Presidente de instituto criado por Harvard e MIT diz que a internet revolucionará formato das universidades
Quase
um milhão de pessoas de 162 países – entre elas, 23 mil brasileiros –
são alunos dos cursos da edX, plataforma de aulas gratuitas pela
internet (MOOCs, na sigla em inglês), criada em 2012 pela Universidade
de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – duas
das maiores referências em ensino superior dos Estados Unidos. Para o
presidente do órgão e criador do primeiro curso disponibilizado por ele,
o indiano Anant Agarwal (professor do MIT), as novas tecnologias
empregadas na educação à distância – que vão muito além dos vídeos
tutoriais – mudarão completamente as instituições de ensino superior do
mundo em pouco tempo: em 20 anos, acredita ele, os estudantes poderão
eliminar muitas horas gastas na universidade graças à ferramenta.
"A educação nunca mais será a mesma. (...) Daqui a 20
anos, os campi universitários não contarão mais com salas de aulas
lotadas. Os estudantes farão exercícios online e assistirão a vídeos nos
dormitórios deles, e só voltarão ao campus para discutir com seus
professores e colegas", afirmou Agarwal, durante o Transformar 2013,
evento em São Paulo que reuniu educadores e especialistas da área, na
quinta-feira.
Criado no ano passado, o edX contou com investimentos de
US$ 60 milhões (cerca de R$ 120 milhões), para oferecer gratuitamente
cursos de algumas das principais universidades do mundo, em diversas
áreas de conhecimento (exatas, biológicas e humanas) - e a expectativa é
ampliar o número de universidades parceiras no sistema.
Daqui a 20 anos, os estudantes só voltarão ao campus para discutir com seus professores e colegas
Segundo Agarwal, uma das maiores diferenças entre a
plataforma criada por eles e o sistema tradicional de ensino à distância
é a tecnologia empregada: pela internet, o aluno não só assiste a
vídeos tutoriais e às aulas transmitidas por meio de infográficos
interativos, como são testados a cada etapa – e recebem um feedback
imediato do desempenho –, e podem tirar dúvidas com professores e alunos
em fóruns de discussão.
Ainda de acordo ele, a tecnologia existente hoje
permite, inclusive, a correção de redações por meio dos computadores,
cujo resultado da avaliação sai na hora. Embora pareça estranha a ideia
de uma máquina avaliar a qualidade de um texto dissertativo, o professor
garante que testes demonstraram que a diferença entre a nota concedida
por um professor e a avaliação do computador é muito pequena.
"É como num vídeo game. Se ele recebe um feedback na
hora, vai continuar tentando até acertar o resultado correto", explicou o
professor de ciência da computação do MIT.
Capacidade
Para o idealizador da plataforma, a maior vantagem que ela oferece é a capacidade de alcance da ferramenta e seu perfil de "democratizador da educação". Em número de alunos, o Brasil só perde para os Estados Unidos, a Índia e o Reino Unido.
Para o idealizador da plataforma, a maior vantagem que ela oferece é a capacidade de alcance da ferramenta e seu perfil de "democratizador da educação". Em número de alunos, o Brasil só perde para os Estados Unidos, a Índia e o Reino Unido.
"É um sistema muito mais democrático. Nós não temos um
processo seletivo de alunos, o que permite que qualquer um se inscreva.
Veja o que acontece com Harvard, por exemplo, onde apenas 6% dos alunos
que se candidatam a estudar lá conseguem entrar", compara.
Estamos descobrindo novos gênios a cada dia, no mundo todo.
Engana-se, no entanto, quem espera que os cursos sejam
mais fáceis que os disponíveis presencialmente. De acordo com o
professor, o edX conta com mecanismos para evitar fraudes e o sistema de
avaliação é tão rígido quanto o empregado nos cursos tradicionais. Para
se ter uma ideia, dos cerca de 155 mil alunos inscritos no curso
lecionado por ele, apenas 7.157 conseguiram concluir os testes.
Embora a maioria dos inscritos sejam adultos (com mais
de 25 anos) interessados em dar continuidade aos estudos, e cerca de 45%
sejam universitários com idades de 18 e 25 anos, o sistema atrai
estudantes do ensino médio e tem se mostrado eficiente também para
revelar "novos gênios", como um adolescente de 15 anos da Mongólia que
acertou 100% dos testes de um dos cursos oferecidos pelo instituto de
tecnologia pela web. "Estamos descobrindo novos gênios a cada dia, no
mundo todo", afirma.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/guru-da-educacao-online-professor-do-mit-defende-qualidade-da-ead,56b7d1ad5c9dd310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
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