Este seminário busca proporcionar ao conjunto dos docentes, pesquisadores e alunos, da EPSJV e de outras instituições de ensino e pesquisa, uma reflexão mais sistematizada sobre as concepções e usos das tecnologias de informação e comunicação no campo da educação e, mais especificamente, as possibilidades e desafios de sua incorporação na Educação Profissional em Saúde.
O desenvolvimento técnico-científico ocorrido a partir da segunda metade do século XX trouxe profundos impactos no modo de organização da sociedade capitalista moderna, impactos que atingem desde a estruturação do mundo do trabalho até os processos de subjetivação humana. A tecnologia torna-se, assim, uma manifestação da racionalidade instrumental, pautada na eficácia e eficiência da expansão do valor, dos padrões de consumo dominantes e da lógica do controle social.
No entanto, não existe tecnologia sem pensamento e ação humana. Os homens são fatores de tecnologia, inventam as máquinas, fazem as manutenções necessárias e participam de grupos sociais que definem as formas de aplicação e de utilização das invenções tecnológicas. Deste modo, a relação entre educação, tecnologia e técnicas de produção deve ser compreendida não como um processo naturalizado, mas como fruto de processos histórico-sociais que podem gerar tanto a abundância como a escassez, tanto a liberdade como autoritarismo.
Diante deste quadro, o Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde da EPSJV promove este seminário a fim de levantar possibilidades de potencialização da relação tecnologia, educação e saúde no sentido da valorização dos processos de formação humana como práxis da liberdade, como autonomia do indivíduo e da coletividade, como consolidação de uma subjetividade crítica capaz inclusive de imaginar outras formas de sociabilidade para além do capital.
O desafio que se coloca é o de como tornar orgânica a relação entre ensino e pesquisa, de modo a ir além de uma visão instrumental da tecnologia, ou mesmo de uma visão conteudista de educação, a fim de superar a naturalização da pedagogia iluminista e autoritária tão presente em nossa formação e em nossa práxis docente, levando em consideração novas práticas de linguagem e de processos de produção coletiva do conhecimento por parte dos professores-pesquisadores e dos alunos.
Assim, a programação do seminário inicia-se com uma discussão mais ampla sobre a Tecnologia Educacional, ou as Tecnologias Educacionais, e a produção de sentidos a respeito destas na contemporaneidade. Ampliando o conceito, discutiremos duas experiências em educação audiovisual: como estratégia para revitalizar o cotidiano escolar, e como possibilidade de crítica da imagem e exercício da autoria na Educação Profissional em Saúde. Essa discussão é seguida de reflexões sobre a hegemonia da substituição tecnológica resultante de políticas de Educação a Distância e sobre o desenvolvimento dessa modalidade de ensino na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Fechando o seminário, debateremos o livro didático na política curricular contemporânea, buscando compreender a disputa de sentidos engendrada nos diferentes contextos de produção da política e analisar o livro didático como currículo escrito e suas relações com os conceitos de cultura e diferença, dando destaque à linguagem na construção do gênero didático, seu caráter heterogêneo, híbrido e mediador.
Programação
Dia 06/11, quarta-feira
09h às 09h30
Recepção e Credenciamento
Recepção e Credenciamento
09h30 às 10h
Mesa de Abertura
Mesa de Abertura
10h às 12h
Mesa 1: Tecnologias e Tecnologias educacionais
Mesa 1: Tecnologias e Tecnologias educacionais
- Tecnologia Educacional e tecnologias educacionais: algumas distinções
Francisco Lobo Neto (EPSJV/Fiocruz) - Tecnologia e produção de sentidos na sociedade contemporânea
Roberta Lobo (UFRRJ)
14h às 16h30
Mesa 2: Na grande angular: ampliando o conceito de tecnologias educacionais
Mesa 2: Na grande angular: ampliando o conceito de tecnologias educacionais
- Educação Audiovisual como estratégia para revitalizar o cotidiano escolar
Moira Toledo Cirello (FAAP-SP) - Educação audiovisual na Educação Profissional em Saúde: a experiência do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde
Cynthia Dias e Gregório Albuquerque (EPSJV/Fiocruz)
Dia 07/11, quinta-feira
09h30 às 12h
Mesa 3: Educação à distância: concepções, espaços e políticas
Mesa 3: Educação à distância: concepções, espaços e políticas
- Políticas de EAD e de incorporação educacional das tecnologias: a hegemonia da substituição tecnológica
Raquel Goulart Barreto (UERJ) - A EAD na Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Sandra Terezinha Urbanetz (IFPR)
14h às 16h30
Mesa 4: O Livro Didático: linguagens e discursos
Mesa 4: O Livro Didático: linguagens e discursos
- O Livro Didático nas Políticas de Currículo
Rita de Cássia Frangella (PROPED/UERJ) - O Livro Didático no Ensino de Ciências
Isabel Martins (NUTES/UFRJ)
Isabel Martins e Rita Frangella: O Livro Didático: linguagens e discursos (7/11)
A mesa que começa agora às 14h tem como componentes Rita Frangella e Isabel Martins, e vai discutir o Livro Didático a partir de uma persepctiva de currículo e focando nos livros de Ciências. Para acessar a transmissão ao vivo, clique neste link.
Rita tem Mestrado (2002) e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, do Programa de Pós-graduação em Educação – Proped. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo, políticas curriculares e educação infantil. Desenvolve pesquisas na área de currículo e formação de professores. É chefe do Departamento de Estudos Aplicados a Educação da Faculdade de Educação da UERJ e vice-coordenadora do GT- Currículo da Anped no biênio 2012-13.
É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, PROCIENTISTA/UERJ. Membro da Associação Brasileira de Currículo, na qual integra a comissão de publicação na atual gestão (2012-2014). Desenvolve pesquisas que focalizam a análise de políticas curriculares na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e as relações estabelecidas pelos professores na produção dessas, a partir de uma abordagem do currículo como enunciação cultural, com financiamento pelo CNPq e FAPERJ. Mais ver em http://www.curriculo-febf.pro.br ouhttp://www.curriculo-uerj.pro.br.
Clique aqui para conhecer o artigo de Rita “ESSA É SUA PASTA E SUA TURMA” – INSERÇÃO DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES CURRICULARES, publicado na revista e-Curriculum em 2013.
Isabel Martins é Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) da UFRJ entre 2003 e 2008 e editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -RBPEC (2005-2010). Foi membro do Comitê Assessor da área de Educação do CNPq entre 2009 e 2013. Atualmente é professora associada IV do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, editora da revista eletrônica Ciência em Tela, lead editor do periódico Cultural Studies in Science Education (Springer) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências (ABRAPEC).
Atua no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, orientando bolsistas de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica e coordenando de projetos de pesquisa em rede, nacional e internacional, financiados pelo CNPq, FAPERJ, CAPES e Programa Quadro 7 da União Europeia. Tem ministrado palestras e conferências plenárias convidadas em eventos científicos nacionais e internacionais em diversos países da Europa e América Latina, organizado eventos científicos (VIII ENPEC, IX EPEF, entre outros), servido nos conselhos editoriais de diferentes periódicos da área (Science Education (Wiley), Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação, entre outros). Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre linguagens e educação em ciências, com especial referência para estudos acerca de processos de produção, circulação e recepção discursiva em espaços de educação e divulgação científica.
Publicações recentes incluem análises de livros didáticos de ciências, do papel de imagens na educação e comunicação científica, e dos processos de apropriação discursiva de discursos curriculares e de pesquisa em educação em ciências em contextos educacionais identificados com práticas promotoras do letramento científico. Clique aqui para acessar o livro organizado por Isabel em conjunto com Guaracira Gouvêa e Rita Vilanova, ” O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula.”
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