Os professores precisam de perceber em que situações Ela pode auxiliar professores e alunos e o que pode ajudar a fazer que não se faria sem a tecnologia. Nesse sentido, é importante que haja momentos de partilha e reflexão para que os professores tenham oportunidade de reconhecer as potencialidades pedagógicas das TIC e assim poder incorporá-las na sua prática.
Este seminário quer apresentar e discutir resultados de investigação neste âmbito; divulgar práticas inovadoras com diversas tecnologias; partilhar posicionamentos; promover diálogos entre investigadores, professores e outros profissionais, com interesse por esta temática.
Programa
O I Seminário Internacional sobre a investigação e inovação com TIC: Recursos para a Educação, debruçar-se-à sobre as seguintes linhas temáticas:
AVANÇOS NA INVESTIGAÇÃO COM AS TIC NA EDUCAÇÃO
⇒ A formação em QIM para a inovação educativa – Natália Lopes (UTAD)
⇒ Lazos para la inclusión: buenas prácticas con TIC en aulas específicas – Tania Cid (U.VIGO)
⇒ Análise da integración do plan TIC no ensino obrigatorio – Manuela Raposo(U.VIGO)
⇒ A formação de professores para a integração das TIC no ensino da Matemática e áreas afins: um estudo de caso nas instituições de ensino superior de feira de SANTANA – Gilvanice Pedreira-(Faculdade AnÍsio Teixeira-Bahia-Brasil)
⇒ Uma proposta de intervenção para o ensino da Estatística no Ensino Básico e Secundário utilizando o Google Docs – Lisete do Couto (Escola Secundária de Paredes)
⇒ Proposta de formação em TIC para a melhoria da prática pedagógica – Anabela Gomes (UTAD)
⇒ Reforzar competencias comunicativas en Lingua Estranxeira con Facebooknun contexto de aula invertida – Carlos Valcárcel (VIGO)
⇒ Estudo comparativo entre no uso das TIC Educação Musical no 2º ciclo do ensino básico, os distritos de Vila Real e Bragança – Nuno Machado (UTAD)
⇒ Contributos para as TIC em Educação: Resultados de Investigação na UTAD –Elvira Rodrigues (UTAD)
⇒ Software educativo con TEA: un estudio de caso múltiple – Cristina Rolán(U.VIGO)
EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM TIC
⇒ Intervención con tablet para la comunicación con un sujeto con TEA – Sara Pérez (U.VIGO)
⇒ Ferramentas digitais e práticas pedagógicas no m-learning – Miguel Barroso(UTAD)
⇒ Edilim como ferramenta de intervención educativa para alumnado con TDAH– Cintia Fernández (U.VIGO)
⇒ O ensino do design gráfico com recurso ao facebook – Narle Silva (FUCAPI – Manaus-Brasil)
⇒ Ensinar Matemática a partir da literatura para a infância: exemplo da integração das TIC – Cátia Botelho (UTAD)
⇒ Inegrar as TIC na Educação: estudo de caso – Rubia Fonseca (UTAD)
⇒ A integração das TIC e da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1.º CEB –Dulcídia Cruz (Agrupamento de Escolas Diogo Cão )
⇒ A integração da série Pocoyo na Educação Pré – Escolar – Sónia Santos (UTAD)
⇒ Experiência de utilização da Plataforma da Escola Virtual no estágio do 2.º CEB(Ensino da matemática e da língua portuguesa) – Mário Machado (UTAD)
⇒ Para uma educação inclusiva: o apoio das tecnologias assistivas para alunos comNEE– Áureo Vandré (IFRS – Rio Grande do Sul – Brasil)
RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO
⇒ Integrando recursos dixitais na celebración de días escolares – Esther Martínez(U.VIGO)
⇒ A gestão do “trabalho de casa” no ensino do Português no 2.º CEB – Manuel Cabral (UTAD)
⇒ Enseñar con TIC en Educación Infantil – Beatriz Páramo (U.VIGO)
⇒ As TIC no século XXI: hábitos e comportamentos – Pedro Simões (UTAD)
⇒ Experiência de utilização da programação com o Scratch no contexto do 3º CEB – Bruno Ferreira e Nuno Pereira (UM)
⇒ Olhar sobre o ensino e o professor de inglês – Anabela Guedes (IPV-ESTGL)
⇒ Una experiencia de formento de valores sostenibles mediante el empleo de presentaciones digitales y hojas de cálculo – Santiago Pato (U.VIGO)
⇒ O uso do cinema educativo na escola no concelho de Vila Real – Cátia Crespo(UTAD)
⇒ O Scratch na Educaçao Especial – Carla Gaspar (U.VIGO)
⇒ O Cinema como meio e recurso didático no Ensino da Bioética – Carlos Almeida(UTAD)
⇒ Recurso a imagens de satélite para o ensino multidisciplinar: condições estéticas e potencialidades pedagógicas – Marianina Impagliazzo – (U. Cândido Mendes – Rio de Janeiro – Brasil )
download do programa (+)
Fonte e maiores informações: https://sinttic.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário