segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

VI Encontro Internacional EducaRede

Com o tema “Atitude 2.0: Aprender é compartilhar”, Fundação Telefônica realiza o VI Encontro Internacional EducaRede 2011.

Mais de 1.500 educadores circularam pelo evento, realizado em Madri, na Espanha, entre os dias 20 e 22 de outubro.

Depois de contar com a participação de mais de 10 mil pessoas na parte virtual, outros dois mil educadores com “Atitude 2.0” estiveram presentes na parte presencial do VI Encontro Internacional EducaRede 2011, organizado pela Fundação Telefônica e realizado em Madri.

Com o lema “Atitude 2.0: aprender é compartilhar”, o Encontro obedeceu quatro linhas temáticas: conhecer (com experts), experimentar (por meio de oficinas), compartilhar (quando mais de 100 educadores dividiram suas experiências em sala de aula) e debater (com o intercâmbio de conhecimento).

A palestra de abertura ficou a cargo do renomado chef de cozinha Ferrán Adriá, considerado um paradigma de inovação. Ele levou para o mundo da educação a capacidade de fazer combinações e misturas, uma vez que “o professor combina ingredientes, buscando a perfeição educativa”.

Outras apresentações que se destacaram foram a de Bill Drayton, fundador da ONG Ashoka, sobre o poder da empatia; da educadora Judi Harris, criadora da metodologia de avaliação TPACK, afirmando que para implementar um projeto de uso das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), o educador necessita de conhecimentos tecnológico, pedagógico e disciplinar; do pesquisador George Siemens, “pai” do conectivismo; e Sugata Mitra, especialista na autoaprendizagem infantil usando as TIC, que apresentou o impactante vídeo “Um buraco no muro”.

A Fundação Telefônica no Brasil teve presença relevante no evento, por meio da participação de Mila Gonçalves, gerente da área de educação, cutura e juventude, que falou de pesquisa realizada em parceria com o IDIE-OEI: “Inovação Educativa: critérios e tendências”.

Além disso, levamos mais dois convidados que compartilharam suas experiências aos participantes: Rafael Parente, subsecretário de projetos estratégicos da Secretaria de Educação do município do Rio de Janeiro, falando sobre a experiência do Educopedia, rede social de educadores, e Luciano Meira, sobre “Videogames e Aprendizagem – Gincana virtual mobiliza conhecimentos curriculares”.

Paralelamente, foi realizada a cerimônia de entrega do XII Premio Internacional EducaRede, na qual a Fundação Telefônica reconheu 65 trabalhos realizados por professores e alunos que promovem o uso das TIC no ambiente escolar.

Mais de 4 mil trabalhos foram realizados por quase 3 mil professores e 10 mil alunos de 29 países. O Brasil teve quatro experiências premiadas.

“Insiders” divulgam evento nas redes sociais e impactam mais de 20 milhões de pessoas.

Uma das ações inovadoras realizadas para este evento (e liderada pela Fundação Telefônica do Brasil) foi o ‘Projeto Insiders”: 10 países onde a Fundação Telefônica atua identificaram líderes digitais – pessoas com influência no meio educativo e presença relevante nas mídias sociais – que durante três meses receberam e divulgaram informações sobre o Encontro para a suas redes de contato, como o Twitter ou blogs.

Esses líderes foram convidados à Madri onde atuaram como correspondentes da Fundação, produzindo conteúdos e participando das atividades.

Ao total, os insiders publicaram mais de 4 mil posts em Twitter com a hashtag oficial do evento: #FT_EIE11, além de 70 Posts en Blog, impactando a mais de 20 milhões de pessoas!

Para quem não pode ir e quer ver tudo o que aconteceu por lá, recomendamos acessar a plataforma exclusiva do evento, onde há, entre outras coisas, uma mediateca com vídeos dos debates e palestras apresentadas.

Nossa dica, é a palestra sobre “Inovação Educativa: critérios e tendências”, apresentada por Mila Gonçalves, clique no link abaixo para assistir:

http://mediateca.fundacion.telefonica.com/visor.asp?tx-hfteie2011-v1-s7-p18s

Outros videos: http://encuentro2011.educared.org/page/mediateca-del-encuentro-presencial

Fonte: http://encuentro2011.educared.org/

Nenhum comentário: