segunda-feira, 10 de março de 2014
Ebook - O que é o Creative Commons?
Um ebook muito interessante para um tema que deve ser compreendido pelos alunos e... pelos professores.
Como funcionam e para que servem?
Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2014/02/ebook-o-que-e-o-creative-commons.html
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
7 ferramentas para organizar citações
Durante a pesquisa acadêmica uma grande preocupação, além dos prazos de defesa e volume alto de materiais para leitura, diz respeito à organização de referências e citações colhidas durante a pesquisa.

Qual é o melhor jeito de registrar, guardar, organizar e recuperar as citações durante a pesquisa acadêmica?
Confira 7 ferramentas que podem te ajudar a minimizar o caos 

É uma plataforma gratuita para armazenar, compartilhar e descobrir referências. Permite a inclusão de materiais que estão na web e seus artigos em pdf.
O Endnote é um software pago que permite a pesquisa em várias fontes e arquivos em pdf, criação de listas bibliográficas, compartilhamento de pesquisas e acesso aos materiais próprios em qualquer lugar. Possui também uma interface web.
É um serviço multiplataforma (web, aplicação para computador, celulares e tablets) que pode ser usado para registro, organização e compartilhamento de qualquer formato de conteúdo e para diferentes finalidades. Suporta texto, imagem, video e audio. Possui recurso de tags. Tanto para uso pessoal, acadêmico ou profissional. Tem versões gratuitas e pagas.
É um serviço gratuito de gestão de referências e uma rede social acadêmica. Através dele é possível não apenas coletar, armazenar e organizar referências, mas produzir colaborativamente artigos acadêmicos.
É um projeto web desenvolvido por um bibliotecário durante a graduação na ECA-USP. Gratuito e sem fins lucrativos, visa oferecer um serviço de organização de fichas de leituras para os usuários.
É um aplicativo para iPad ou Macbook que te ajuda a fazer a gestão de referências acadêmicas. Possui contas gratuitas e pagas. Além de poder também ser utilizado por bibliotecas.
É uma plataforma web gratuita para coletar, organizar, citar e compartilhar sua pesquisa científica. Possui também pluggin para o Firefox e acesso local.
Fonte: http://marcelaleon.com/7-ferramentas-para-organizar-citacoes/
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Pierre Lévy no Senac: ciberdemocracia e inteligência coletiva
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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Como detectar um plágio dos alunos
http://www.plagium.com/
http://www.farejadordeplagio.com.br/
http://www.copyspider.com.br/main/pt-br/sobre
http://plagiarism-detect.com/
https://www.ephorus.com/
Cite sempre a fonte de suas pesquisas!
Fonte: http://www.linkedin.com/groups/Pessoal-voc%C3%AAs-usam-farejadores-pl%C3%A1gio-3046666.S.5841284987046887425?view=&srchtype=discussedNews&gid=3046666&item=5841284987046887425&type=member&trk=eml-anet_dig-b_pd-ttl-cn&fromEmail=&ut=3165RL1FDQkm81
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Internet: rumo à liderança
Na corrida pela verba publicitária, a Internet já é a segunda mídia no mundo mais importante,
apenas atrás da televisão, segundo pesquisa global da agência ZenithOptimedia, associada
ao grupo Publicis WorldWide e com atuação em vários países.
apenas atrás da televisão, segundo pesquisa global da agência ZenithOptimedia, associada
ao grupo Publicis WorldWide e com atuação em vários países.
Se pensarmos que a Internet ainda está na infância (surgiu há pouquíssimo tempo), será
apenas uma questão de tempo para ela ter a maior fatia do bolo publicitário.
apenas uma questão de tempo para ela ter a maior fatia do bolo publicitário.
No levantamento, a TV, em 2013, deteve 40,2% da verba de publicidade global, enquanto
a Internet respondeu por 20,26%.
a Internet respondeu por 20,26%.
Porém, o mais importante desse cenário é que, segundo projeções, a mídia online deve
corresponder, em 2016, por 26,6% do bolo publicitário.
corresponder, em 2016, por 26,6% do bolo publicitário.
Neste contexto, os profissionais de mídia entenderam que na hora de fazer uma ação
eficiente não podem deixar de pensar nas inúmeras alternativas digitais.
eficiente não podem deixar de pensar nas inúmeras alternativas digitais.
Com este cenário positivo, a publicidade mundial, em todos os segmentos, deve faturar
US$ 532 bilhões, até o final de 2013, superando pela primeira vez o impressionante número
de US$ 500 bilhões.
US$ 532 bilhões, até o final de 2013, superando pela primeira vez o impressionante número
de US$ 500 bilhões.
E você? Já pensou em aplicar mais verba nas inúmeras possibilidades do mundo virtual?
Fonte: http://blog.mediaresponse.com.br/blog/2014/02/05/internet-rumo-a-lideranca/
A real face do e-book no Brasil
Orlando Prado
Em 2013, os e-books corresponderam a apenas 3% do total de livros vendidos no Brasil. Os otimistas dirão que isso representa um aumento de 2% sobre as vendas de 2012, mas outros contestarão que esse mercado ainda cresce em um ritmo muito lento diante de todo o alarde e do lobby criado em torno dos livros digitais nos últimos anos. Tendo a ficar do lado destes últimos.
O que falta, então, para os livros digitais decolarem no Brasil?
A Gato Sabido foi a pioneira dos e-books no Brasil em 2009. Ser o pioneiro não necessariamente representa sucesso garantido, e o próprio e-reader, bem como seu conteúdo, apresentou um resultado de vendas bastante limitado. Atualmente, os fundadores da Gato Sabido são os responsáveis pela operação da Xeriph – comprada pela gigante Abril –, uma distribuidora de conteúdos digitais que possui parceria com a maioria dos players do mercado digital de livros.
A Saraiva desenvolveu tecnologia própria, preparou seu site para a venda dos e-books, mas nunca emplacou. Nesse caso, acredito que a falta de um e-reader próprio tenha contribuído para que a maior livraria do Brasil não conquistasse um share considerável no segmento.
A Cultura apostou forte na parceria com a canadense Kobo. No início da operação, a rede disponibilizou espaços nobres em suas lojas físicas e em seu site – um desavisado que acessasse o livrariacultura.com.br poderia achar que estava no lugar errado, pois a Kobo ocupava os principais destaques da home.
Fonte: http://blog.midiaseducacao.com/2014/02/a-real-face-do-e-book-no-brasil.html
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