segunda-feira, 24 de março de 2014

A Escola Entre Mídias: Linguagens e Usos

Por 1.Consultora em Gestão de Informação & Memória Institucional 2.Curadora de Conteúdos 3. Docente e Conteudista EaD
Ideias e Caminhos, a nova série da MultiRio, apresenta dicas práticas de utilização de vários materiais audiovisuais como apoio na sala de aula. Ideias e Caminhos sugere estratégias para um aproveitamento mais crítico e criativo das mídias, bem além da abordagem teórica convencional.
Uma conversa com o professor sobre os impactos das mídias nas formas de aprender, ensinar e conviver, que instiga para um “fazer diferente” na sala de aula, por meio da apropriação crítica das linguagens contemporâneas, do uso dos produtos da MultiRio e das sugestões de atividades criativas com os recursos tecnológicos.
Nesta página você tem acesso às sinopses, aos vídeos e a um banco de ideias com sugestões de atividades para uso em sala de aula. 

Uma conversa com o professor sobre os impactos das mídias nas formas de aprender, ensinar e conviver, que instiga para um “fazer diferente” na sala de aula, por meio da apropriação crítica das linguagens contemporâneas, do uso dos produtos da MultiRio e das sugestões de atividades criativas com os recursos tecnológicos.
Nesta página você tem acesso às sinopses, aos vídeos e a um banco de ideias com sugestões de atividades para uso em sala de aula.

A história da comunicação

Uma viagem pela história da comunicação, tendo como destino final os recentes aparatos tecnológicos e suas relações com o cotidiano escolar.

Competências comunicativas

As práticas pedagógicas que auxiliam no desenvolvendo das competências comunicativas exigidas na sociedade contemporânea.

O jogo da comunicação

A sala de aula como ambiente privilegiado de comunicação e o impacto dos diversos modelos de interação na prática pedagógica.

Lendo imagens

A apropriação dos elementos e estrutura da linguagem visual nas atividades pedagógicas de leitura e expressão por meio da imagem.

Lendo sons

A apropriação dos elementos e estrutura da linguagem sonora nas atividades pedagógicas de leitura e expressão por meio do som.

Lendo audiovisuais

A apropriação dos elementos e estrutura da linguagem audiovisual nas atividades pedagógicas de leitura e expressão por meio do vídeo.

Planejando o uso das mídias

Os orientadores que auxiliam na elaboração de atividades pedagógicas com a utilização dos meios tecnológicos.

Utilizando o vídeo

Sugestão de Roteiro de Atividades de “Álbum Digital” a partir do uso do audiovisual.
Banco de ideias
  • Álbum Digital.

Utilizando as redes sociais

Sugestão de Roteiro de Atividades de “Gincana Virtual” a partir do uso de ambientes interativos.
Banco de ideias
  • Gincana Virtual.

Utilizando as publicações

Sugestão de Roteiro de Atividades de “Jornal Mural” a partir do conceito de diagramação.
Banco de ideias
  • Jornal Mural.

Utilizando o áudio

Sugestão de Roteiro de Atividades de “Radionovela” a partir da análise de programa de WebRádio.
Banco de ideias
  • Radionovela.

Pesquisando pela internet

Sugestão de Roteiro de Atividades de “Enquete on-line” a partir dos critérios de pesquisa pela internet.
Banco de ideias
  • Radionovela.
"(...) aprenderemos mais integrando os conteúdos e as habilidades; a lógica e o afeto; o sensorial, o emocional e o racional; o passado e o presente. Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos. Aprendemos quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido. Aprendemos mais facilmente quando percebemos o objetivo, a utilidade de algo, quando nos traz vantagens perceptíveis." José Manuel Moran"








Fonte: http://www.linkedin.com/groupItem?srchtype=discussedNews&trk=eml-anet_dig-b_pd-ttl-cn&gid=2918532&view=&ut=1dIbgR4BVKXS81&item=5852361417339985923&type=member&fromEmail=

Fonte: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php?option=com_mrideiascaminhos&view=mrideiascaminhos&layout=escolaentremidias&Itemid=461

    Nenhum comentário: