sexta-feira, 17 de abril de 2015

Modalidades da Comunicação nas EaDs

A partir do tipo de comunicação e suporte tecnológico podemos classificar as formas de interação que ocorrem no sistema de Ensino a Distância em Modalidades de Comunicação no Ensino a Distância.

Quanto aos Tipos de Comunicação, eles podem ser:
Um-para-Um;
Um-para-Muitos;
Muitos-para-Muitos.
umparatodos
muitos-para-muitos

As Modalidades de Comunicação no Ensino a Distância podem ser classificadas segundo a sua natureza de comunicação entre os tutores e alunos, como:

Curso de Natureza Síncrona

Curso via comunicação síncrona é todo aquele que exige que os interlocutores estejam conectados ao serviço no mesmo momento para que haja a troca de mensagens. Está comunicação é interativa e está relacionada ao uso de mecanismos de comunicação síncronos à semelhança do telefone, entre outras tecnologias que permitam a interação de forma "on line". Muito usada nos cursos a distância devido à interação instrutor/aluno.

Exemplos de Serviços Síncronos:

sincrona

Curso de Natureza Assíncrona

É todo aquele caracterizado pela comunicação que, semelhantemente ao telegrama, possui momentos para envio e recepção de mensagens diferidos no tempo. A interação entre tutores e alunos não é em tempo real (on line). Um Curso caracterizado pelo aprendizado independente, onde o aluno recebe materiais para estudar ilustra bem o caso.

Exemplos de serviços assíncronos:

assincrona


Curso de Natureza Semi-síncrona

São cursos baseados em mecanismos de comunicação síncrona, porém que também utilizam formas de comunicação assíncrona. Nem todos os cursos ultilizam somente a comunicação síncrona, em função da inflexibilidade de tempo e horário, isso justifica o fato de a maioria das intituiçoes de ensino disponibilizarem material de apoio via mecanismos assíncronos, como FTP, WWW, e-mail.


Cursos de Natureza Semi-assíncrona

São cursos que mesmo que baseados em mecanismos assíncronos, ultilizam ocasionalmente as formas de comunicação síncrona. A disponibilização de telefones para contato do aluno ao serviço de atendimento em caso de dúvidas sobre os materias de um determinado curso a distância ilustra bem o caso.

Quadro1: Modalidades da Comunicação nas EaDs

Tipo de ComunicaçãoNatureza da ComunicaçãoSuporte teconlógico
Um-para-UmSíncronaTelefone, videofone
Um-para-UmAssíncronaE-mail, FTP
Um-para-MuitosSíncronaTransmissão interativa por satélite
Um-para-MuitosAssíncronaListas de discussão
Muitos-para-muitosSíncronaTransmissão interativa por satélite
Muitos-para-muitosAssíncronaReuniões através do Computador


Vantagens da Comunicação Assíncrona

  • Flexibilidade de horário - O aluno pode dedicar-se ao curso no momento em que lhe for mais apropriado, incluindo a duração e frequência de suas sessões de estudo. Além de ter acesso ao material, especialmente na internet, a qualquer hora, dia e lugar.
  • Flexibilidade de lugar - O estudante pode dedicar-se ao curso no lugar onde lhe for conveniente, sem haver necessidade de local predefinido.
  • Flexibilidade de ritmo - O estudante pode evoluir nos estudos dos conteúdos didáticos segundo a sua velocidade de aprendizado pessoal. Assim, ele pode estudar uma determinada matéria em menos ou mais tempo que nas aulas de um curso interativo ou presencial.
  • Tempo para reflexão - Tanto o instrutor quanto o aluno tem oportunidade e tempo para se esclarecerem quanto às idéias do conteúdo , consultar outras fontes a fim de enriquecer o conhecimento.
  • Aprendizado local - Como a tecnlogia possibilita o acesso às informações de qualquer lugar e a qualquer hora, o estudante pode mais facilmente integrar os conteúdos do curso ao seu ambiente, seja em casa ou no trabalho, no sábado ou na segunda.
  • Custo razoável - Mecanismos de comunicação assíncrona exigem menos sofisticação por parte de tecnologias. Geralmente baseam-se em textos, slides, pequena largura de banda e computadores, facilitando ainda mais o oferecimento de cursos, acesso e redução de custos.
Desvantagem: Isolamento - As comunicações de natureza assíncrona deixam a desejar quanto à interação do aluno com instrutores e com outros alunos, fazendo sentir-se uma possível sensação de isolamento.


Vantagens da Comunicação Síncrona

  • Interação com o instrutor, discussão - Os alunos podem interagir com tutores através dos mecanismos de comunicação síncrona, variando de curso para curso. Em alguns, o instrutor só responde dúvidas via chat; em outros, tutores on line tiram dúvidas até mesmo em outros horários via telefone.
  • Melhor acompanhamento - Cursos síncronos tem melhor assistência devido a interação que existe entre alunos e instrutores.
  • Bom feedback - Sistmas síncronos favorecem um retorno mais rápido e atingimento de consenso no grupo.
  • Motivação - Esses mecanismos síncronos enfatizam também uma maior sinergia de grupo, motivando o aluno a continuar o curso.
Desvantagem: Alto custo de Infra-estrutura - Essas tecnologias que caracterizam a sincronicidade da comunicação exigem equipamentos mais sofisticados, ao contrário dos mecanismo assíncronos, e são menos flexíveis. Por isso que as Instituições de Ensino a Distância ultilizam, em sua maioria, os dois mecanismos a fim de que melhore o custo de oferecimento e flexibilidade para o aluno.


Assistência nas EaDs

Os cursos do Ensino a Distância também podem ser classificados quanto à assistência ao alunos:
  • Cursos Assistidos – São aqueles em que existe um instrutor para responder às dúvidas dos estudantes sobre os conteúdos apresentados, além de acompanhá-los no andamento do curso.
  • Cursos Desassistidos – São aqueles que essa tal presença é inexistente.
Os cursos podem ser:
  • Síncrono assistido:teleconferência;
  • Síncrono desassistido: TV;
  • Semi-síncrono assistido: videoconferência apoiada por material na web;
  • Semi-síncrono desassistido:TV apoiada por web (telecurso 2000);
  • Semi-assíncrono assistido:material na web + chats entre alunos e professor;
  • Semi-assíncrono desassistido:material na web + chat entre alunos;
  • Assíncrono assistido: material na web + e-mail entre aluno e professor;
  • Assíncrono desassistido: material na web + e-mail/ lista de discussão entre amigos.
Quadro 2: Características de cursos EaD

SíncronoAssíncrono
AssistidoDesassistidoAssistidoDesassistido
Flex. De horáriopéssimapéssimaótimaótima
Flex. De tempopéssimaboaótimaótima
Flex. De ritmopéssimapéssimaboaboa
Interação c/ instrutorótima_ruim_
Isolamentom.baixopéssimoaltom.alto
Acompanhamentobompéssimoruimpéssimo
Custo Infra-Estruturam.altoaltobaixobaixo


Modelos de Ensino a Distância

  • Salas de Aula Distribuídas – Comunicação síncrona. Local e horário fixo para que estudantes e instrutores realizem o curso. Esse modelo estrutura-se a partir de tecnologias multimídias capazes de levar conhecimentos a pontos diferentes no globo. A instituição responsável controla o andamento e o local onde deverá ser realizado o curso. As aulas envolvem comunicação síncrona e acontecem, geralmente, pelo menos uma vez por semana. O locais de encontro podem variar de 2 (ponto a ponto) para 5 ou mais (ponto a multiponto). Quanto maior o número de locais envolvidos maior a complexidade técnica e logística.
  • Aprendizado Independente – Os estudantes recebem material, programa do curso e assistência. Nesse modelo os alunos podem fazer o curso independente do local onde estão e não têm que se adequar a escalas fixas de horário. A instituição coloca à disposição do aluno um monitor que o acompanhará, fornecendo respostas e avaliando seus exercícios. A interação entre o monitor e o estudante é viabilizada através das seguintes tecnologias: telefone, voicemail, conferência via computador, correio eletrônico e correio tradicional.
  • Estudo AbertoAulas – Os estudantes recebem material e discutem os conteúdos nas aulas, onde também fazem trabalhos.Este modelo envolve a utilização de material impresso e vídeos, que possibilitem ao aluno estudar no seu próprio local. Outras tecnologias que envolvam os alunos também poderão ser utilizadas para o aprendizado. Os alunos se reúnem periodicamente em grupos, em locais específicos, para receber apoio instrucional. Nas aulas discutem-se os conteúdos, esclarecem-se conceitos, realizam experiências em laboratórios, simulações e outros exercícios relacionados com a aprendizagem.


Fonte: http://ensinoadistancia.wikidot.com/comunicacao-e-assistencia-nas-eads

Nenhum comentário: