sexta-feira, 5 de abril de 2013

"Guru" da educação online, professor do MIT defende qualidade da EAD

Presidente de instituto criado por Harvard e MIT diz que a internet revolucionará formato das universidades

Por Marina Novaes
Quase um milhão de pessoas de 162 países – entre elas, 23 mil brasileiros – são alunos dos cursos da edX, plataforma de aulas gratuitas pela internet (MOOCs, na sigla em inglês), criada em 2012 pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – duas das maiores referências em ensino superior dos Estados Unidos. Para o presidente do órgão e criador do primeiro curso disponibilizado por ele, o indiano Anant Agarwal (professor do MIT), as novas tecnologias empregadas na educação à distância – que vão muito além dos vídeos tutoriais – mudarão completamente as instituições de ensino superior do mundo em pouco tempo: em 20 anos, acredita ele, os estudantes poderão eliminar muitas horas gastas na universidade graças à ferramenta.




"A educação nunca mais será a mesma. (...) Daqui a 20 anos, os campi universitários não contarão mais com salas de aulas lotadas. Os estudantes farão exercícios online e assistirão a vídeos nos dormitórios deles, e só voltarão ao campus para discutir com seus professores e colegas", afirmou Agarwal, durante o Transformar 2013, evento em São Paulo que reuniu educadores e especialistas da área, na quinta-feira.

Criado no ano passado, o edX contou com investimentos de US$ 60 milhões (cerca de R$ 120 milhões), para oferecer gratuitamente cursos de algumas das principais universidades do mundo, em diversas áreas de conhecimento (exatas, biológicas e humanas) - e a expectativa é ampliar o número de universidades parceiras no sistema.
Daqui a 20 anos, os estudantes só voltarão ao campus para discutir com seus professores e colegas

Segundo Agarwal, uma das maiores diferenças entre a plataforma criada por eles e o sistema tradicional de ensino à distância é a tecnologia empregada: pela internet, o aluno não só assiste a vídeos tutoriais e às aulas transmitidas por meio de infográficos interativos, como são testados a cada etapa – e recebem um feedback imediato do desempenho –, e podem tirar dúvidas com professores e alunos em fóruns de discussão.

Ainda de acordo ele, a tecnologia existente hoje permite, inclusive, a correção de redações por meio dos computadores, cujo resultado da avaliação sai na hora. Embora pareça estranha a ideia de uma máquina avaliar a qualidade de um texto dissertativo, o professor garante que testes demonstraram que a diferença entre a nota concedida por um professor e a avaliação do computador é muito pequena.

"É como num vídeo game. Se ele recebe um feedback na hora, vai continuar tentando até acertar o resultado correto", explicou o professor de ciência da computação do MIT.


Capacidade 

Para o idealizador da plataforma, a maior vantagem que ela oferece é a capacidade de alcance da ferramenta e seu perfil de "democratizador da educação". Em número de alunos, o Brasil só perde para os Estados Unidos, a Índia e o Reino Unido.

"É um sistema muito mais democrático. Nós não temos um processo seletivo de alunos, o que permite que qualquer um se inscreva. Veja o que acontece com Harvard, por exemplo, onde apenas 6% dos alunos que se candidatam a estudar lá conseguem entrar", compara.
Estamos descobrindo novos gênios a cada dia, no mundo todo.


Engana-se, no entanto, quem espera que os cursos sejam mais fáceis que os disponíveis presencialmente. De acordo com o professor, o edX conta com mecanismos para evitar fraudes e o sistema de avaliação é tão rígido quanto o empregado nos cursos tradicionais. Para se ter uma ideia, dos cerca de 155 mil alunos inscritos no curso lecionado por ele, apenas 7.157 conseguiram concluir os testes.

Embora a maioria dos inscritos sejam adultos (com mais de 25 anos) interessados em dar continuidade aos estudos, e cerca de 45% sejam universitários com idades de 18 e 25 anos, o sistema atrai estudantes do ensino médio e tem se mostrado eficiente também para revelar "novos gênios", como um adolescente de 15 anos da Mongólia que acertou 100% dos testes de um dos cursos oferecidos pelo instituto de tecnologia pela web. "Estamos descobrindo novos gênios a cada dia, no mundo todo", afirma.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/guru-da-educacao-online-professor-do-mit-defende-qualidade-da-ead,56b7d1ad5c9dd310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: