quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Facebook: Espaço social ou ferramenta pedagógica?





E se a atualização do Facebook for um comentário sobre aquela matéria que você está estudando? Basta clicar, ler e responder. Não precisa logar em nenhum sistema diferente, ficar gerenciando e-mails ou ficar na expectativa de quando os colegas vão entrar no sistema para colaborar no curso.

Só essa situação já poderia transformar o Facebook em uma ferramenta pedagógica. Os alunos iriam adorar.

Mas agora como professor, vamos pensar nos benefícios:




 - A maioria dos alunos já conhece o sistema;
- Os alunos vão poder colaborar com os colegas com um “comentário”;
- Os materiais e comentários podem ser avaliados com um “curtir”;
- É possível ver quais alunos visualizaram as publicações;
- É possível responder as postagens a qualquer momento, seja via internet, ou através de aplicativos para celulares ou tablets;
- É possível fazer um chat com todos os alunos ao mesmo tempo que fica disponível no histórico de todos eles, até daqueles que não estavam online naquele momento.

Enfim. Se um levantamento fosse feito, as possibilidades dentro dessa ferramenta para uso em atividades com alunos seriam inúmeras.

A ação tem que ser planejada, onde o professor estabelece metas para não deixar as coisas irem acontecendo. O uso da rede social deve ser bem pensado. Esse benefícios, na verdade, são objetivos sendo enumerados.

O recurso mais utilizado são os grupos do Facebook, que possuem recursos como espaço para publicação de arquivos, enquetes, eventos, atualizações personalizadas com o nome do grupo, possibilidade de tornar o grupo fechado, aberto ou secreto.

Cada turma pode ter o seu próprio grupo, sendo que a administração pode ser compartilhada com representantes de turma.

Agora pensando em personalização de atendimento ao aluno, avalio como é muito importante o fato de conseguir marcar o aluno com um simples @ . 


Não são mais respostas genéricas. Nem aluno e nem professor ficam na expectativa pela possível resposta. 

Quando a resposta for para O ALUNO ou a pergunta for para O PROFESSOR - e vice-versa, a rede social no permite um singelo e único: “vc foi citado” ou “vc foi marcado” em uma publicação. Aluno e professor deixam de ser só mais um e começam um caminhar ao ponto mais alto da educação: 
O DIÁLOGO!

E você? Imagina interagir com seus alunos utilizando uma rede social?

Fonte: http://aprendendocomtecnologia.blogspot.com.br/2013/11/facebook-espaco-social-ou-ferramenta.html

Nenhum comentário: