sábado, 27 de outubro de 2012

Dicas para uma boa apresentação eletrónica


Um post não deve ser muito extenso por isso vou dedicar alguns posts a uma temática que gosto bastante: as apresentações eletrônicas  com algumas dicas que me parecem pertinentes e que tento passar para os meus alunos.
Nas apresentações eletrônicas não existem regras obrigatórias, no entanto existem algumas linhas de orientação que ajudam a que a nossa apresentação tenha alguma qualidade.
Um aspecto primordial, é que as apresentações são feitas para uma audiência, audiência essa que normalmente se deve reter no máximo 3-4 segundos no nosso diapositivo/frame, afinal de contas estão lá para nos ouvir e não para nos ler! Nós devemos ser sempre o foco, e a apresentação, uma linha condutora das nossas ideias!
Nesta linha de pensamento, a primeira grande dica do design, é que esta deve ser feita segundo a técnica do KISS:

kiss1
também traduzido por Keep IShort and Simple, em que basicamente a simplicidade deve ser o objectivo principal na sua concepção, dado que as “coisas” mais simples funcionam melhor que as mais complexas!
E neste conceito de simplicidade introduzo algumas dicas:
Grande – As apresentações devem ser em grande, deve-se evitar o uso de tamanhos de fontes abaixo dos 30, 32pt. Fontes pequenas esforçam a vista da nossa audiência

grande
Evitar o uso de muitos estilos e cores, pois o uso destes tende a criar “ruído” na audiência!

simples1

Utilizar sempre que possível a regra dos 6x7,

6_7

nem sempre é fácil mas se não se respeita esta regra fica muito difícil a audiência acompanhar o orador, além disso é sempre interessante focalizar a audiência na linha que se pretende.
texto detalhado tende a dispersar a audiência:

texto_detalhado

Este exemplo acaba por texto demasiado detalhado, o ideal é sintetizar com palavras-chave ou recorrendo a esquemas. Os esquemas tendem a ser mais fáceis de serem memorizados e este diapositivo podia ser convertido na seguinte sequência:

dialogo1dialogo2
dialogo3

Este tipo de esquemas ajudam ambas as partes – a audiência rapidamente interpreta o esquema e o orador consegue sempre focalizar a audiência no que pretende. Claro que nestes casos a criatividade de quem está a fazer a apresentação é importante, no entanto, o que importa reter é que o texto detalhado deve ser evitado em detrimento de palavras-chave ou esquemas, imagens!

Nenhum comentário: