quinta-feira, 13 de setembro de 2012

10 razões para usar a tecnologia com seus alunos


É preciso que pensemos no porquê da utilização da tecnologia nas escolas. Refletir sobre metodologias, materiais e recursos é sempre importante para que não sejamos envolvidos em modismos e novidades passageiras sem a devida reflexão. Pessoalmente não creio que a tecnologia seja uma tendência passageira. Parece bastante evidente que a sociedade contemporânea evolui a passos largos em torno de novas tecnologias para solução de problemas e para a melhoria dos serviços. O que não podemos nunca perder de vista é que o uso da tecnologia nas escolas deve servir a objetivos pedagógicos claros e bem definidos, e não o contrário, ou seja, utilizar ferramentas de tecnologias por razões diversas daquela que deveria ser a principal: apoiar e sustentar objetivos de aprendizagem.  Sendo assim, vamos a algumas razões para o uso da tecnologia nas escolas:
  1. O aluno se envolve como participante ativo do processo de aprendizagem ao invés de ser apenas ouvinte.
  2. A tecnologia permite que se trabalhe com habilidades e níveis de pensamento mais elaborados, tais como: compreensão e aplicação de conceitos, análise, avaliação e criatividade.
  3.  A motivação e envolvimento dos alunos são infinitamente superiores a formas mais tradicionais de trabalho pedagógico.
  4. O uso da tecnologia permite que o aluno assuma a autoria de seus projetos. A aprendizagem torna-se mais significativa quando os alunos passam a ser autores de sua aprendizagem.
  5.  Ao utilizar a tecnologia, o professor passa a ser facilitador dos processos de aprendizagem. O professor deixa de ser autoridade no assunto para ser aquele que ajuda o aluno a localizar e organizar as informações online.
  6. O uso da tecnologia é familiar aos alunos dos nossos dias e faz parte de suas vidas, ou seja, a tecnologia está dentro da zona de conforto dos alunos, onde eles sabem muito bem movimentar-se.
  7. O uso da tecnologia nas escolas permite uma passagem tranquila para o universo acadêmico e profissional. O aluno é preparado para atuar em um mundo que a cada dia está mais fundamentado no uso de novas tecnologias.
  8. O alargamento dos tempos de aprendizagem. Se levarmos em consideração o tempo que o aluno passa na escola, perceberemos que com o uso da tecnologia este tempo pode ser estendido em virtude da conectividade e mobilidade que a tecnologia permite.
  9. O uso de ferramentas de tecnologia permite que a colaboração seja uma característica possível e concreta em projetos de aprendizagem. A colaboração permite o aperfeiçoamento da compreensão de conceitos através da troca de ideias.
  10. As ferramentas de tecnologia aplicadas à educação permitem que os diferentes tempos de aprendizagem e a necessidade de diferenciar estratégias para os alunos sejam contempladas.

Nenhum comentário: