segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Lançamentos IFA 2011


A Sony dividiu o tablet ao meio:

Entre os grandes fabricantes de produtos digitais, a Sony é um dos últimos a entrar no mercado de tablets. Na IFA, ela apresenta seus dois modelos recém-anunciados, chamados Sony Tablet S e P, ambos baseados no sistema Android, do Google. O Sony Tablet S tem desenho convencional, com tela de 9,4 polegadas. Já o modelo P (na foto) é bastante mais incomum. Sua tela de cristal líquido é dividida em duas (cada uma com 5,5 polegadas), de modo que o aparelho pode ser dobrado. Quando fechado, ele forma um retângulo de 18 por 8 centímetros, com 2,6 centímetros de espessura. Com um peso de 372 gramas, dá até para levá-lo no bolso de algumas roupas. O modelo S deve começar a ser vendido na Europa em setembro e, o P, em novembro.


Samsung renova seu Galaxy Tab compacto

A Samsung parece querer oferecer o máximo possível de opções de tamanhos de tela em sua linha de tablets e smartphones. O Galaxy Tab 7.7, exibido na IFA 2011, deve substituir o modelo inicial dessa linha de produtos, com tela de 7 polegadas. Ele traz tela ligeiramente maior e com resolução mais alta, e roda a versão mais recente do sistema Android, conhecida como Honeycomb. Também tem processador mais potente, é mais fino (7,9 milímetros) e muito leve (335 gramas). Com esse modelo, a série Galaxy Tab passa a ter opções de 7,7, 8,9 e 10,1 polegadas, além do Galaxy Note, de 5,3 polegadas. A Samsung também apresentou uma versão do modelo dfe 8,9 polegadas com conexão celular de quarta geração (LTE). A empresa não divulgou quanto vai custar o Galaxy Tab 7.7 e nem quanto ele estará à venda.


Galaxy Note, o smartphone gigante

A Samsung parece achar que a distância entre um smartphone e um tablet era grande demais e precisava ser preenchida com alguma coisa. Em Berlim, a empresa apresenta seu Galaxy Note, que pode ser visto como um celular enorme ou como um tablet em miniatura. Com tela de 5,3 polegadas, seu tamanho lembra o de um bloco de notas, como sugere o nome. O aparelho roda o sistema Android. Logo, não faltam aplicativos para ele. Um detalhe curioso é que o Galaxy Note vem com uma canetinha que permite desenhar e escrever sobre a tela sensível ao toque. É um método de entrada de dados que anda fora de moda depois que a Apple mostrou que smartphones e tablets podem ser controlados apenas com os dedos. Talvez agrade às pessoas que ainda preferem fazer suas anotações num bloco de papel. A empresa não disse quando o aparelho estará à venda e nem quanto vai custar.


Toshiba apresenta o tablet mais fino

Com 7,7mm de espessura, o AT200 é mais fino que os rivais iPad 2 e Samsung Galaxy Tab 10.1. A Toshiba está querendo melhorar sua sorte no mercado de tablets com o novo AT200, que usa sistema Android Honeycomb e possui apenas 7,7mm de espessura. A companhia também está na onda dos Ultrabooks da Intel com o Portégé Z830, conforme anúncio feito na feira de tecnologia IFA 2011, em Berlim, na Alemanha. O tablet tem uma tela de 10,1 polegadas com resolução de 1280x800 pixels e um processador dual-core de 1.2GHz. Além disso, o aparelho da Toshiba pesa 558g. O AT200 também oferece uma boa dose de conectividade, incluindo portas HDMI e micro-USB. O produto se conecta à Internet via Wi-Fi e possui um slot para cartões microSD, segundo a Toshiba.


A solução do 3D para quem usa óculos de grau

Pensando nos usuários que precisam estar sempre com óculos, a LG desenvolveu um clip-on com lentes compatíveis com televisores 3D da empresa. O LG AG-F220 é um par de óculos clip-on, ou seja, ele é acoplado sobre as lentes comuns para dar o efeito 3D sem que haja necessidade de um equipamento inteiro.
O equipamento usa tecnologia de lentes para 3D passivo e não é compatível com a maioria dos televisores do mercado. Quem tem uma TV com 3D passivo da LG, no entanto, pode considerar a aquisição de um desses. Não se esqueça de conferir se o modelo é compatível com a sua televisão antes da compra.
Além de funcionar como visualizador para conteúdo 3D, os óculos ainda possuem proteção UV e podem ser usados como óculos escuros (acoplados aos óculos de grau).
O LG AG-F220, apresentado pela LG na IFA 2011, já está disponível em diversas lojas virtuais por aproximadamente US$ 20 (no exterior), e ainda não há previsão de chegada no Brasil.


Painel da Sony adiciona efeitos 3D a notebooks

Acessório substitui óculos especiais e já deve sair ano que vem para o S Series.
A Sony exibiu na IFA 2011 uma tela para a renovação da linha de notebooks Vaio S, capazes de ler Blu-ray.
Segundo o Tech-On, o painel é um acessório LCD de 15,5 polegadas e 3 milímetros de espessura, capaz de ser encaixado na frente do monitor do notebook. Para exibir o 3D sem os óculos, o produto usa uma lente lenticular, que cria o efeito a partir de camadas de emissão da imagem, reproduzida a partir de vários ângulos diferentes.
Para ajustar a imagem, o painel utiliza um software conectado com a webcam do computador, capaz de detectar a posição do rosto do espectador e adequar os efeitos em 3D. Para isso, o usuário precisa estar a uma distância de 30 cm a 1 metro da tela, além de posicionar-se em um ângulo de 60° a 120° com relação ao display.
A Europa deve receber a tela especial em outubro deste ano, mesmo período em que os notebooks da S Series chegam ao mercado. O preço previsto para o acessório isolado é de US$ 183 dólares.


PocketBook traz linha completa de leitores de livros digitais

O carro chefe da empresa é o A10, uma mistura de e-reader com tablet.
Os alemães da PocketBook apresentaram a linha completa de leitores de livros digitais na IFA 2011. O aparelho principal deles é o A10, um e-reader de 10 polegadas colorido, touchscreen e que possui 670 gramas, um tanto quanto pesado. Esse dispositivo possui sistema operacional Android, o que permite o acesso ao Market para download de qualquer aplicativo.
Os modelos possuem 256 MB de memória RAM, flash ROM de 2 GB, sistema Linux, processador de 533 MHz, microUSB, suporte para MP3, painel traseiro de metal e frontal de plástico, conexão Wi-Fi e Bluetooth. Os aparelhos têm suporte para: PDF, EPUB, DOCX, FB2, TXT, DJVU, RTF, HTML, PRC, CHM, DOC, TCR, JPEG, BMP, PNG e TIFF.
O que varia de um modelo para outro são:
•Pro 602: tela de 6” E Ink (800x600), peso de 250 gramas, sem touchscreen, bateria com duração para leitura de 14.000 páginas;
•Pro 603: tela de 6” E Ink (800x600), peso de 280 gramas, touchscreen com caneta stylus, bateria com duração para leitura de 14.000 páginas, 3G;
Pro 902: tela de 9.7” E Ink (800x600), peso de 530 gramas, sem touchscreen, bateria com duração para leitura de 7.000 páginas;
•Pro 903: tela de 9.7” E Ink (800x600), peso de 581 gramas, touchscreen com caneta stylus, bateria com duração para leitura de 7.000 páginas, 3G;
•360 Plus: tela de 5” E Ink (800x600), peso de 180 gramas, 128 MB de memória, sem touchscree, bateria com duração para leitura de 8.000 páginas, inteiro de plástico, somente conexão Wi-Fi.


Acer for Education quer ser o futuro das escolas

A ideia é que cada aluno tenha aulas direto em um netbook, mas a professora fica de olho em tudo.
As salas de aula podem se tornar cada vez mais digitais e interativas com ajuda do Acer for Education. Ele é um sistema ligado em rede, no qual os alunos estudam em netbooks com configurações modestas (processador Atom N550 de 1.5 GHz e 1 GB de memória RAM DDR3).
Mas o intuito não é oferecer computadores potentes para os alunos jogarem durante a aula, mas sim um sistema que auxilie na pesquisa de conteúdo e nos estudos cada vez mais personalizados e interativos, formando um laboratório de informática para todas as disciplinas.
Junto aos computadores, existe um quadro branco de 196 cm em que o conteúdo da aula é apresentado com auxílio de um projetor. Mas se engana quem pensa que pode ser mais esperto do que a professora: para os mestres, existe um notebook com visão geral de tudo o que os alunos estão fazendo e visualizando, no mesmo estilo das lan houses. O professor poderá a qualquer momento bloquear o netbook do aluno, deixando a tela preta e inacessível - e, quem sabe, mandar o estudante desobediente para detenção.


Fontes: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/7-produtos-eletronicos-inovadores-exibidos-na-ifa-2011?p=6#link
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/7-produtos-eletronicos-inovadores-exibidos-na-ifa-2011?p=6#link
http://www.tecmundo.com.br/ifa-2011

Nenhum comentário: