sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Grupos no Facebook acerca de EaD, eLearning e Tecnologias Educativas


O Facebook está povoado de muitos grupos de interesse nas mais variadas temáticas. 
No contexto do eLearning, Educação a Distância e Tecnologias Educativas existem vários grupos que eu sigo e que considero importante que, quem se interesse pela temática, deva também participar.
Deixo-vos uma primeira lista (ordenada por ordem alfabética), com os objetivos de cada um dos grupos, esperando que venha a crescer com as vossas sugestões.
Os requisitos dos grupos presentes nesta lista foram o número de elementos e a periodicidade das publicações.
  • A Cultura Digital e a Formação de Professores - Grupo experimental para pesquisa das possibilidades e potencialidades existentes na Cultura Digital e a formação de professores.
  • Amazônia e-learning - Novidades na educação a distância, estudos de caso, ferramentas e outras coisas que podem nos auxiliar no dia a dia da equipe multidisciplinar.
  • COLEARN - Coaprendizagem.
  • Comunidades de Aprendizagem Online - Compartilhe suas leituras, ideias,insights e eventos acadêmicos relacionados aos temas aprendizagem online, uso das TICs na educação e aprendizagem colaborativa.
  • EaD, além da pedagogia e da euforia - Um fórum permanente de reflexões e debates sobre a EaD em sua dimensão mais ampla. Nessa perspectiva, grupo é composto de especialistas, professores, pedagogos, educadores e pesquisadores nacionais e internacionais, das diversas áreas de conhecimento que, direta ou indiretamente, agregam valor ao ensino, pesquisa e extensão relacionados à EaD.
  • EAD NEWS - Este espaço tem a finalidade de ser um local de divulgação de ações e eventos de EAD do Brasil e do exterior. Vamos nos manter informados e discutir soluções e propostas para ampliação de uma Educação a Distância cada vez de melhor qualidade. Espaço livre para qualquer participante divulgar e comentar o seu evento e ações na área de EAD
  • Educação sem Distância - Esta comunidade reúne pessoas interessadas no uso das tecnologias interativas na educação, seja ela presencial e/ou virtual, no estudo de seus impactos e tendências, e na troca de experiências entre aqueles que buscam reduzir distâncias em atividades educacionais.
  • Educações & Aprendizagens XXI - Uma rede colaborativa, em beta, dedicada a refletir, pesquisar, trocar e cocriar em temáticas inovadoras em torno da Educação plural e das Aprendizagens, contributivas ao desenvolvimento profissional em geral, e de professores, na Cultura Digital.
  • E-Learning Club - Tem como objectivo a promoção e desenvolvimento de Redes de Aprendizagem Profissional (Professional Learning Networks) no domínio do E-Learning, Moblie Learning e Colaborative Learning.
  • E-Learning Gurus Pt - Espaço livre para os gurus do e-learning portugueses divulgarem o seu trabalho! Este é um grupo para discutir e partilhar ideias, projectos, eventos e experiências na área do e-learning e das tecnologias de apoio à aprendizagem em geral, incluindo o m-learning e tudo à volta.
  • Ferramentas Educativas 2.0 - Os recursos existentes online e as ferramentas de fácil publicação da Web 2.0 constituem uma oportunidade para que professores e alunos possam aprender colaborativamente, divulgando e partilhando as suas experiências e saberes.
  • GETED Grupo de Estudos e Pesquisa em EaD e Tecnologias Educacionais - Criado em 2006, o Grupo reúne atualmente pesquisadores (Acadêmicos de Graduação, Iniciação Científica, Graduados, Especialistas, Mestres e Doutores) da UCDB, UEMS, UFMS e CEMRI (Universidade Aberta – Porto – Portugal) e tem como objetivo geral pesquisar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ambito educacional presencial e a distância e como objetivos específicos descrever, avaliar e interpretar: as especificidades das ferramentas de comunicação e informação e dos ambientes virtuais de aprendizagem no âmbito educacional; a utilização das ferramentas de comunicação e informação nos cursos presenciais e a distância; os diferentes níveis de linguagem utilizados nas interações online ou mediadas pelas TIC.
  • Recursos Educacionais Abertos - Comunidade de educadores, cientistas, engenheiros, profissionais de TICs, advogados, e toda e qualquer pessoa que acredita em educação aberta e recursos educacionais abertos. Junte-se a esta comunidade – que vem de todo o Brasil – na busca e construção de uma educação mais democrática, inclusiva e mais próxima a cultura colaborativa da Internet!
  • Refletindo sobre Educação - Espaço para refletir, debater, compartilhar conteúdos, trocar ideias sobre escola, aprendizagem, educação, gestão, inclusão digital, relação alunos-professores, professores-alunos, alunos-alunos, professores-professores, pais e escola e tantos outros quantos surgirem.
  • Teleaula EAD - Grupo que tem como objetivo discussões acerca da EaD com foco na produção audiovisual da teleaula/videoaula.
  • TIC Educação.
  • Twitter Mix - Twitter Mix é um evento que tem como premissa básica, juntar as pessoas, no presencial, para que discutam o uso das Redes Sociais no cotidiano de cada um, desmistificando a ideia de que as pessoas só sabem “jogar conversa fora”, enquanto estão nas redes e de que as redes não ajudam as pessoas, como um todo. Este grupo foi criado para que se continue as discussões.  As postagens realizadas, deverão estar relacionadas com os assuntos que se discutiram e se pretende discutir no Twitter Mix. Podem ser postados artigos, fotos, vídeos, etc, que tenham relação com as Redes Sociais, Educação a Distância.
  • Web 2.0/Web 3.0 – Construindo Saberes em Tecnologia Educacional - O grupo tem por objetivo ampliar o debate e a disseminação dos recursos da Web 2.0/Web 3.0 na área educacional; Divulgar eventos relacionados a EaD e a Educação Presencial; Discutir sobre as formas de organização curricular, os diversos problemas e acontecimentos educacionais. O grupo foi criado com o intuito de promover a interação de profissionais de diferentes áreas.
Fonte: http://www.pgsimoes.net/narede/grupos-no-facebook-acerca-de-ead-elearning-e-tecnologias-educativas/#comment-22

Nenhum comentário: