quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Biografia colaborativa: Vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes


Um projeto de Cinema & Vídeo por Giulliana Bianconi



Vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes: um projeto de registro histórico, em creative commons, por Instituto EducaDigital.
Léa Fagundes, fundadora do primeiro Laboratório de Estudos Cognitivos do Brasil (LEC), na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e uma das precursoras do uso das tecnologias na educação, é dessas mulheres que sempre estiveram à frente do seu tempo. Com sete filhos, quinze netos e uma trajetória profissional marcada por muito empreendedorismo e foco no desenvolvimento humano, ela carrega, desde os anos 1960, a convicção de que as tecnologias digitais podem auxiliar na aprendizagem das crianças e jovens, independentemente de nível econômico-social. 
Mas Léa Fagundes pouco escreveu sobre o seu trabalho, reconhecido no Brasil, no exterior e premiado por organizações como Unesco e OEI (Organizações de Estados Iberoamericanos para a Educação). O vídeo-entrevista com a educadora é uma forma de resgatar, registrar e compartilhar a experiência acumulada desde os tempos em que aplicava a linguagem Logo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Logo) na educação até os dias de hoje, com a atual coordenação do projeto UCA (Um Computador por Aluno) na região Sul e no Amazonas e com a atuação no LEC. Há muito a ser compartilhado! 
Nesse intervalo de tempo, a história da educadora que trabalhou com Jean Piaget (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget) Seymour Papert (http://pt.wikipedia.org/wiki/Seymour_Papert) se funde à do uso das tecnologias digitais nas salas de aula do Brasil e na América Latina. Ela acompanhou e foi protagonista de momentos importantes, como a criação do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e a chegada dos laptops à rede pública de educação brasileira. 
QUEM SOMOS E O QUE ESTAMOS PRODUZINDO
O vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes, em formato aberto e registrado em licença livre, faz parte de um projeto maior que está em busca de parceiros financiadores: Biografia Colaborativa da Léa Fagundes (http://www.educadigital.org.br/biodaleafagundes/). O projeto é uma iniciativa do Instituto EducaDigital (http://educadigital.org.br/site/), uma organização da sociedade civil que tem como missão contribuir com a criação e o desenvolvimento de novas oportunidades estimulem a formação de cidadãos críticos e criativos, capazes de compartilhar informação, conhecimento e cultura em uma sociedade em constante transformação. 
A arrecadação feita no Catarse cobrirá exclusivamente gastos para realizar a vídeo-entrevista: equipes de produção, edição e direção, além de locações, logística e deslocamentos a Porto Alegre da equipe envolvida. A ideia, neste vídeo, é trazer Léa e alguns convidados que têm participação relevante na trajetória da educadora para uma extensa sessão de entrevista histórica. Nosso parceiro na produção desse video será a produtora Filmes para Bailar.
SAIBA MAIS
EQUIPE EDUCADIGITAL
Ana Luiza Feres (analuferes), Bianca Santana (biancasantana), Debora Sebriam (deborasebriam), Giulliana Bianconi (giubianconi), Juliana Borim (julianaborim) e Priscila Gonsales (prigon)
AGRADECIMENTOS
Ana Claudia Figueroa, Carolina Rossini, Diuali Jost, Bruno Sperb, Cesar Piccinini, Decio Tatizana, Everton Rodrigues, Fernando Fagundes Milagre, José Armando Valente, Juliano Bittencourt, Sergio Amadeu da Silveira e Sergio Franco.

Fonte: http://catarse.me/pt/projects/842#about

Nenhum comentário: