O IV Encontro Brasileiro de Educomunicação reuniu diversos pesquisadores e interessados no assunto em painéis, lançamentos de livros e mesas-redondas entre o dia 25 e 27 de outubro, em São Paulo. Em comum, as atividades buscavam soluções e discutiam práticas que aliam a comunicação a atividades de aprendizagem. Ao mesmo tempo, o evento abriu espaço para atividades educomunicativas acontecerem in loco, com a presença de grupos de jovens realizando a cobertura “educomunicativa” do evento.
Segundo Ismar Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE-USP), responsável pela organização do evento, o foco de uma cobertura “educomunicativa” é a aprendizagem, sendo essa sua diferença essencial de uma cobertura jornalística.
“A presença de jovens aqui cobrindo este evento e fazendo parte das discussões, mostra como a educomunicação é um processo horizontal. A fonte de inspiração da educomunicação é o diálogo”, afirmou Soares.
Conversamos com Nicolas e Wesley, dois jovens que participaram da cobertura do evento com coordenação do professor Fábio Nepomuceno.
Confiram o vídeo:
Eles fazem parte do programa Nas Ondas do Rádio, criado em 2001 como principal ação de educomunicação da rede municipal de São Paulo. Contamos a história do projeto em reportagem de abril de 2010.
“A presença de jovens aqui cobrindo este evento e fazendo parte das discussões, mostra como a educomunicação é um processo horizontal. A fonte de inspiração da educomunicação é o diálogo”, afirmou Soares.
Conversamos com Nicolas e Wesley, dois jovens que participaram da cobertura do evento com coordenação do professor Fábio Nepomuceno.
Confiram o vídeo:
Eles fazem parte do programa Nas Ondas do Rádio, criado em 2001 como principal ação de educomunicação da rede municipal de São Paulo. Contamos a história do projeto em reportagem de abril de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário