quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dez dicas para a edição de vídeo

Por Kari Mulholland

As técnicas que os editores de vídeo usam para dar forma ao seu conteúdo revelam bastante sobre como as pessoas criam significados no mundo. Os editores têm um profundo entendimento de como as pessoas pensam, sentem e aprendem, e nós usamos este conhecimento para elaborar histórias e experiências em movimento impactantes. As melhores decisões sobre a edição derivam da empatia – tanto em relação às pessoas que estão virtualmente na tela quanto da audiência do material.

O leque de recursos de edição da TED Talk é pequeno quando comparado àqueles utilizados na edição de uma típica narrativa ou documentário. E por isso é um lugar para começar uma introdução à arte de edição. Nós utilizamos a continuidade na edição para manter um sentimento consistente de tempo e espaço ao longo da duração de uma fala. Mas, de maneira geral, nos esforçamos para tornar a edição invisível. O que exatamente faz isso? Tornarei o invisível visível através da má edição de uma TED Talk.



Agora compare esse mesmo trecho editado de maneira competente.



O que faz o primeiro trecho ser tão desconfortável é que as edições não possuem motivação; toda edição era aleatória. Aqui estão dez dicas para tornar suas edições significativas:

1. Escolha os melhores ângulos de câmera para cada momento. Conforme você examina sua imagem, sua meta é combinar a intenção do palestrante com as expectativas do público na web. Pense sobre quando a audiência iria querer olhar para diferentes pontos durante a fala se estivesse na sala – isso o ajudará a selecionar o melhor ângulo de câmera para reconstruir cada momento. Ao pensar nisso, você também escolhe ângulos que ajudam o orador(a) a expressar melhor a história dele(a).

2. Use mais closes e planos médios do que tomadas amplas. É importante alternar entre diferentes ângulos, de modo que a audiência entenda o espaço onde a TED Talk acontece. Porém, uma vez que a fala é contextualizada, os close-ups e planos médios possuem maior significado para o público. É envolvente ver as expressões faciais e a linguagem corporal conforme eles falam e, com uma tomada próxima, você vê melhor.

3. Acompanhe a linguagem corporal dos palestrantes e preste atenção no modo como eles falam. A linguagem é única. Os pensamentos, as palavras e a respiração do orador são revelados a partir de sua linguagem corporal. Ao mesmo tempo, cada orador tem um ritmo e cadência únicos em sua voz. Se você prestar atenção a essas coisas, dará um ritmo natural para sua edição e ela parecerá intuitiva para o público, também.

4. Corte numa ação. Um modo para tornar a edição entre duas tomadas invisível é pelo corte em um gesto. O espectador assiste ao início da ação que começa numa tomada e segue-a conforme ela cruza a edição e é finalizada na próxima tomada. Aqui está um exemplo de um corte feito num sutil gesto em que o orador completa seu pensamento e começa um novo.



5. Corte em palavras. O som de uma palavra, especialmente se ela contém uma consoante marcante, faz com que a edição pareça menos óbvia. Quando a palavras é relevante para o tópico principal do orador, a edição pode destacar essa palavra e torná-la mais memorável. Vamos escutar o exemplo de uma edição cortada numa palavra.



6. Mantenha as coisas em movimento. O público da web tem um curto espaço de atenção. Enquadrar as palavras do palestrante com múltiplos ângulos de câmera é mais dinâmico e interessante do que mantê-lo num único ângulo de câmera por um longo período de tempo.

7. Divida os gráficos. Na TED, os slides que os oradores usam com frequência permanecem na tela por um bom tempo. Tentamos dividir os slides em seções, de modo que apenas partes relevantes do slide sejam mostradas no momento da fala do palestrante. Isso pode ou não ajudar na própria edição, mas o ponto é: seja metódico ao dirigir a atenção.

8. Jogue fora os erros. Na TED, nós fazemos edição tanto de erros técnicos quanto de erros do orador. Nós com frequência disfarçamos esse erro cortando uma ação. Vamos ver um exemplo de como isso é feito. Primeiro, você irá ouvir duas sentenças que estão ligadas por um “hum”, algo que muitos palestrantes fazem sem perceber. 



Agora esse “hum” é jogado fora, pelo corte entre as duas tomadas, durante um momento pleno de ação.



9. Reflita sobre quem está falando e quem está ouvindo. Um desafio que temos por vezes na sala de edição TED: as entrevistas. Para explicar a melhor abordagem para editar uma, vamos ver um curto trecho de uma entrevista que Chris Anderson fez com Bill Gates. Neste exemplo, apenas um único ângulo de câmera é usado.



Agora vamos assistir ao mesmo trecho editado como uma TED Talk.



As edições são motivadas pelas palavras ditas tanto por Chris quanto por Bill. Isso funciona, mas um jeito melhor para editar esta entrevista é envolver as palavras de Chris com tomadas de Bill escutando.




De uma hora para outra, o ponto de vista da entrevista muda. Já que o propósito da entrevista é dar ao público a oportunidade de conhecer mais sobre Bill Gates, ver a entrevista do ponto de vista de Bill é mais interessante.

10. Tome alguma distância de sua edição. Após gastar algum tempo na mesma edição, é fácil tornar-se insensível ao material. Por isso é importante tomar distância. Dar uma pausa em uma edição e retornar com olhos descansados pode ajudar a manter o seu senso da audiência e fazer o melhor trabalho.

Espero que estas dicas tenham sido úteis. Uma coisa em que pensei muito quando comecei a edição em TED Talks: a internet é ainda muito nova e não tem seu próprio vocabulário específico para a edição de vídeo... porém um dia terá. Conforme as novas tecnologias introduzem novos modelos para contar histórias, e as expectativas do público mudam por isso, o modo como as TED Talks são filmadas e editadas irá mudar. É divertido imaginar como a TED Talk do futuro irá parecer.

Fonte: http://blog.midiaseducacao.com/2014/05/dez-dicas-para-edicao-de-video.html

Nenhum comentário: