domingo, 25 de agosto de 2013

Como desenvolver habilidades de compartilhamento online nos estudantes

Se a habilidade de compartilhamento online dos seus estudantes é uma preocupação para você, confira 5 dicas úteis para desenvolver a característica neles e tornar sua aula mais efetiva 

Como desenvolver habilidades de compartilhamento online nos estudantes
Crédito: Shutterstock.com
Estudantes que querem mostrar um bom perfil para potenciais empregadores podem se tornar bastante inconvenientes nas redes sociais bombardeando seus seguidores com artigos e informações não necessariamente relevantes
O compartilhamento é uma habilidade essencial para qualquer pessoa, tanto no mundo offline quanto no mundo online, e com o crescimento das redes sociais na educação essa é mais uma preocupação para professores e educadores. Ensinar os alunos a compartilharem conteúdos de maneira consciente e responsável pode desenvolvê-los não apenas nos estudos, como também na vida pessoal e na carreira. Portanto, investir em instruções para esse fim pode tornar sua aula mais efetiva. Confira 5 dicas que podem ajudá-lo a desenvolver habilidades de compartilhamento online nos seus estudantes:
Leia também:

 Como desenvolver habilidades de compartilhamento online nos estudantes: 

1. Explique a importância do retweet
Seus estudantes podem se sentir tentados a retweetarem qualquer conteúdo que achem interessante, divertido ou polêmico mesmo que isso não reflita o ponto de vista deles sobre o assunto. Desencoraje essa prática. Explique aos seus alunos a importância do que é compartilhado em suas páginas nas mídias sociais e mostre como retweets equivocados podem ser interpretados por outras pessoas.

 Como desenvolver habilidades de compartilhamento online nos estudantes: 

2. Estabeleça um ritmo lento
Estudantes que querem mostrar um bom perfil para potenciais empregadores podem se tornar bastante inconvenientes nas redes sociais bombardeando seus seguidores com artigos e informações não necessariamente relevantes. Dê a eles instruções claras sobre o tipo de conteúdo mais adequado e estabeleça um ritmo lento para que eles atualizem as próprias páginas.

 Como desenvolver habilidades de compartilhamento online nos estudantes: 

3. Incentive a apuração de dados
A internet disponibiliza uma infinidade de informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Por isso, é fundamental que seus estudantes sejam capazes de apurar e diferenciar cada uma delas antes de compartilhá-las em seus perfis. Deixe claro para os seus alunos que o compartilhamento de informações sem que elas sejam pesquisadas é uma atitude irresponsável e pode prejudica-los de diversas maneiras.

7 aplicativos dos sonhos para professores

 Como desenvolver habilidades de compartilhamento online nos estudantes: 

4. Mostre a importância da privacidade
Quando se trata de compartilhar informações por meio das redes sociais, pode ser muito tentador compartilhar detalhes da vida pessoal, como fotos, números de contato e até mesmo a localização. Embora esse tipo de comportamento possa tornar o uso das mídias muito mais divertido e interativo, também pode trazer certos riscos. Por isso, é fundamental que você estabeleça um limite de segurança com os seus alunos, de maneira que eles saibam até onde podem ir sem se colocar em risco. Lembre-os que é fundamental manter certa privacidade e deixe claro que se existe algo que eles não compartilhariam na vida real, isso não deve ser feito por meio das redes sociais.

 Como desenvolver habilidades de compartilhamento online nos estudantes: 

5. Incentive debates
Mostre aos seus alunos que eles podem usar o compartilhamento de informações para iniciar debates relevantes sobre diversos assuntos. Isso pode ajudá-los a se desenvolverem no colégio, na vida pessoal e na carreira. Lembre-se apenas de orientá-los nas primeiras discussões, para que eles não corram o risco de criar problemas online.

Nenhum comentário: