terça-feira, 19 de outubro de 2010

Internet vai ultrapassar a marca de 2 bilhões de usuários neste ano, segundo a ONU


19/10/2010 - 12h06
Redação da UOL


71% da população dos países desenvolvidos estará online;
subdesenvolvidos ficam com 21%

A internet vai passar a marca de 2 bilhões de usuários antes do final de 2010 segundo um relatório da UIT (União Internacional das Telecomunicações) divulgado nesta terça (19). Cerca de 30% da população mundial estará online, se considerada uma população global de 6,9 bilhões de pessoas.

A UIT projeta que em 2010 o mundo terá 226 milhões de novos usuários na internet, 162 milhões deles oriundos de países em desenvolvimento. Apesar do grande crescimento de usuários de internet nesses países, eles ainda terão um longo caminho para alcançar as taxas de população online dos desenvolvidos.

Até o final de 2010, 71% da população dos países desenvolvidos estará online, enquanto nos países subdesenvolvidos esse índice é de apenas 21%. Regionalmente, 64% da população online está na Europa, 55% nas Américas, 21,9% na Ásia e apenas 9,6% na África.

A UIT , a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para tecnologias de comunicação e informação, aponta a banda larga e o acesso público à internet como fatores importantes que podem aumentar a população online em países em desenvolvimento.

“Banda larga é o próximo ponto de inflexão, a tecnologia verdadeiramente com poder de transformação. Ela pode gerar empregos, direcionar o crescimento e produtividade, além de sustentar a competitividade econômica a longo prazo”, afirmou Hamadoun Touré, secretário-geral da UIT.

O acesso à internet nas escolas, empresas e lugares públicos é essencial para os países em desenvolvimento, nos quais apenas 13,5% da população dispõe de internet em casa, ante 65% cento nos países em desenvolvimento, informou a organização.

Um estudo conduzido por outra agência da ONU e divulgado na semana passada demonstrava que celulares eram uma ferramenta de comunicação muito mais importante que a internet, para as pessoas dos países em desenvolvimento.

Nenhum comentário: