sexta-feira, 13 de maio de 2011

Guia Facebook para Educadores


Disponivel em:http://www.midiassociais.net/2011/05/guia-facebook-para-educadores/?utm_content=backtype-tweetcount&utm_medium=bt.io-twitter&utm_source=twitter.com


O Facebook lança essa semana o Guia Facebook para Educadores – um material gratuito e fácil de baixar que ajudará professores do mundo todo a entenderem e aproveitarem a mídia social na sala de aula. http://facebookforeducators.org/. O guia foi escrito pela especialista em educação Linda Fogg Phillips, pelo mestre Derek Baird e pelo Dr. BJ Fogg. Abaixo Linda Fogg Phillips fala sobre como as mídias sociais podem ajudar na sala de aula.

P: Por que há a necessidade desse tipo de guia para professores?

R: O Facebook influencia todos os aspectos da sociedade, incluindo a educação. Os professores estão reconhecendo que precisam ter um melhor entendimento sobre o Facebook e utilizá-lo de forma positiva e produtiva para apoiar a educação dos alunos do século 21.

P: Quais são os pontos mais importantes sobre a mídia social que os professores devem saber?

R: O ponto mais importante que os professores devem saber a respeito da mídia social é que ela está mudando a maneira como nos comunicamos e interagimos de uma forma inédita. Os professores precisam conhecer e entender essa tecnologia para que sejam capazes de atender às necessidades educacionais dos alunos de hoje. Também precisam saber ensinar e estimular seus alunos a serem bons “cidadãos digitais”.
P: Muitos professores querem manter seu próprio espaço pessoal no Facebook, mas também têm interesse na mídia social como uma ferramenta para o aprendizado. Há uma forma de manter seu próprio espaço e usar a ferramenta para fins educativos?

R: Os professores podem manter sua privacidade e interagir profissionalmente com seus alunos utilizando os grupos e as páginas, sem a necessidade de se tornarem amigos dos alunos. Também é importante que definam suas configurações de forma a refletirem o nível de privacidade desejado.

P: Como os professores estão utilizando, de maneira positiva, o Facebook e a mídia social na sala de aula?

R: Os professores que entendem que uma das ferramentas mais poderosas para o ensino é também um meio que promove o entusiasmo pelo aprendizado têm grande capacidade de engajar seus alunos em uma experiência de aprendizado ativa. Alguns professores estão usando o Facebook como uma ferramenta para apoiar discussões em classe, ampliar a conscientização de eventos e causas, estimular a colaboração entre os alunos e encorajar “o aprendizado além da sala de aula”. Alguns também oferecem aos alunos a oportunidade de receberem feedback e informações vindas de seus pares. Isso sem falar da possibilidade de ministrarem aulas virtuais, móveis e mediante solicitação.

P: Como os professores podem participar da elaboração da política de mídia social de sua escola?

R: Acima de tudo, os professores precisam ter um bom entendimento da mídia social, incluindo seus benefícios e riscos, para que possam desenvolver uma política de mídia social adequada para a escola. Com esse entendimento, professores e administradores podem realizar discussões regulares para elaborarem uma política de mídia social capaz de apoiar as metas sociais, emocionais e acadêmicas de sua respectiva instituição de ensino. As políticas de mídia social das escolas devem ser revisadas com frequência.

P: Você criou um website, o FacebookForEducators.org, que acompanha o guia. O que os professores encontrarão lá?

R: O FacebookForEducators.org foi desenvolvido para oferecer aos professores informações atualizadas sobre o Facebook, além de conteúdo sobre como utilizar essa mídia como uma ferramenta de suporte para a educação. Os professores encontrarão tutoriais fáceis de entender, informações mais detalhadas e dicas e ideias criativas sobre o uso do Facebook na educação. O site também oferece acesso direto a especialistas nesse campo emergente e que muda rapidamente.

Nenhum comentário: