segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A AFETIVIDADE COMO INSTRUMENTO NO EAD

Luciana Nogueirol Lobo Marcondes1
Allan Degásperi2



RESUMO
Este artigo tem a principal finalidade de apresentar, de forma esclarecedora, como a 
afetividade tem o poder de influenciar construtivamente no desempenho e no 
desenvolvimento dos participantes de um curso na modalidade EaD. A afetividade promove 
um ambiente mais propício e acalentador ao aluno, facilitando assim o desenvolvimento da 
capacidade desse discente de se expressar com maior precisão e facilidade, sentindo-se mais a 
vontade para expor e apresentar os seus conhecimentos, dúvidas, sugestões e dificuldades 
encontradas no desenrolar do curso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conforme apresentado no interim dessa pesquisa, é possível observar claramente e de 
forma prática, como a utilização das técnicas que englobam a ação afetiva na comunicação, 
promovem a qualidade e a melhora do ensino. 
O aluno se vê envolto em uma áurea de confiança, segurança e certeza, permitindo
sentir-se, a todo o momento, amparado pelos docentes, propiciando um ambiente fecundo 
para apresentação pelo aluno de comentários, questionamentos, ilustrando dúvidas e 
sugestões. Este acontecimento é observado e analisado como um fator crucial para o 
crescimento do discente e do próprio docente, pois o ensino é uma linha com bilateralidade.
O desempenho dos participantes citados acima, depois das intervenções e 
acompanhamentos, por meio de mensagens privadas e auxílio nos fóruns, tornou-se efetivo. 
Na verdade, a demonstração de que a afetividade auxiliou no aumento dos conhecimentos do 
discente foi patente, notoriedade esta verificada através das atividades existentes no ambiente 
de aprendizagem realizadas pelos alunos, posto que demonstraram um crescimento constante.
Vale ressaltar que essas técnicas foram utilizadas com todos os integrantes do curso, 
porém nesse artigo destacamos somente alguns casos para simples amostragem.
Ante o exposto, se conclui que a afetividade na comunicação dentro dos ambientes 
virtuais de aprendizado, pode ser considerada tanto como uma ferramenta, como um recurso à
disposição de todos os docentes que desejam aprimorar as suas técnicas e alcançar, com êxito,
a proposta de promover a educação à distância sempre com qualidade, utilizando-se de todos 
os benefícios existentes nessa modalidade de ensino atual e moderna.


Para ler mais ver em: http://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=373&path[]=366

Nenhum comentário: