quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula

Um painel para todas as disciplinas mostra quando - e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar

Por: Amanda Polato

Recursos didáticos.Como usar a tecnologia na sala de aula.










TICs, tecnologias da informação e comunicação. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas. Qual destes sentimentos mais combina com o seu: expectativa pela chegada de novos recursos? Empolgação com as possibilidades que se abrem? Temor de que eles tomem seu lugar? Desconfiança quanto ao potencial prometido? Ou, quem sabe, uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos?

Se você se identificou com mais de uma alternativa, não se preocupe. Por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa. NOVA ESCOLA quer ajudar a pôr ordem na bagunça buscando respostas a duas questões cruciais. A primeira delas: quando usar a tecnologia em sala de aula? A segunda: como utilizar esses novos recursos?

Dá para responder à pergunta inicial estabelecendo, de cara, um critério: só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. "Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.

Da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino - essa união caracteriza as ilustrações desta reportagem. Mas é preciso avaliar se as oportunidades são significativas. Isso acontece, por exemplo, quando as TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual. "A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje", afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Em outros casos, porém, ela é dispensável. Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.

As dúvidas sobre o melhor jeito de usar as tecnologias são respondidas nas próximas páginas. Existem recomendações gerais para utilizar os recursos em sala (veja os quadros com dicas ao longo da reportagem). Mas os resultados são melhores quando é considerada a didática específica de cada área. Com o auxílio de 17 especialistas, construímos um painel com todas as disciplinas do Ensino Fundamental. Juntos, teoria, cinco casos reais e oito planos de aula (três na revista e cinco no site) ajudam a mostrar quando - e como - computadores, internet, celulares e companhia são fundamentais para aprender mais e melhor.
Nove dicas para usar bem a tecnologia

O INÍCIO  Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO  No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL  Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO  Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO  Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO  A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE
  Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA  Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA  Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml

Lipovetsky na ECA



Como parte das comemorações dos 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da USP, Gilles Lipovetsky vem à ECA apresentar a palestra: "La société hypermoderne".

Dia 17 de agosto de agosto, às 14h30.
Local: Teatro Laboratório ECA-USP 
Obs.: haverá tradução simultânea e transmissão on-line pelo www.iptv.usp.br

OS INGRESSOS SERÃO DISTRIBUÍDOS COM 1 HORA DE ANTECEDÊNCIA (1 por pessoa)

Fonte: http://blog.midiaseducacao.com/2012/08/lipovetsky-na-eca.html

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Converter Pdf´s para Word

pdf_to_word


Hoje trago uma aplicação que permite converter ficheiros em formato pdf para o word. O PDF to Word, permite selecionar o vosso documento em formato pdf e depois receber no vosso mail o documento convertido no formato do word. Dá muito jeito!
Aproveito também para explicar o que é um ficheiro pdf. Pdf, é a extensão de portable document file, esta extensão foi criada de forma a ser portável, ou seja, para permitir que um determinado documento possa ser lido em diferentes plataformas, leia-se, sistemas operativos(windows, mac os, linux, …).

Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2011/09/converter-pdfs-para-word.html

sábado, 4 de agosto de 2012

Para Entender a Internet - livro

Muitas pessoas ainda sentem que a tal revolução trazida pela Web é uma festa para a qual eles não foram convidados. Muitos professores de escolas públicas e privadas, empreendedores, executivos, comunicadores, administradores públicos e uma boa parte da sociedade civil não entendem o motivo de tanta euforia em relação à internet. Esse livro pretende ser um convite para que elas entrem e participem da festa.

Para Entender a Internet

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/13458481/Para-Entender-a-Internet

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Biografia colaborativa: Vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes


Um projeto de Cinema & Vídeo por Giulliana Bianconi



Vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes: um projeto de registro histórico, em creative commons, por Instituto EducaDigital.
Léa Fagundes, fundadora do primeiro Laboratório de Estudos Cognitivos do Brasil (LEC), na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e uma das precursoras do uso das tecnologias na educação, é dessas mulheres que sempre estiveram à frente do seu tempo. Com sete filhos, quinze netos e uma trajetória profissional marcada por muito empreendedorismo e foco no desenvolvimento humano, ela carrega, desde os anos 1960, a convicção de que as tecnologias digitais podem auxiliar na aprendizagem das crianças e jovens, independentemente de nível econômico-social. 
Mas Léa Fagundes pouco escreveu sobre o seu trabalho, reconhecido no Brasil, no exterior e premiado por organizações como Unesco e OEI (Organizações de Estados Iberoamericanos para a Educação). O vídeo-entrevista com a educadora é uma forma de resgatar, registrar e compartilhar a experiência acumulada desde os tempos em que aplicava a linguagem Logo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Logo) na educação até os dias de hoje, com a atual coordenação do projeto UCA (Um Computador por Aluno) na região Sul e no Amazonas e com a atuação no LEC. Há muito a ser compartilhado! 
Nesse intervalo de tempo, a história da educadora que trabalhou com Jean Piaget (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget) Seymour Papert (http://pt.wikipedia.org/wiki/Seymour_Papert) se funde à do uso das tecnologias digitais nas salas de aula do Brasil e na América Latina. Ela acompanhou e foi protagonista de momentos importantes, como a criação do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e a chegada dos laptops à rede pública de educação brasileira. 
QUEM SOMOS E O QUE ESTAMOS PRODUZINDO
O vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes, em formato aberto e registrado em licença livre, faz parte de um projeto maior que está em busca de parceiros financiadores: Biografia Colaborativa da Léa Fagundes (http://www.educadigital.org.br/biodaleafagundes/). O projeto é uma iniciativa do Instituto EducaDigital (http://educadigital.org.br/site/), uma organização da sociedade civil que tem como missão contribuir com a criação e o desenvolvimento de novas oportunidades estimulem a formação de cidadãos críticos e criativos, capazes de compartilhar informação, conhecimento e cultura em uma sociedade em constante transformação. 
A arrecadação feita no Catarse cobrirá exclusivamente gastos para realizar a vídeo-entrevista: equipes de produção, edição e direção, além de locações, logística e deslocamentos a Porto Alegre da equipe envolvida. A ideia, neste vídeo, é trazer Léa e alguns convidados que têm participação relevante na trajetória da educadora para uma extensa sessão de entrevista histórica. Nosso parceiro na produção desse video será a produtora Filmes para Bailar.
SAIBA MAIS
EQUIPE EDUCADIGITAL
Ana Luiza Feres (analuferes), Bianca Santana (biancasantana), Debora Sebriam (deborasebriam), Giulliana Bianconi (giubianconi), Juliana Borim (julianaborim) e Priscila Gonsales (prigon)
AGRADECIMENTOS
Ana Claudia Figueroa, Carolina Rossini, Diuali Jost, Bruno Sperb, Cesar Piccinini, Decio Tatizana, Everton Rodrigues, Fernando Fagundes Milagre, José Armando Valente, Juliano Bittencourt, Sergio Amadeu da Silveira e Sergio Franco.

Fonte: http://catarse.me/pt/projects/842#about

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

No caminho certo?

Este vídeo tem mais de quatro anos, mas continua atual e pelos vistos vai continuar atual durante mais um bom par de anos!!!!




Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2012/08/no-caminho-certo.html

REVISTA NOVA ESCOLA - ESPECIAL TECNOLOGIA

"O Guia de Tecnologia na Educação traz as dicas de 20 especialistas no assunto, mostra 40 ferramentas gratuitas e muito úteis para todas as disciplinas e ainda conta as histórias de quem já usa a tecnologia dentro e fora da sala de aula com sucesso. Nas bancas, nos tablets e em edição digital a partir de 30 de julho de 2012!


View more presentations or Upload your own.

Fonte: http://minhacaixamagica.blogspot.com.br/2012/07/revista-nova-escola-especial-tecnologia.html