No atual modelo de ensino, o professor dá o método de estudar e os alunos o fazem. No modelo que proponho é o contrário, eles é que criam o método", diz Sugata Mitra, educador
Por Patricia Bernal
As novas gerações são conectadas 24h por dia. Como usar isso em proveito da educação?
Para Sugata Mitra, um dos maiores especialistas em tecnologia educacional do mundo, o uso da web nas salas de aula só será eficiente quando o conteúdo pedagógico for apresentado de forma atraente. No modelo que ele propõe, os alunos trazem boa parte do conteúdo e os professores fazem o papel de mediadores do conhecimento.
Tudo o que é novo desperta a curiosidade? Depende. Se a novidade for um conteúdo obrigatório, como é o caso das disciplinas escolares, será preciso ativar o interesse dos estudantes, provocar o desconhecido, e permitir, definitivamente, a utilização da ferramenta de que eles mais entendem (e veneram): a tecnologia. Quem sugere isso é o indiano Sugata Mitra, professor na Universidade de Newcastle e docente visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Em visita ao Brasil, neste ano, o especialista reforçou o sucesso de suas pesquisas e experiências no projeto Hole in the Wall, fomentou novas ideias sobre a aplicação da tecnologia no ensino escolar - tema que tem gerado discussões no mundo todo quanto a sua eficiência - e delineou o novo papel do aluno e do professor na educação no século XXI.
Tudo sobre Tecnologia Como aproveitar a tecnologia na Educação? Dicas e orientações para tirar o melhor da internet - com segurança |
Para ler, clique nos itens abaixo:
- Para a geração conectada
- Facilitador virtual
- Destilar informações
- Pedras no caminho
- No Brasil
- Buraco na parede
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-renovar-educacao-696588.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_educar
Nenhum comentário:
Postar um comentário