segunda-feira, 6 de junho de 2011

EdiLIM


EdiLIM é uma ferramenta utilizada para elaborar livros LIM (Livros Interactivos Multimédia).

O sistema de LIM é um ambiente para a criação de materiais educativos. O material criado com LIM chama-se livro e cada actividade tem o nome de página.
As páginas podem ser descritivas/informativas ou interactivas. As páginas interactivas podem incluir actividades de caça-palavras, quebra-cabeças, palavra secreta, perguntas de resposta múltipla, etiquetas, etc.

A EdiLIM apresenta inúmeras vantagens, nomeadamente o de ser de fácil utilização quer para os criadores (normalmente, os professores), quer para os utilizadores (alunos) dos livros. Além disso, os livros são acedidos através de um browser, não sendo necessário instalar qualquer outro programa.

EdiLIM é uma ferramenta para criar, sendo usada para elaborar os livros LIM.
A instalação do programa é muito simples.

Na página do desenvolvedor http://www.educalim.com/cdescargas.htm escolha o arquivo em português do Brasil.

Após baixar o arquivo este deve ser descompactado.
Dentro da pasta existem quatro arquivos. Vamos ver a função de cada um deles.

edilim.exe é a ferramenta propriamente dita. É possível que não apareça a extensão (.exe) se o computador não estiver configurado para mostrar as extensões mais comuns (o que é recomendável)

lim.swf é um arquivo necessário para que o programa funcione. Provavelmente não terá o mesmo aspecto, visto que os ícones mudam em função dos programas que estejam instalados.

edilim.htm é a página de ajuda do programa. Não é imprescindível, porém é útil para tirar as dúvidas sobre o uso do programa.

imaxes é a pasta que contém os gráficos da página de ajuda. Tampouco é necessária para o funcionamento do EdiLIM, porém sem ela não veremos as imagens do documento da ajuda. Não deve ser renomeada.

Os ícones podem ser diferentes de acordo com a configuração do computador e/ou a versão do programa (em dezembro de 2008 se encontra na versão 3.0.1).

De qualquer modo você terá o seguinte:
• uma pasta imaxes,
• aplicativo edilim.exe
• página edilim.htm
• arquivo lim.swf

Para abrir EdiLim devemos clicar duas vezes sobre o arquivo edilim.exe

A melhor forma de compreender a criação de um livro consiste em baixar um demo, abri-lo no Edilim e explorar suas possibilidades.

Do ponto de vista educacional:

* ambiente agradável.
* apresenta facilidade de uso por alunos e professores.
* envolve atividades.
* há a possibilidade de controlar o progresso dos alunos.
* avaliação de exercícios.
* não exige preparo dos computadores. É um recurso fácil de usar.
* não exige habilidade para usar computadores, PDAs e quadros interativos.
* Possibilita a criação de atividades simples.

EdiLIM é um sistema para a criação de material educativo interativo com o qual você poderá desenvolver livros interativos que facilitarão a aprendizagem de seus alunos.

Nenhum comentário: