Afinal, uma ferramenta que se apresenta como uma novidade que tem por objetivo tornar mais simples o compartilhamento e fazer com que a conexão entre as pessoas na web seja mais parecida com a da vida real merece a atenção, a observação e a análise dos educadores. Vivemos a cultura do compartilhamento e as facilidades são sempre bem-vindas. Falo aqui hoje sobre as funcionalidades círculos e hangouts.
Círculos: compartilhar coisas diferentes com pessoas diferentes
O sistema +Circles possibilita ao professor criar diferentescírculos de amizade e dar acesso a informações sobre sua vida apenas às pessoas que desejar.
Essa funcionalidade - bastante simples de usar - era muito almejada: minimiza o receio que os professores têm de "misturar" sua vida pessoal com a profissional. Organiza as relações!
Ao agrupar as pessoas por critérios de interesses e conveniências, os círculos garantem mais privacidade que as demais redes sociais - FaceBook e Orkut, por exemplo - e possibilitam um melhor gerenciamento dos assuntos e dos amigos.
Por outro lado, a funcionalidade permite ao professor criar círculos não apenas de pessoas, mas de temas, projetos, disciplinas, turmas.
Isso significa que o professor consegue organizar e acompanhar com mais facilidade as atividades educativas propostas nessa rede.
Hangouts: encontros na rede
Este é um recurso interessante para videochats/ videoconferências.Ideal para realizar reuniões de grupos, discussões entre classes em pequenos grupos etc..
Gratuito, tem funcionamento mais eficiente que o das ferramentas open source existentes.
A vantagem em relação ao videochat do FaceBook é que no Google+ a comunicação não é apenas de um para um: permite até 10 pessoas em cada sessão, o que abre um leque grande de possibilidades de uso pelos professores com seus alunos.
Fonte: http://lousadigital.blogspot.com.br/2011/08/passada-ja-tradicional-euforia-com-o.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário