Uma formação online que vale a pena conferir.
Um curso da responsabilidade de Daniela Melaré Barros, promovido pela Universidade Aberta no âmbito do programa Aprendizagem ao Longo da Vida, com início no dia 8 de abril de 2013 e com uma carga de trabalho de 50 horas.
Serão trabalhados os seguintes temas:
- A teoria dos estilos de aprendizagem;
- A teoria dos estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias;
- Os estilos de uso do espaço virtual;
- Estratégias para a aprendizagem online.
As candidaturas estão abertas até 17 de março de 2013.
ENQUADRAMENTO:
O curso decorre em regime de ensino online com
suporte numa Plataforma de e-learning. Tem uma carga
de trabalho de 50 horas online.
O Curso assenta em metodologias de trabalho individual,
colaborativo em guias didáticas e nele são estudados
temas como: a teoria de estilos de aprendizagem, suas
características e elementos, o virtual e seu paradigma
para a educação, os estilos de uso do espaço virtual e
estratégias pedagógicas de uso do virtual para a
educação.
DESTINATÁRIOS
Professores que atuam em cursos presenciais ou online e
utilizam as tecnologias para o processo de ensino e
aprendizagem e demais interessados na área.
(para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º, do
Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a
presente ação não releva para a progressão em
carreira.)
COMPETÊNCIAS:
Conhecer as diferentes perspetivas sobre a teoria dos
estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias.
- Identificar as diferentes possibilidades de elaboração
de estratégias para a aprendizagem a partir dos estilos
de aprendizagem.
- Distinguir o conceito e os tipos dos estilos de uso do
virtual.
- Identificar as características e elementos que
compõem a teoria dos estilos de aprendizagem e os
estilos de uso do espaço virtual.
- Elaborar diferentes estratégias de aprendizagem
online, a partir da teoria dos estilos de uso do espaço
virtual.
METODOLOGIA DE TRABALHO:
A metodologia está organizada por dois caminhos
fundamentais: estudo e reflexão individual e trabalho
colaborativo. Além desses dois caminhos a metodologia
adapta-se a própria teoria dos estilos de uso do espaço
virtual para o desenvolvimento do curso, com as
estratégias de aprendizagem e atividades que
contemplem os diversos estilos.
Com base no estudo individual e as especificidades do
seu estilo de uso do virtual, o estudante deverá preparar
comentários e elaborações pessoais de forma a
participar ativamente em discussões tematizadas,
assíncronas.
Essas discussões deverão ser encaradas como uma forma
de trabalho colaborativo, no decurso do qual cada
estudante partilha as suas leituras e reflexões com os
colegas, procurando aprofundar conceitos, alargar
pontos de vista, discutir casos concretos e exemplos e
analisar aplicações dos conceitos e teorias abordadas.
CONTEÚDOS
Na ação de formação, serão trabalhadas as seguintes
temáticas:
1. A teoria dos estilos de aprendizagem
2. A teoria dos estilos de aprendizagem e o uso das
tecnologias
3. Os estilos de uso do espaço virtual
4. Estratégias para a aprendizagem online
AVALIAÇÃO:
Avaliação será feita de acordo com o modelo
pedagógico da Universidade Aberta contemplando a
realização de um trabalho final individual. Irá ser usada
uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo
com a nova redação dada ao nº 3 do artigo 13º do
RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte
escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente
ponderada:
- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores
Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de
5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos
previsto para a ação de formação frequentada.
Fonte: http://www.pgsimoes.net/narede/estilos-de-uso-do-espaco-virtual-para-a-aprendizagem-online/
Nenhum comentário:
Postar um comentário