segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Cultura Digital: quando a tecnologia se enreda aos usos e fazeres do nosso dia-a-dia



O Ministério da Educação, por meio de sua Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), lançará o caderno pedagógico “Cultura Digital” como parte de uma série de cadernos vinculados ao programa Mais Educação.
.
Essa publicação, cujo texto final pré-impressão já pode ser lido em pdf aqui, tem por objetivo apresentar alguns exemplos e informações aos monitores, professores e gestores de escolas públicas no sentido de oferecer possibilidades de tensionar uma prática escolar refratada pela Cultura Digital em todos os campos da vida, sejam do espaço escolar ou não.
.
O Caderno Cultura Digital Mais Educação é também, conforme apontam seus autores, destinado aos que se interessam em pensar a escola integral nas suas múltiplas formas de ser e habitar a contemporaneidade, na tentativa de problematizar formas de pensar as comunidades hoje, na relação de todos para todos, considerando o compartilhamento de experiências, se expandindo do mais próximo e enraizado para o mais distante e virtual.
.
Aos mais imersos no tema, isto é, para aqueles que se dedicam cotidianamente à construção de conceitos e valores de uma Cultura Digital Livre, a proposta contida neste material pode parecer primária no sentido de não abarcar uma centena de novas prioridades e valores envolvendo práticas de Estúdio Livre, Recursos Educacionais Abertos, Hackativismo, Lixo Eletrônico, Inclusão Digital, Licenças Flexíveis, entre outras temáticas em voga nos dias atuais.
.
Entretanto, se pensarmos que a escola pública brasileira da atualidade é palco de imensa heterogeneidade de cores, recursos, saberes, curriculos e projetos político-pedagógicos, podemos encarar essa publicação como a primeira tentativa de inserir algumas discussões a respeito de Cultura Digital dentro do ambiente escolar, sendo portanto, um convite a problematização dessa temática na interface entre Cultura e Educação.
.
Inserir saberes da Cultura Digital nas práticas da Educação na Escola é um desafio do tamanho do Brasil.

Um comentário:

Cíntia Inês Boll disse...

Oi querida! Esperamos q este Caderno ajude a pensar Cultura Digital e Educacao nas salas de aula, considerando q ele foi escrito em janeiro de 2009..
Obrigada por bloga-lo aqui.