segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Navegar na internet pode aumentar produtividade dos profissionais, diz pesquisa

Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/navegar_na_internet_pode_aumentar_produtividade_dos_profissionais_diz_pesquisa



Relatório aponta que, ao contrário do que se imagina, fazer uma pausa para entrar na web pode deixar os profissionais até mais criativos.

Navegar na internet, durante o expediente de trabalho, pode aumentar a produtividade dos profissionais, ao contrário do que muitas empresas pensam. A conclusão faz parte de uma pesquisa realizada pela Universidade Nacional de Singapura e a qual detectou que entrar na web pode ser uma pausa importante para que as pessoas renovem as energias e até se tornem mais criativas.

Durante a apresentação do estudo, no evento Academy of Management, realizado na última semana, em San Antonio (Estados Unidos), os autores da pesquisa, Don J. Q. Chen e Vivien K. G. Lim, alertaram que as empresas erram quando realizam um excessivo controle e monitoramento do que seus funcionários fazem na internet. “Os gestores precisam reconhecer que as políticas voltadas a proibir todas as formas de uso pessoal da Web são ineficientes”, apontaram no relatório. “Em vez disso, deveriam permitir que os profissionais entrassem na internet, já que isso pode ter um impacto saudável na produtividade”, acrescentam.

Ainda de acordo com os pesquisadores, acessar a internet pode ser menos prejudicial à produtividade do que fazer pausas para ligações telefônicas não profissionais ou enviar mensagens curtas de texto para os amigos. A única situação em que a navegação na internet pode ter um efeito negativo é quando as pessoas acessam seus e-mails pessoais durante o expediente.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores utilizaram duas pesquisas, realizadas com estudantes universitários e profissionais.

Nenhum comentário: