terça-feira, 27 de março de 2012

Partilhar recursos com os alunos–algumas dicas


A partilha de recursos com os alunos hoje pode ser feita de várias formas recorrendo à Internet. Na linha de um post que escrevi há uns dias atrás em que abordava como receber trabalhos dos alunos, podemos partilhar recursos com os nossos alunos de várias formas, e passo a citar alguns:

via mail,
via blogue
via dropbox
via box ou outra de armazenamento na “nuvem”
via plataforma moodle ou…
via outras formas, mas como um post não deve ser longo vou-me cingir ao mais prático.
A melhor forma de partilhar sem dúvida é a plataforma moodle(eu sou moodleaolic ;) ), nela podemos partilhar facilmente documentos(word,pdf, powerpoint, …) ou hiperligações(prezi,slideshare,googledocs,youtube,…) claro que precisamos de “meter mão na moodle”, embora ache a plataforma simples de trabalhar, reconheço que existam algumas “barreiras” dado que esta não é uma ferramenta muito intuitiva, mas é enorme…

Então se não “temos” moodle como fazemos?

Uma solução simples será colocar os vossos recursos na pasta pública do dropbox e depois partilhar estes com os vossos alunos. A este nível encontro duas limitações no dropbox:

O dropboxnão permite a partilha de pastas:
A partilha tem de ser feita documento a documento
O que pode tornar um processo um bocado moroso, mas não deixa de ser uma solução.

Neste procedimento, muito similar também teremos o google docs, mas esta ferramenta, é muito mais que simples partilha e armazenamento de documentos.

A segunda solução, e do meu ponto de vista mais interessante, será usando um serviço como o box que permite organizar a nossa informação recorrendo a uma estrutura hierárquica de pastas. Organizamos os nossos recursos por pastas e depois partilhamos as nossas pastas e os alunos acedem aos documentos dentro desta.

Todas estas partilhas podem ser feitas via mail, mas na realidade, porque não terem um blogue que sirva de interface entre vocês e os alunos. Nesse blogue, partilham com os vossos alunos os recursos.

Além disso, as hiperligações podem ser todas “embutidas” no próprio blogue!

Se ainda não tem um blogue comece a pensar nisso, se ainda não partilha recursos com os alunos via web, comece a aventurar-se que certamente irá gostar pelo feedback que os alunos dão! Ah! Eles são exigentes e depois já não querem receber de outra forma ;)

Em suma, primeiro colocar tudo na plataforma moodle, depois via box(ou serviço similar), seguidamente, via dropboxe em último caso, claro, via mail.

Podemos também fazê-lo via facebook.

Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2012/03/partilhar-recursos-com-os-alunosalgumas.html

Nenhum comentário: