segunda-feira, 24 de março de 2014

Mindmeister– Inove na criação de mapas mentais.

Quer iniciar a discussão de um novo tema na sua aula? Quer que os alunos participem e se envolvam na discussão? Uma das possibilidades passa por construir um mapa mental com os seus alunos.  E nada melhor do que recorrer a uma das muitas ferramentas online disponíveis para o efeito, neste artigo destacamos a ferramenta mindmeister.  
O mindmeister é sem dúvida uma mais-valia quando pretendemos criar um mapa mental. É uma ferramenta muito intuitiva e fácil de utilizar, mesmo para utilizadores pouco experientes na utilização das novas tecnologias. O plano gratuito da aplicação permite-nos criar um máximo de 3 mapas mentais directamente no browser.
A aplicação permite a utilização de cores, icons e tipos de letra diversificados na construção dos mapas bem como associar algumas notas, hiperligações e ficheiros a cada uma das ideias apresentadas. Outra das características mais relevantes da aplicação passa pela possibilidade de convidar outros utilizadores a trabalhar no mapa mental em simultâneo e em caso de necessidade é possível visualizar o histórico das alterações efetuadas e repor uma versão mais antiga.
Se quiser perceber melhor o que são mapas mentais e quais as suas potencialidades, sugiro que o leitor aproveite o facto de o IPL (Instituto Politécnico de Leiria) disponibilizar um curso gratuito online sobre está temática, onde também é apresentado e explicado como funciona a aplicação mindmeister.
Caso não tenha possibilidade de frequentar o curso pode sempre consultar no youtube os vídeos utilizados durante o curso.
Fonte:http://ferramentaseducativas.com/index.php/aplicacoes/online/105-mindmeister-inove-na-criacao-de-mapas-mentais 

Nenhum comentário: