segunda-feira, 7 de outubro de 2013

12 maneiras efetivas de usar o Google Drive para a educação

Quer aliar o uso da tecnologia com seus métodos de ensino para ampliar a qualidade das suas aulas? Confira 12 maneiras de utilizar o Google Drive para fazer isso de maneira eficiente

Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar PDF PDF 

12 maneiras efetivas de usar o Google Drive para a educação
Crédito: Shutterstock.com
Utilize o Google Calendar como ferramenta de organização para os seus alunos. Faça agendamentos de tarefas, seminários e provas e lembre-os com avisos enviados pelo próprio sistema

Embora não sejam exclusivamente voltadas para este fim, as ferramentas do Google podem representar um ótimo papel na educação. Basta que elas sejam utilizadas da maneira correta. Se você tem interesse em aliar tecnologia e aprendizado para atrair o interesse dos estudantes, veja como fazer isso usando o Google Drive:


12 maneiras efetivas de usar o Google Drive para a educação: 


1. Questionários de autoclassificação

Faça com que seus estudantes preencham questionários a respeito do desempenho pessoal e das aulas. Isso gera feedbacks rápidos e permite que você organize o planejamento de aulas de acordo com a necessidade de cada turma.

2. Templates

O Google já oferece modelos de formulários prontos, de modo que seus estudantes possam reproduzi-los em diversas situações. A vantagem é que eles têm um modelo em que se inspirar quando as atividades exigirem formulários mais detalhados.  

3. Workshop de escrita

Crie um workshop de escrita baseado no modelo de colaboração. Com o Google Docs os estudantes poderão editar textos uns dos outros e, ao fim da atividade, você poderá adicionar comentários. 

4. Aprendizagem baseada em projetos

Utilizar projetos para incentivar a aprendizagem faz com que os padrões sejam mais flexíveis. Além disso, o processo facilita as experiências de aprendizado dirigidas pelos próprios alunos, o que aumenta sua autonomia e segurança dentro da sala de aula. 

5. Rastreamento de tarefas

Permite que você organize automaticamente as tarefas atribuídas aos seus estudantes e elimina a necessidade de contato via e-mail ou redes sociais. 

6. Organização

Utilize o Google Calendar como ferramenta de organização para os seus alunos. Faça agendamentos de tarefas, seminários e provas e lembre-os com avisos enviados pelo próprio sistema. 

7. Notas digitais

Recolher fontes digitais vai fazer com que os alunos criem o hábito de buscar informações confiáveis ao desenvolver trabalhos. Criar um banco de fontes é uma boa estratégia. Além disso, você pode utilizar os comentários para fazer observações em determinados pontos e integrar as ferramentas de escrita. 

8. Mapas mentais

Utilizando as ferramentas do Google Drive você pode incentivar seus estudantes a realizarem brainstorms colaborativos, além de permitir a visualização de ideias e o planejamento de projetos. 

9. Aprendizagem orientada

Crie e publique documentos simples com links para fontes e vídeos ou tutoriais que ajudem seus estudantes durante o desenvolvimento de projetos. 

10. Multimídia

Para que o conteúdo das suas aulas seja mais interessante para os alunos, uma boa ideia é aproveitar recursos multimídia. Com o Google Drive você pode incluir textos em seus documentos, desenhar nos slides, oferecer links de imagens e incluir textos flutuantes dentro da apresentação. 

11. Construção de vocabulário

Use ferramentas de vocabulários como vídeos, imagens e até mesmo dicionários. Uma boa ideia para aproveitar os recursos é criar jogos de perguntas para que seus estudantes revisem as novas palavras aprendidas. 

12. Aprendizagem visual

Crie conteúdo visual e colorido para que seus estudantes desenvolvam técnicas de memorização se baseando nelas.

Nenhum comentário: