Professores falam da experiência de manter um blog e dos desafios de usar a ferramenta no dia a dia
Por: Leonardo Neiva
Para a professora de ensino fundamental Raphaella Marques, que mantém o blog Estudando e Navegandodesde 2009, o uso de recursos interdisciplinares é uma das principais vantagens de usar a ferramenta na educação. Já o professor de matemática Edigley Alexandre, que criou o blog Matematicando e Informatizando há quatro anos, acredita que o ambiente pode servir para aumentar o interesse dos estudantes pelas disciplinas. Os dois são professores da rede pública e oferecem material educativo para seus alunos por meio de seus blogs. Na estreia do TICs na Prática, o Instituto Claro conversou com os dois sobre as vantagens e o desafio de trabalhar com essa ferramenta no dia a dia da sala de aula e também fora dela. Confira os principais trechos abaixo:
Quais as principais vantagens do trabalho com blog e como você alia sua rotina à manutenção dele?
Raphaella Marques - Trabalhar com blog tem aumentado a motivação dos alunos em suas produções. Nele, procuro apresentar trabalhos vinculados a recursos multimídia e interdisciplinares. Uma vantagem da plataforma é deixar disponível o conteúdo de sala de aula. Também é um espaço de colaboração entre docentes, onde compartilho conteúdos digitais voltados para eles.
Edigley Alexandre - Uma das formas de aproximar o aluno da disciplina é mostrar o quão interessante ela pode ser. Aprender matemática com recursos interativos da web aumenta o interesse do aluno, o que se reflete na sua aprendizagem. Aliar o tempo dedicado para as tarefas escolares com as publicações no blog é cansativo, mas também gratificante.
O blog tem ajudado a incentivar os estudantes a se interessarem pelo conteúdo escolar?
Raphaella - Apenas 20% dos meus alunos acompanham o blog. Ainda assim é gratificante observar que gostam dessa nova relação comigo fora da escola. Para eles, eu sou a professora “flex”, tudo que fazemos compartilho rápido!
Alexandre - Sim, fico feliz quando leio algum comentário dizendo que o blog ajudou a enxergar a matemática com outros olhos. Eu me sinto realizado quando um aluno diz que pensa em cursar uma faculdade de engenharia porque se sentiu inspirado lendo algum texto que compartilhei com ele.
Qual o principal desafio de manter um blog educativo?
Raphaella - O tempo é realmente o grande vilão. Atualizar um blog requer atenção e o uso de diferentes ferramentas.
Alexandre - Além da disponibilidade de tempo, o desafio é se sentir sempre inspirado, sem perder o foco. Compartilhar conteúdo com prazer e pensando em ajudar o próximo de alguma forma é essencial para conseguir objetivos com o blog.
E você? Utiliza blog ou outras ferramentas digitais na sala de aula ou fora dela? Conte-nos como.
Nenhum comentário:
Postar um comentário