segunda-feira, 29 de junho de 2015

SnackTools - O seu canivete Suiço Educativo

Neste artigo não vamos apresentar apenas uma ferramenta educativa, mas um portal que nos disponibiliza um conjunto de aplicações com grande potencial. O SnackTools é um portal que nos apresenta inúmeras ferramentas que vamos apresentar de seguida evidenciando sempre as suas potencialidades educativas.
 

Na versão genérica e gratuita, permite agregar os seus documentos em pdf na forma de um livro facilitando a partilha online com outros utilizadores através de uma hiperligação ou das redes sociais.
A boa notícia é que existe uma versão educacional desta ferramenta o FlipSnackedu, que na sua versão gratuita permite criar/gerir uma turma de 10 alunos, permitindo a partilha e classificação conteúdos elaborados pelos alunos. 
Apesar de ser relativamente acessível a partilha de conteúdos e a gestão dos grupos, o facto de a plataforma estar em inglês pode ser um pequeno entrave para quem não se sinta tão à vontade com a língua.
Ainda assim consideramos que é uma ferramenta que vale a pena explorar. Os conteúdos podem ser partilhados com um ou mais alunos bem como nas redes sociais mais utilizadas atualmente. Existe também a possibilidade de partilha do recurso através um link.
Porque utilizar o flipsnack em contexto educativo:
  • Permite apresentar conteúdos em vários formatos (Video, audio, imagens, texto,...)
  • Possui diversos modelos de “revistas” muito apelativos e versáteis.
  • Permite adicionar inúmeras formas e figuras à apresentação.
  • É acessível através de diversas plataformas: computador; smartphones; ipads; tablets…
Outra ferramenta que pertence ao “pacote” do SnackTools é o photosnack que na sua versão gratuita permite criar álbuns/apresentações de um máximo de 15 fotografias/imagens que podem ser partilhadas de diversas formas. Os modelos disponíveis são muito diversificados, permitindo inclusive adicionar som à apresentação.
Apesar das suas limitações pode ser utilizado de uma forma muito intuitiva por professores para como complemento à apresentação de um tema ou por alunos na elaboração de um trabalho.
podsnack na sua versão gratuita permite criar playlists com um máximo de 5 músicas com uma grande qualidade. O que consideramos ser o suficiente para apresentar conteúdos a abordar de uma forma diferente e apelativa.
Outra das suas caraterísticas positivas é a possibilidade de disponibilizar os conteúdos produzidos numa grande variedade de plataformas. Não esquecendo também a facilidade de utilização, permitindo que qualquer utilizador crie as suas playlists sem grandes dificuldades.
Consideramos que o tubesnacké outra das ferramentas com grandes potencialidades educativas, uma vez que permite agregar um conjunto de vídeos (youtube, facebook,...) sobre um determinado assunto e apresenta-los como se de uma playlist se tratasse. Ao utilizar esta ferramenta podemos de uma forma muito fácil, intuitiva e segura apresentar um conjunto de vídeos ao nossos alunos, não os expondo a distrações desnecessárias como seja os restantes vídeos que são apresentados quando partilhamos um vídeo de uma plataforma como o youtube.
Pollsnack é a ferramenta ideal para realizar questionários/inquéritos online de uma forma rápida e intuitiva, com a particularidade de apresentar os resultados em tempo real.
Com o Pollsnack podemos:
  • Aplicar modelos apelativos aos questionários.
  • Criar questionários em português.
  • Embeber os questionários numa plataforma (blog, moodle, ...).
  • Guardar os resultados do inquérito.
  • Exportar informação (CSV)
slidesnack é uma ferramenta que permite transformar o seu documento em pdf numa apresentação original e atrativa em apenas 3 passos. Pode utilizar esta aplicação para dar uma nova vida à sua antiga apresentação powerpoint, documento do word…, basta converte-lo para pdf, enviar para a plataforma, escolher um modelo que se ajuste ao seu público-alvo.
Mas na nossa opinião a grande mais valia desta aplicação e que poderá ter grande aplicação prática em contexto educativo é o facto de ser possível é a possibilidade de podermos explicar ou fazer pequenas observações associando um comentário áudio à medida que a apresentação é executada. Para esse efeito basta clicar num pequeno botão no topo da página chamado New slidecast que imediatamente ativa as funcionalidades de gravação. Permitindo que grave os seus comentários à medida que a apresentação avança.
Depois de concluída a apresentação a sua partilha também é extremamente fácil, utilizando as redes sociais, partilhando diretamente no youtube ou fornecendo um link para download.
Será de referir que SnackTools possui mais ferramentas que podem eventualmente ter algum potencial educativo, mas quisemos destacar aquelas cujo potencial era mais evidente.
 Fonte: http://ferramentaseducativas.com/index.php/aplicacoes/online/110-snacktools-o-seu-canivete-suico-educativo

Nenhum comentário: