sábado, 23 de novembro de 2013

Professor Moderno ou Conectado?


Quando recebemos o artigo do Bruno tivemos a sensação de estar no caminho certo. Cobramos de nós mesmos, e muito, a leitura e publicação do trabalho dele, mas como sem ler, sem ver o que ele nos trazia de novos conhecimentos a partir de sua experiência vivida dentro de sala de aula.

E algumas palavras como PLANEJAMENTO ficaram muito fortes no texto, mostrando que o trabalho todo depende de reestruturação de formatos, de planos, de propostas e de ações. E mais, trouxe para nós reflexões como que:

 "Não se trata, portanto, apenas da reflexão sobre o uso das tecnologias da comunicação e da informação na escola, mas de um conjunto de ações voltadas a criar e fortalecer espaços de aprendizagem e de comunicação que ultrapassem a sala de aula e as grandes mídias, e possam transformar o aluno em sujeito produtor de conhecimento." ***
E essa reflexão remeteu a uma matéria lida no site da EXAMTIME falando sobre as “Profissões do Futuro: 10 Novidades e o que Estudar para Elas”, mais especificamente sobre o “Profissional em Hackschooling”, podendo ser definido como a:
 “Figura é de um Professor Moderno que incentiva seus alunos a explorar e experimentar as possibilidades do mundo e tecnologias em vez de seguir os caminhos tradicionais de educação. "*
E o tempo todo o pensamento ficou indo e voltando sobre como a matéria elenca características tão presente no trabalho que foi estruturado sobre o uso do Facebook nas aulas de Sociologia relatado em “O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE”**, que levantou informações bastante relevantes sobre os jovens e o uso da internet:

 "Segundo dados do IBGE (2013), 74,1% dos jovens de 15 a 17 fazem uso da internet e redes sociais. Percebe-se que para eles as relações estabelecidas no campo do virtual tem a mesma – e por que não dizer maior – importância que suas relações pessoais fora do ciberespaço."***
E tudo isso leva a pensar em uma questão: a MUDANÇA DE POSTURA que deve ser adotada pelo educador a frente da sala, mas também pelo aluno que vai experimentar uma nova sensação dentro da sala de aula, que é ESTRANHEZA DE USO DO FACEBOOK.

Aquele espaço que era destinado a falar com os amigos, publicar conteúdos e se divertir com aplicativos de jogos, agora poderá se tornar um espaço que complementa os estudos, que você pode conversar livremente com os colegas sobre o conteúdo, perguntar, responder, interagir e colaborar. Esses verbos todos dentro da sala de aula convencional ainda são muito difíceis de conjugar!

Os papeis precisam ser repensados e Pierre Lévy dizia em 1999 que:

 “O papel do professor também precisa ser repensado. Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento. O professor torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos que estão à seu encargo. Sua atividade será centrada no acompanhamento e na gestão das aprendizagens: o incitamento à troca dos saberes, a mediação relacional e simbólica, a pilotagem personalizada dos percursos de aprendizagem etc. (p. 171)"***
Professor e aluno cada dia mais CRIATIVOS. Os espaços virtuais de estudo estão se multiplicando. Cursos livre online, graduações, pós-graduações, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) cada dia mais presente nos cursos. Mas daí, alguém enxerga além, vendo que não são precisos novos recursos, mas talvez aproveitar e potencializar aqueles que já estão no nosso dia a dia.

 "As redes sociais virtuais (...) contribuem para a mobilização de saberes, o reconhecimento de diferentes identidades e a articulação dos pensamentos que compõem a coletividade."***

E você, tem novas ideias como será o professor do amanhã?

Fontes de Referência:

*http://www.examtime.com.br/profissoes-do-futuro/

**Artigo de Bruno dos Santos Joaquim disponível no AQUI

***Trecho do artigo de Bruno dos Santos Joaquim

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