sábado, 19 de novembro de 2011

Crianças que usam redes sociais têm duas vezes mais experiências negativas online

Pesquisa da Symantec revela os riscos e hábitos de crianças e pais na Internet
Por Rubens Haruo Eishima



O uso da Internet por crianças ainda é um assunto polêmico, enquanto alguns pais deixam que seus filhos acessem livremente a net, outros ainda têm receio dos riscos aos quais seus filhos se expõem na rede. Um relatório da Symantec ajudou a revelar como se comportam e como pensam pais e filhos.

A pesquisa feita em 24 países com 9.888 entrevistados - 2.956 pais, 4.553 crianças e adolescentes e 2.379 professores - traz números inesperados e outros um pouco otimistas demais, como o de que 95% dos pais sabem o que seus filhos veem online.

Quase metade dos pais entrevistados que tem filhos que fazem compras online afirmaram que permitem que seus filhos usem seu cartão nessas compras, dentro desse grupo, 30% afirmaram que seu filho já usou o cartão sem o consentimento dos pais. E 23% deles disseram que seu filho já fez compras com gastos excessivos.

Apesar da maioria esmagadora dos pais acreditar que sabem o que seus filhos fazem na Internet, 17% dos filhos acham que seus pais não sabem o que eles fazem na rede. Por exemplo, 12% deles admitem acessar sites adultos longe da vista dos pais. Entre os pais, porém, 23% desconfiam que os filhos mudam de comportamento quando eles estão por perto...

Independente de seus pais estarem cientes ou não sobre o que eles fazem, 62% dos filhos confirmaram que tiveram uma experiência negativa na rede - bullying em um site ou pelo celular, ser induzido a fazer algo com o qual não concorda, golpes e spam por e-mail, vírus, conteúdo impróprio, sequestro de conta em redes sociais, etc.

82% dos filhos que desrespeitam as normas de uso da rede em casa sofreram experiências negativas, enquanto 52% daqueles que respeitam passaram pela mesma situação.

Por outro lado, apenas pouco mais da metade dos pais determinam um tempo limite de uso da Internet para seus filhos, e só 42% criaram normas quanto a sites seguros, menos de um terço estabeleceu controles de uso no próprio computador.

A consultora de segurança da Norton, Marian Merritt diz que os pais deveriam definir regras sobre as diferentes atividades dos filhos na rede, assim como instalar ferramentas contra vírus e sites perigosos, sem esquecer de ensinar sobre os riscos de arquivos anexos, spam e links suspeitos



Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/criancas-que-usam-redes-sociais-duas-vezes-experiencias-negativas-online.html#ixzz1e9sixXPD

Nenhum comentário: