A infinidade de domínios que surgem diariamente deixa a internet cada vez
mais abarrotada de opções. Nas redes sociais, a disputa pela atenção do leitor
é tão acirrada que o Facebook recentemente reorganizou seus algoritmos
para filtrar o conteúdo e balancear a quantidade de atualizações nas timelines.
Diante da dificuldade de atrair o público nas plataformas digitais, a empresa
de internet Incomedia listou 11 práticas que podem ajudar a dar relevância à
sua página.
mais abarrotada de opções. Nas redes sociais, a disputa pela atenção do leitor
é tão acirrada que o Facebook recentemente reorganizou seus algoritmos
para filtrar o conteúdo e balancear a quantidade de atualizações nas timelines.
Diante da dificuldade de atrair o público nas plataformas digitais, a empresa
de internet Incomedia listou 11 práticas que podem ajudar a dar relevância à
sua página.
1. Melhorar o design: O aspecto visual de um site deve cumprir duas
funções essenciais: ser atraente e ao mesmo tempo funcional. Para
isso, é recomendável não usar cores estridentes, recorrer a um
tamanho de fonte adequado para a leitura e optar por um design
elegante. Com relação ao seu funcionamento, os visitantes devem
poder encontrar o que lhes foi prometido facilmente.
funções essenciais: ser atraente e ao mesmo tempo funcional. Para
isso, é recomendável não usar cores estridentes, recorrer a um
tamanho de fonte adequado para a leitura e optar por um design
elegante. Com relação ao seu funcionamento, os visitantes devem
poder encontrar o que lhes foi prometido facilmente.
2. Otimizar o posicionamento do site (SEO): O usuário deve definir
as 10 primeiras palavras-chave pelas quais quer que sua página
online seja encontrada nos buscadores, tendo em consideração as
práticas da concorrência e alternativas de diferenciação. Depois, é
recomendável incluir as descrições das páginas e também os seus
títulos com informaões relevantes sobre o que o site oferece. O
Google, por exemplo, conta com ferramentas como o Analytics,
que ajuda a obter estatísticas detalhadas sobre o tráfego. Melhorar
o SEO de um site é uma tarefa que abrange muitos aspectos e está
em constante evolução, portanto, é importante estar sempre
atualizado com relação às novidades.
as 10 primeiras palavras-chave pelas quais quer que sua página
online seja encontrada nos buscadores, tendo em consideração as
práticas da concorrência e alternativas de diferenciação. Depois, é
recomendável incluir as descrições das páginas e também os seus
títulos com informaões relevantes sobre o que o site oferece. O
Google, por exemplo, conta com ferramentas como o Analytics,
que ajuda a obter estatísticas detalhadas sobre o tráfego. Melhorar
o SEO de um site é uma tarefa que abrange muitos aspectos e está
em constante evolução, portanto, é importante estar sempre
atualizado com relação às novidades.
3. Adaptar o site para dispositivos móveis: Se um site não pode ser
visualizado corretamente através de um smartphone ou tablet,
com certeza perderá visitas.
visualizado corretamente através de um smartphone ou tablet,
com certeza perderá visitas.
4. Otimizar a navegação: É recomendável a criação de um mapa do
site porque isto facilita que a informação e conteúdo contidos
nele sejam encontradas tanto pelos visitantes quanto pelos motores
de pesquisa. Incluir um campo de pesquisa pode ajudar em questões
mais específicas.
site porque isto facilita que a informação e conteúdo contidos
nele sejam encontradas tanto pelos visitantes quanto pelos motores
de pesquisa. Incluir um campo de pesquisa pode ajudar em questões
mais específicas.
5. Atualizar o conteúdo: Para chamar a atenção de um visitante e
conseguir que ele volte a visitá-lo, é importante oferecer algum tipo
de novidade frequente. Uma página web não pode ficar estática e
parada no tempo. É importante pensar como redator, anotando
ideias que podem ser originais, divulgando ocasiões especiais ou
notícias que valem a pena destacar e realizar atualizações sempre.
conseguir que ele volte a visitá-lo, é importante oferecer algum tipo
de novidade frequente. Uma página web não pode ficar estática e
parada no tempo. É importante pensar como redator, anotando
ideias que podem ser originais, divulgando ocasiões especiais ou
notícias que valem a pena destacar e realizar atualizações sempre.
6. Redes sociais: São os canais ideais para compartilhar as atualizações
e interagir com o público. Com isto, favorece-se o posicionamento
de uma página e pode-se conhecer a opinião da audiência com relação
a uma marca, produto ou serviço.
e interagir com o público. Com isto, favorece-se o posicionamento
de uma página e pode-se conhecer a opinião da audiência com relação
a uma marca, produto ou serviço.
7. Diminuir o tempo de carregamento do site: Este aspecto é
fundamental, tanto para usabilidade quanto para os motores de
busca, que consideram este fator muito relevante para
determinar o posicionamento das páginas. Uma boa estratégia é não
abusar de elementos multimídia, utilizar sistemas de cache (para
reduzir a largura de banda consumida e tempo de download) e
eliminar complementos que não estão sendo usados.
fundamental, tanto para usabilidade quanto para os motores de
busca, que consideram este fator muito relevante para
determinar o posicionamento das páginas. Uma boa estratégia é não
abusar de elementos multimídia, utilizar sistemas de cache (para
reduzir a largura de banda consumida e tempo de download) e
eliminar complementos que não estão sendo usados.
8. Plano de marketing: Para que os visitantes se tornem clientes, é
importante definir objetivos, estratégias e ferramentas que se usará
para isso. É essencial planejar as ações que serão realizadas (por
exemplo: ofertas, mailings informativos ou qualquer tipo de promoção),
definir orçamento e agendar no calendário o tempo a ser reservado para
executá-las.
importante definir objetivos, estratégias e ferramentas que se usará
para isso. É essencial planejar as ações que serão realizadas (por
exemplo: ofertas, mailings informativos ou qualquer tipo de promoção),
definir orçamento e agendar no calendário o tempo a ser reservado para
executá-las.
9. Contato: Os visitantes agradecem quando encontram espaços
claramente identificados para se expressarem, solicitar mais
informação e avaliar o conteúdo publicado.
claramente identificados para se expressarem, solicitar mais
informação e avaliar o conteúdo publicado.
10. Personalizar a página de erro: É possível modificar a página
padrão de erro 404 por uma mensagem no idioma local. Também
pode-se redirecionar o visitante para uma página determinada
automaticamente e incluir um link para a página principal do site,
para que o visitante possa continuar navegando normalmente.
padrão de erro 404 por uma mensagem no idioma local. Também
pode-se redirecionar o visitante para uma página determinada
automaticamente e incluir um link para a página principal do site,
para que o visitante possa continuar navegando normalmente.
11. Conteúdo multimídia: Este tipo de recurso atrai a atenção do
público, por isso vale a pena publicar fotografias e vídeos do YouTube
ou Vimeo que podem interessar aos visitantes. Identificar os tópicos e
principais interesses da audiência facilita a tomada de decisões com
base em suas preferências.
público, por isso vale a pena publicar fotografias e vídeos do YouTube
ou Vimeo que podem interessar aos visitantes. Identificar os tópicos e
principais interesses da audiência facilita a tomada de decisões com
base em suas preferências.
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/confira-11-dicas-para-ganhar-audiencia
-na-internet/39764
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