terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula


O Skype é uma ferramenta inteligente que permite que você faça chamadas de longa distância e funciona bem com internet wi-fi. Confira 50 maneiras inteligentes de usá-lo em sala de aula. 

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
O Skype deve ser um aliado dos professores. Mas como usá-lo para fazer mais do que apenas chamadas? Confira 50 maneiras inteligentes de utilizar o Skype em sala de aula
Skype é uma ferramenta que tem crescido regularmente. Muitos já substituíram oMessenger por ele, uma vez que ele funciona bem com os produtos da Apple e é uma maneira barata de fazer chamadas de longa distância. Além disso, ele funciona bem com internet wi-fi e a qualidade do vídeo tem melhorado cada vez mais.


Por isso, o Skype pode ser um aliado dos professores. Mas como usá-lo para fazer mais do que apenas chamadas? Confira 50 maneiras inteligentes de utilizar o Skype em sala de aula:


Colaboração


1. Outras salas de aula

Você pode utilizar o Skype para se comunicar com outras salas de aula e combinar os assuntos a serem estudados. A interdisciplinaridade é cada vez mais valorizada pelos vestibulares e Enem, e é essencial investir nela.

2. Praticar idiomas

Conecte-se com estrangeiros em aulas de idiomas para que os alunos possam escutar a pronúncia de um nativo. Além disso, ele também pode ajudar com palavras do cotidiano e estruturas gramaticais da língua.
  

3. Peace One Day

A iniciativa do Skype vai além das salas de aulas e pretende conscientizar os jovens para um mundo melhor.
  

4. Around the World with 80 Schools

O Skype oferece uma plataforma que permite conectar-se com 80 escolas do mundo inteiro para trocar experiências culturais.

Esse projeto do Skype estimula a colaboração entre estudantes do mundo inteiro para fazerem anotações do clima em sua localização e depois trocar essas informações com os participantes do programa.

Com essa tarefa, você pode se conectar e compartilhar suas poesias escritas no papel por vídeo.

7. Entrevistas de emprego
O Skype é uma ótima maneira de simular entrevistas. A escola tem cada vez mais sido criticada por não preparar os alunos para o mundo corporativo. Portanto, use o Skype para ajudá-lo nessas tarefas.

8. Gaming
Com esses games, você pode fazer com que seus alunos joguem de forma interativa e até com estrangeiros.

9. Concurso
Você pode realizar concursos por meio do Skype. Desafie seus alunos e presenteie-os com livros e outros prêmios educativos para competirem sobre certo assunto via Skype.

10. Debate
Similarmente, o Skype pode ser utilizado como um ótimo fórum para discussões e debates sobre certo assunto.

Esse é mais um dos projetos educativos do Skype. Por meio deste, você pode colaborar com outras escolas e estudantes para criarem lindas músicas juntos.

12. Conheça as pessoas do seu bairro
Algumas escolas nos Estados Unidos têm trabalhado fortemente com colaboração via Skype. Além disso, muitos alunos que estudam em escolas próximas fizeram amizades e passaram a se ajudar por meio da ferramenta.
  

13. Fuso-horário

O Skype é uma ótima maneira de colaboração internacional. Nesse intercâmbio, os fusos-horários ficam mais evidentes, o que é ótimo para as aulas de geografia.

14. PSP
Quem é aficionado pelo PlayStation também pode usar o Skype. Dessa forma, o aprendizado via Skype fica mais fácil ainda.

Com essa ferramenta, você pode se conectar com outras escolas e desafiar seus alunos sobre a localidade das outras pessoas, com elas oferecendo algumas dicas da localização da escola parceira.

16. Tarefas específicas
Cada chamada é um aprendizado. Imagine com quantas pessoas você pode falar no mundo inteiro por meio do Skype. Porém, não deixe seus alunos escutarem passivelmente. Faça com que eles anotem, postem em suas redes sociais palavras-chaves, façam resumos sobre o que aprenderam, etc. Escolha uma tarefa específica para cada aluno.

Você pode jogar batalha naval com seus alunos e, ao mesmo tempo, ensiná-los sobre os eixos X e Y do plano cartesiano enquanto se divertem.

18. Conferência com os pais

Não faça os pais dos seus alunos perderem tempo e dinheiro indo à escola. Por que não marcar uma reunião via Skype?

19. Bibliotecários
Se seus alunos quiserem alguma indicação de livro ou de pesquisa, pode ser uma boa ideia conversar com o bibliotecário da escola. Se ele ficar online durante o expediente, estará facilitando a vida de muitos estudantes.

20. Conselheiro vocacional
Da mesma forma, o conselheiro vocacional deveria ficar online durante o expediente. O aluno pode marcar uma reunião por mensagens instantâneas. O encontro pode ser pessoal ou até por web-cam no Skype.

21. Podcasts
As conversas via Skype podem ser gravadas pelo próprio computador e render um material útil na hora de estudar e pode ajudar até na memorização. Uma dica é criar podcasts e disponibilizá-los na internet.
  

22. Vídeos

Diversos plug-ins do Skype permitem a usuários gravar vídeos de apresentações, leituras e explicações. Os estudantes que faltarem podem ter esse material disponível e estudar em casa.

23. Ajudar na lição de casa
O professor pode combinar um horário de tarde para ficar online e ajudar os alunos com a lição de casa ou fazer um plantão de dúvidas na véspera das provas.
  

24. Ética no Skype

As mídias sociais estão cada vez mais presentes na vida dos jovens. Por isso, é importante saber como se portar no Skype e é obrigação do professor ensinar isso a eles.
  

25. Skype na sala de aula

O Skype permite que você trabalhe com projetos internacionais, com tutoriais, apresentações, discussões, provas orais ou vídeo-conferências.

26. Reduzir faltas
Se os alunos estão assistindo a aula por Skype, eles praticamente não faltaram. Lógico que isso não pode se tornar um hábito e deve ser justificado. Mas pelo menos eles podem assistir às aulas sem perder o conteúdo.

 27. Apresentações
O aluno pode fazer a apresentação do trabalho dele não necessariamente só para o professor presente, mas para outros especialistas que podem assistir via Skype e até aos pais do aluno.

 28. Grupos de estudo
Os alunos podem colaborar entre si para fazer as lições de casa ou trabalhos utilizando o Skype, ao invés de se marcar encontros. Isso poupa tempo e dinheiro.

29. Conectar-se com estudantes de matérias e idades variadas
Pode ser interessante que salas se conectem. Uma matéria pode ser parecida e até para os mais novos sentirem como é o ritmo dos mais velhos. Aproprie-se da comunicação das formas mais variadas possíveis.
  

30. Ajudar em intercâmbios

Muitas escolas realizam intercâmbios culturais. É essencial providenciar chamadas com a família acolhedora desses estudantes e aproveitar a experiência cultural enriquecedora. Por que não usar o Skype para isso?

 Conecte-se

31. Crítica de arte

Marque um horário com críticos ou entendedores de arte para que eles possam comentar seus trabalhos. O Skype permite que você compartilhe sua tela com alguém, por isso, ele é uma boa ferramenta para esse tipo de feedback.
  

32. Entrevistas

Como professor, você pode convidar especialistas sobre o assunto que você estiver ensinando. Para facilitar e não ter que trazê-lo à escola, você pode agendar a apresentação ou entrevista por Skype.

33. Conhecer museus
Alguns museus americanos disponibilizam uma visita por Skype. Ou seja, você pode marcar 45 minutos de visita ao vivo com um guia e a sala inteira assistir. O York Archaeological Trust é um exemplo de museu que faz isso.

34. Convidar professores
Muitos professores aceitariam dar uma aula por Skype. Sairia muito mais barato do que contratá-los para vir, de fato, até a escola. Por exemplo, o professor de literatura quer explicar como Freud influenciou esta matéria, mas não se sente confortável para falar de psicologia. Por que não trazer um psicólogo para explicar? O Skype facilita e barateia esse processo.

35. Apresentações e jogos
Não é sempre que um avô ou tio pode assistir à peça teatral ou a final do campeonato de futebol da escola. Por que não transmitir esses eventos por Skype?

36. Clubes da leitura
Incentive seus alunos a criarem grupos de leitura e marcarem um horário para lerem poesia ou comentarem sobre livros que estão lendo. O Skype pode facilitar tudo isso.

37. Aulas de música
Nem sempre professores de música conseguem reunir alunos suficientes para fechar uma sala de aula. Esse problema está em partes resolvido com a possibilidade de chamadas com áudio e vídeo pelo Skype.

38. Crescimento profissional
Você como professor também pode criar ou frequentar cursos via Skype. Dessa forma, você pode economizar dinheiro se estiver estudando e ganhar um dinheiro extra se estiver ensinando.

39. Saraus digitais
Por que não fazer um sarau digital via Skype? A cada encontro, um aluno deve ler algumas poesias. Aproveite o fato de o aluno estar acostumado com tecnologia e aumenta a cultura dele pela plataforma digital.
  

40. Contar histórias

Essa dica é ótima para alunos do jardim de infância e da pré-escola. Leia histórias para crianças de todos os lugares do mundo ou para aquelas que estão em casa doentes.

41. Reuniões públicas
Pesquise sobre fóruns, reuniões públicas ou discursos para certificar-se de que eles podem ser transmitidos via Skype e faça com que os alunos presenciem eventos marcantes na história do Brasil e do mundo ao vivo.


 Ferramentas para o Skype

Confira algumas ferramentas para botar todas as dicas acima em prática:
  

42. Skype in the Classroom

Essa rede social permite que os alunos e professores colaborem em diversas atividades.

Essa comunidade social permite que você compartilhe experiências e tarefas ou realizar chamadas com professores e alunos interessados em aprendizagem digital.

44. IDroo
Essa ferramenta é ótima para criar apresentações e funciona bem com sessões de aulas colaborativas.

Essa ferramenta permite que você compartilhe arquivos com outros professores e alunos de maneira muito mais rápida do que o convencional.

Aulas colaborativas normalmente podem se beneficiar dos recursos que o Google oferece, como Google Maps, Docs e Tradutor.

47. Skyremote
Essa ferramenta permite que você possa acessar o computador de outros, o que é ótimo para aulas colaborativas.

48. Vodburner
Use essa ferramenta para gravar vídeos de palestras, passeios, eventos especiais, e outros para mostrar aos seus alunos e enriquecer suas aulas.
  

49. Hot Recorder

O Hot Recorder é ótimo para trabalhar com podcasts em conjunto com o Skype.
  

50. telyHD

Com essa ferramenta, você pode conectar uma tevê HD ao computador e desfrutar de uma imagem muito melhor para enriquecer suas aulas.

 Fonte: http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2012/08/27/961717/50-maneiras-utilizar-skype-em-sala-aula.htm
l

Nenhum comentário: