sábado, 26 de outubro de 2013

Bibliografia on-line - Tutoria em EAD

Abaixo, referências sobre o tema "tutoria em EAD" (textos, na grande maioria, on-line). Outras indicações podem ser feitas no espaço de comentários. 
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Desafios e possibilidades da atuação docente on-line. Revista PUCviva, n. 24, jul./set. 2005.

AMARAL, Rita de Cássia Borges de Magalhães; ROSINI, Alessandro Marco. Concepções de interatividade e tecnologia no processo de tutoria em programas de educação a distância: novos paradigmas na construção do conhecimentoRevista Intersaberes, ano 3, n. 6, p. 141-154, jul-dez 2008.

ANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem. Dissertação de mestrado em Tecnologia da Informação e da Comunicação na formação em EAD. Salvador, UFC/UNOPAR, 2007.

BALBÉ, Marta Maria Gonçalves. A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distânciaEducar em Revista, núm. 21, p. 215-224, 2003.

BARBOSA, Maria de Fátima S. O.; REZENDE, Flavia Rezende. A prática dos tutores em um programa de formação pedagógica a distância: avanços e desafiosInterface - Comunic, Saúde, Educ, v.10, n.20, p.473-86, jul/dez 2006.

BARBOSA, Maria de Fátima S. O.; REZENDE, Flávia. A comunicação tutor-aluno e dificuldades da prática dos tutores de um curso de educação profissional a distância11º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004.

BARBOSA, Maria Silva Santos; TELLES, Maria das Graças Ferreira; SANTOS, Rosalina Evangelista dos; SILVA, Zenaide de Oliveira Ferraz.Reflexões sobre o papel do tutor em curso na modalidade a distância: mídias na educaçãoESUD 2011 – VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Ouro Preto, 3 – 5 de outubro de 2011.

BARBOZA, Luciana Caixeta. O diálogo professor-aluno em interações mediadas pela internet: contribuições para a gênese de um processo de tutoria dialógico. Dissertação de mestrado em Ensino de Química, São Paulo, USP, 2008.

BEBER, Bernadétte; MARTINS, Janae Gonçalves; DIAS, Miguel Marcos.Mediação pedagógica no processo tutorial14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Santos (SP), 14 a 17 de setembro de 2008.

BENFATTI, Eliana de F. S. S.; STANO, Rita de Cássia M. T. A Professoralidade de uma tutoria em EaD VirtualXXII Congresso Internacional EDUTEC, Manaus, 2009.

BUQUE, Suzete Lourenço. O papel pedagógico do tutor na formação de professores primários em exercício: um estudo de caso. Dissertação de mestrado em Educação. São Paulo, PUC/SP, 2006.

CABANAS, Maria Inmaculada Chao. O tutor na educação a distância: uma visão de tutores. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, UNESA, 2007.

CAETANO, Thiago Costa; REZENDE JÚNIOR, Mikael Frank. A visão dos tutores no curso de licenciatura em física, modalidade a distância, da Universidade Federal de Itajubá - MG. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2009 – Vitória, ES, 26 a 30 de Janeiro de 2009.

CAMPOS, Aline Ferreira. Tutoria em educação a distância: diferentes caminhosVertentes, v. 19, n. 2, jul.-dez. 2011.

CAMPOS, Fernanda; SANTOS, Neide; COSTA, Ilaim. Coordenação e Tutoria em Curso de Capacitação em EAD para o Sistema UAB: Relato de uma Experiência, XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2008.

CARVALHO, Mario Cesar dos Santos de. Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet: o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS. Dissertação de mestrado em Administração, Porto Alegre, UFRGS, 2009.

CAVALCANTE, Pimentel, Fernando Silvio. Interação on-line: um desafio da tutoria. Dissertação de mestrado em Educação, Maceió, UFAL, 2010.

COSTA, Sirlene Aparecida Fabris; SIEWERDT, Ricardo; RAUSCH, Rita Buzzi. De professor a tutor: reflexões de professores tutores sobre saberes docentesX Congresso Nacional de Educação - Educere - I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, PUC/PR, Curitiba, 7 a 10 de novembro de 2011.

CUNHA, Fabrício Oscar da; SILVA, Júlia Marques Carvalho da Silva.Análise das Dimensões Afetivas do Tutor em Turmas de EaD no Ambiente Virtual MoodleXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.

DOTTA, Silvia Cristina. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. Tese de doutorado em Educação, São Paulo, USP, 2009.

DUTRA, Janine Cristina Coutinho de Souza. Tutoria e relação dialógica em ambientes de aprendizagem online. Dissertação de mestrado em Educação, Petrópolis, UCP, 2008.

EMERENCIANO, Maria do Socorro J.; SOUSA, Carlos Alberto Lopes de; FREITAS, Lêda Gonçalves de. Ser Presença como Educador, Professor e TutorColabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, Vol. 1, n. 1, p. 4-11, agosto 2001.

FERREIRA, Zeila Miranda. Prática pedagógica do professor-tutor em educação a distância no curso Veredas - Formação Superior de Professores. Tese de doutorado em Educação, São Paulo, USP, 2009.

FERREIRA, Zeila Miranda; GARRIDO, Elsa. Caminhos e descaminhos do tutor na formação superior de professores dos anos iniciais do ensino fundamental12º Congresso Internacional de Educação a Distância, Florianópolis, 18 a 22 de setembro de 2005.

FIGUEIREDO, Lílian Kelly de Almeida; ARAÚJO, Rosana Sarita de.Educação a distância e o papel do tutor15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Fortaleza, 27 a 30 de setembro de 2009.

FLORIANO, Sônia Inez Grüdtner; UMBELINO, Gisele; MATOS Marcia Maria de; AZEVEDO, Nivia Aparecida de. Formação continuada de tutores em ambiente virtual e gestão para o conhecimento15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Fortaleza, 27 a 30 de setembro de 2009.

FREIRE, Valéria Pinto; LINHARES, Ronaldo Nunes. Conhecimento, cultura e sociedade, enquanto sustentação na construção coletiva do conhecimento crítico-reflexivo do educador/tutor na educação a distância.Hipertextus, vol. 1, 2006.

FURTADO, Valéria de Almeida. A formação em serviço do tutor de educação a distância sob a ótica do pensamento complexo: a construção de uma identidade. Tese de doutorado em Educação, São Paulo, PUC/SP, 2009.

FURUNO, Fernanda; SANTOS, Luciana Aparecida; ALPERSTEDT, Cristiane. Programa de acompanhamento de tutoria on-line: perspectivas, desafios e conquistas14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Santos (SP), 14 a 17 de setembro de 2008.

GARCIA, Cláudia Patrícia. Gestão na tutoria da educação a distância: um estudo de caso de um grupo educacional. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, UNIFAE, 2010.

GOMES, Rita de Cássia Guarezi; LOCH, Márcia; BARAUNA, Alessandra.Sistemas de acompanhamento aos alunos a distância: aspecto fundamental no ensino por internetInformática na Educação: Teoria & Prática, V. 5, n. 1, p. 47-54, maio 2002.

GONÇALVES, Lina Maria. Tutoria em EaD: com a palavra tutores e alunos14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Santos (SP), 14 a 17 de setembro de 2008.

GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo, Avercamp, 2005.

GROS SALVAT, Begoña; SILVA QUIROZ, Juan. La formación del professorado como docente em los espacios virtuales de aprendizaje.Revista Iberoamericana de Educación, n.35/2, 2005.

GUILHERME, Claudia Cristina Fiorio; MONTEIRO, Aneridis Aparecida.Tutoria na formação docente15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Fortaleza, 27 a 30 de setembro de 2009.

GUIMARÃES, Rosimeire Castro. O tutor na educação onlineEducare, v. 2, 2006.

HACK, Josias Ricardo. Comunicação dialógica na educação superior a distância: a importância do papel do tutorSigno y Pensamiento, vol. XXIX, núm. 56, p. 114-123, enero-junio, 2010.

KONRATH, Mary Lúcia Pedroso; TAROUCO, Liane Margarida R.; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaDNovas Tecnologias na Educação - CINTED-UFRGS, V. 7 Nº 1, Julho, 2009.

JESUS, Ana Maria Ribas de Jesus. A tutoria em ambientes de EADIV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, Universidade de Sorocaba - 26 e 27 de Setembro de 2011.

LEAL, Regina Barros. A importância do tutor no processo de aprendizagem a distânciaRevista Iberomericana de Educación, n. 36/3, 2005.

LOSSO, Adriana Regina Sanceverino. Reflexões sobre a Educação a Distância: o papel do professor tutor na perspectiva da mediação pedagógicaLinhas, Vol. 3, No 2, 2002.

MACHADO, Liliana; MACHADO, Elian de Castro. O papel da tutoria em ambientes de EAD11º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004.

MARTINS, Onilza Borges. Teoria e prática tutorial em educação a distânciaEducar em Revista, núm. 21, p. 1-19, 2003.

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo, Cengage Learning, 2011.

MEDINA RIVILLA, Antonio, DOMÍNGUEZ GARRIDO, Maria Concepción; SÁNCHEZ ROMERO, Cristina. La comunicación didáctica en la tutoría virtualETD – Educ. Tem. Dig., v.12, n.esp., p.12-30, mar. 2011.

MELLO, Lucí Ferraz de. Educomunicação na educação a distância: o diálogo a partir das mediações do tutor. Dissertação de mestrado em Comunicação, São Paulo, USP, 2011.

MILL, Daniel; FIDALGO, Fernando. Sobre tutoria virtual na educação a distância: caracterizando o teletrabalho docenteVirtual Educal Brasil, 2007.

MORAES, Marialice de, TORRES, Patrícia Lupion. A monitoria On Line no apoio ao aluno a distância: o modelo do LEDColabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, Vol. 2, No 5, set. 2003.

MUNHOZ, Antonio Siemsen. A Educação a Distância em Busca do Tutor IdealColabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, Volume 2, Número 5, Setembro de 2003.

NUNES, Andréa Karla Ferreira. A relevância da tutoria em ambiente virtual de aprendizagemIV Encontro Regional ABED de Educação a Distância – Região Nordeste, 27 a 29 de novembro de 2006.

OLIVEIRA, Carmen Lúcia de Araújo Paiva; LIMA, João Geraldo de Oliveira. Tutoria online no programa de formação continuada de professores em Mídias na EducaçãoDebates em Educação, vol. 1, n. 1, Jan./Jun. 2009.

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; SANTOS, Lázaro; DIAS, Alessandra Cardoso Soares. Formação de professores a distância: a importância da didática para a tutoriaCIQEAD 2005, São Leopoldo/RS, 01 - 03 de junho de 2005.

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; FERREIRA, Aline Campos da Rocha; DIAS, Alessandra Cardoso Soares. Tutoria em educação a distância: avaliação e compromisso com a qualidade11º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004.

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; DIAS, Alessandra Cardoso Soares; FERREIRA, Aline Campos de Rocha. A importância da ação tutorial na Educação a Distância: Discussão das competências necessárias ao tutor.VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa - RIBIE, Monterrey, 2004.

OLIVEIRA, Glevya Maria Simões de. O sistema de tutoria na educação a distância. Cuiabá, NEAD/UFMT - 2006.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Porto Alegre, Artmed, 2002.

PEREIRA, Vilma; TRARBACH, Maria Aparecida. Formação do tutor para as funções de acompanhamento e avaliação da aprendizagem à distância.11º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004.

POLETTO, Rafael Luís; CAMANA, Carmen Regina Buogo; FIORIO, Rosecler Mary. Acompanhamento tutorial em ambiente virtual de aprendizagem: uma experiência com categorização de interações4º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância, Brasília, 9 a 11 de abril de 2006.

RAMOS, Andréia F. et al. E-desafio – uma proposta de capacitação de tutores para a gestão do conhecimento na educação a distânciaNovas Tecnologias na Educação - CINTED-UFRGS, v.3, nº 2, Novembro, 2005.

REGO, Marta Cardoso De Lima Da Costa. Trabalho docente e autonomia: a tutoria e formação humana no ensino superior a distância. Tese de doutorado em Educação, Rio de Janeiro, UERJ, 2010.

REIS, Izabella Saadi Cerutti Leal. Estratégias técnicas e pedagógicas aplicadas à tutoria4º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância, Brasília, 9 a 11 de abril de 2006.

REYES, Claudia Raimundo; BIANCHI, Priscila C. Fiocco; SILVA, Ana Paula Rodrigues da. A tutoria virtual na perspectiva do alunoVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Ouro Preto, 3 – 5 de outubro de 2011.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de; MILL, Daniel. Ensino Superior, tutoria online e profissão docenteReflexão e Ação, v. 17, p. 243-258, 2009.

RICCIO, Nicia Cristina Rocha; SILVA, Patrícia Rosa da; SOUZA, Elmara Pereira de. Formação de Tutores para Educação a Distância com ênfase na interatividadeXXVII Congresso da SBC - XII Workshop sobre Informática na Escola, Rio de Janeiro, 30 jun. a 6 de jul. 2007.

ROCHA, Adriana Conde. A construção da autonomia na aprendizagem: a visão de alunos e tutores de curso on-line. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, UNESA, 2008.

ROSSETI, Gabriela; ALVES, Mario Luiz Nunes. O tutor em foco: diferenças entre o virtual e o presencialV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2008.

SANTOS, Aparecida Ribeiro dos; MENDOZA, Babette de Almeida Prado.Educação continuada na capacitação docente a distância: reflexões sobre tutoriaCIQEAD 2005, São Leopoldo/RS, 01 - 03 de junho de 2005.

SANTOS, Francilene Duarte; QUEIRÓZ FILHO, Claudimar Moura.Professor-tutor - desafios de ma nova profissão no cenário educacional.Revista Interativa, dez. 2011.

SANTOS, Givaldo Almeida dos; SCHNEIDER, Henrique Nou. Os dilemas docentes no contexto do curso de formação de tutores em EADEpenn2009.

SCHLOSSER, Rejane Leal. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distânciaColabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, Volume 6, Número 22, Fevereiro de 2010.

SCHNEIDER, Daniele da Rocha; MALLMANN, Elena Maria. Tutoria em educação a distância: indicadores para políticas públicas17º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Manaus, 30 ago a 02 de setembro de 2011.

SILVA, Kátia Cilene da; CAVALCANTI, Patrícia Smith. A importância do perfil docente na mediação em EAD14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Santos (SP), 14 a 17 de setembro de 2008.

SILVA, Marinilson Barbosa da. O processo de construção de identidades individuais e coletivas do ser-tutor no contexto da EAD, hoje. Tese de doutorado em Educação, Porto Alegre, UFRGS, 2008.

SOARES, Inaldo Firmino. A interação tutor-aluno em EAD:protagonista de ações de leitura e escrita. Tese de doutorado em Linguística, João Pessoa, UFPB, 2010.

SOARES, Ismar de Oliveira. A Tutoria em EaD, na Perspectiva da Educomunicação. São Paulo, NCE /USP, 2002.

SOEK, Ana Maria; HARACEMI, Sonia Maria Chaves. O professor/tutor e as relações de ensino e aprendizagem na educação a distânciaRevista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 7, n. 1, 2008.

SOEK, Ana Maria; GOMES, Diane Leite. As relações de ensino/aprendizagem na Educação a Distância e o trabalho do tutor como mediador do conhecimentoRevista Intersaberes, ano 3, n. 6, p. 166-176, jul-dez 2008.

SOUZA, Matias Gonzalez de. A arte da sedução pedagógica na tutoria em educação a distância11º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004.

SOUZA, Carlos Alberto de; SPANHOL, Fernando José; LIMAS, Jeane Cristina de Oliveira; CASSOL, Marlei Pereira. Tutoria como espaço de interação em educação a distânciaRevista Diálogo Educacional, vol. 4, núm. 13, p. 79-89, set.-dez 2004.

TECCHIO, Edivandro L. et al. Competências fundamentais ao tutor de ensino a distânciaColabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, Vol. 6, No 21, 2009.

VARGAS, Maria Eugenia Silva. Análise da nomenclatura em EAD: professor x tutor15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Fortaleza, 27 a 30 de setembro de 2009.

VEDOVE, Juliana Cereda Dale; CAMARGO, Rosi Teresinha Munaretti de.A influência da empatia na relação tutor-alunoRevista Intersaberes, ano 3 n. 6, p. 155-165, jul-dez 2008.

VÉRAS, Sonia Carvalho Leme Moura. O tutor como coadjuvante no processo de aquisição de conhecimentoTE em Revista, v. 1, n. 1, p. 55-72, jan/dez. 2007.

VIGNERON, Jacques. Formação do docente em EAD. In BARIAN PERROTTI, E. M.; VIGNERON, J. Novas Tecnologias no contexto educacional: reflexões e relatos de experiências. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2003.

VILARINHO, Lúcia Regina Goulart; CABANAS, Maria Inmaculada Chao.Educação a Distância (EAD): o tutor na visão de tutoresEducação, v. 33, n. 3, p. 481-494, set./dez. 2008.

WEIDUSCHAT, Iris. O Papel da Tutoria na Ead: Organizar e Dirigir Situações de Aprendizagem. UDESC, Santa Catarina, 2002.

ZIVIANI, Nilvania Aparecida Spressola. Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EAD. Dissertação de mestrado em Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento, São Carlos, USP, 2010. 

Fonte:  http://blog.midiaseducacao.com/2012/06/bibliografia-on-line-tutoria-em-ead.html

Nenhum comentário: