potencial educativo desta ferramenta, uma vez que esta permite registar as repostas e o desempenho dos nossos alunos.
Na turma está disponível um código que deve ser partilhado com os alunos, para que estes se possam inscrever. Desta forma o professor, terá a possibilidade de ver e avaliar o progresso dos seus alunos na realização das tarefas propostas.
Sempre que uma tarefa é editada por pelo menos um aluno é disponibilizado dentro da turma, no lado direito da tarefa um botão que lhe permite aceder à zona de avaliação onde pode consultar a informação genérica da turma e proceder à avaliação da tarefa.
Depois de avaliadas as tarefas é sempre possível exportar a grelha de avaliação para o seu computador.
Por fim não queremos deixar de referir a possibilidade de integrar essa aplicação com outra ferramenta de grande potencial, já analisada por nós, o Edmodo.
Fonte: http://ferramentaseducativas.com/index.php/multimedia/video/111-edpuzzle-cative-o-seu-publico-com-videos-personalizados

Nenhum comentário: