quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Aprendizagem e o nativo digital

Na maioria das vezes entendemos o conhecimento como algo que vem de fora para dentro, como se fôssemos passivos nesse ato. Segundo Becker (2001), professores de todos os níveis quando perguntados sobre o que é conhecimento acabam por se confundir e são levados a ter essa visão empírica. Outros podem ter a visão contrária, o apriorismo, onde se acredita que o conhecimento está baseado na bagagem que a pessoa traz consigo.

É difícil romper com os limites dessas duas crenças e se apropriar do conhecimento. “Ao apropriar-se de sua prática, ele constrói – ou reconstrói – a estrutura do seu pensar, ampliando sua capacidade, simultaneamente, em compreensão e extensão” (BECKER,2001). Isso só se faz possível a partir do momento em que o professor consegue sair do senso comum e pensar criticamente. Quando isso é colocado em prática, fica mais fácil ser um mediador de aprendizagem e não um ditador de conteúdos. Instigando os alunos à pesquisa, à descoberta e também ao compartilhamento.




A escola hoje conta com vários recursos tecnológicos, mas ainda usa o quadro de giz – muito desinteressante e cansativo para os alunos, já que essa é uma geração digital, onde a criança mal balbucia as primeiras palavras, porém seus dedinhos já percorrem com facilidade a tecnologia touch screen. E mesmo com toda essa invasão tecnológica dentro da escola, são poucos os professores que conseguem dominar essas mídias – computadores e internet. A linguagem audiovisual desperta muito a atenção dessa nova geração e consegue bons resultados quando utilizada em sala de aula, é só observar o que mais prende a atenção de nossos alunos – televisão, gamescelulares,tablets – são equipamentos onde o texto escrito vem sempre acompanhado de uma enxurrada de imagens, estáticas às vezes, mas em sua maioria com muito movimento e som. De acordo com Veen e Vrakking (2009),

O que as crianças fazem e o que pensam é o resultado da interação com o que está a seu redor, o mundo externo. E desde muito cedo - já que o mundo lhes chega por meio da televisão, do telefone e da internet - a influência é importante. Mais importante ainda porque o mundo está mudando rapidamente por meio dos efeitos revolucionários das novas tecnologias. (VEEN e VRAKKING, 2009, p.28)

Avanços podem ser notados quando o educador adota nova postura frente ao seu modo de ensinar, estabelecendo metas, incentivando os alunos a pesquisar e questionar, buscar formas criativas para desenvolver o conteúdo. Essas atitudes quando praticadas levará a formação de alunos críticos e capazes de aceitar desafios cada vez maiores, pois passam a acreditar no seu potencial.


Fonte: https://sites.google.com/site/ousopedagogicodocelular/fundamentacao-teorica/aprendizagem-e-o-nativo-digital

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