terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mesmo sem possuir computador, 93% dos brasileiros têm acesso à internet


A Intel acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa, realizada pela Ipsos Brasil, sobre a penetração de computadores e internet nos lares brasileiros. O estudo mostrou que 58% das casas nas regiões metropolitanas do Brasil possuem computadores, com uma presença ainda muito forte dos desktops.

Segundo a pesquisa, 56% das moradias possuem pelo menos um desktop, e 15% possuem pelo menos um notebook. A penetração de notebooks é mais expressiva no Distrito Federal, onde o dispositivo está presente em 25% dos lares.

O brasileiro também começa a seguir a tendência mundial de individualização do PC: hoje, 19% dos lares têm mais de um computador. Em pelo menos 9% das casas, o desktop e o notebook coexistem: o primeiro como o "computador da família", compartilhado, e o segundo como o computador pessoal de um dos moradores.

O estudo ainda descobriu que apenas 12% dos desktops nos lares são considerados de uso individual e, no caso dos notebooks, esse percentual sobe para 46%. Em todo o Brasil, o notebook está fortemente concentrado na classe A (47% dos lares) e B (23% dos lares). Já nas classes C e D, o desktop marca presença de modo mais expressivo: 56% dos lares possuem pelo menos um computador e, na classe D, 22% das moradias possuem um desktop.

Um total de 58% dos usuários de notebook também têm pelo menos um desktop e, entre as pessoas que possuem um netbook, 36% também têm um notebook no lar. Mesmo nas classes C e D, a presença de mais de um computador em casa alcança os percentuais de 7% e 4%, respectivamente. Em média, o brasileiro considera que apenas um computador não é suficiente para o lar. Em todas as regiões e classes sociais, a opinião média é de que o número ideal de computadores dentro do lar é acima de um.

A pesquisa ainda mostra que a internet já é um hábito amplamente disseminado nas regiões metropolitanas pesquisadas, mesmo nos lares que não possuem computador. Entre as pessoas que não possuem máquinas, 93% acessam a internet regularmente. Já 63% dos proprietários de computadores declararam acessar a internet diariamente, enquanto apenas 23% dos que não possuem computador o fazem. O acesso à internet faz parte do dia a dia de 99% da classe A, 97% da classe B, 96% da C e 88% da D.

As entrevistas foram realizada em 16 regiões metropolitanas de destaque no país - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Votorantim, Curitiba, Porto Alegre, Balneário Camboriú, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Salvador, Recife, Petrolina, Sobral e Belém -, cidades que agregam o equivalente a 35% da população brasileira e cerca de 50% do PIB nacional. Participaram 2500 usuários de computadores das classes sociais ABCD com idades entre 16 e 65 anos.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/mesmo_sem_possuir_computador_93_dos_brasileiros_tem_acesso_a_internet

Nenhum comentário: