quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Facebook reduz grau de separação entre as pessoas


São Paulo - O Facebook definitivamente está reduzindo o grau de separação entre as pessoas. Segundo um estudo divulgado pela empresa em parceria com a Universidade de Milão, apenas 4,74 pessoas separa um usuário de qualquer outra pessoa conectada à rede social.

O estudo atualiza a teoria dos seis graus de separação, que afirma ser possível chegar a qualquer pessoa por meio de outras seis. “Concluímos que, conforme o Facebook tem crescido, os supostos seis grau de separação entre as pessoas tem encolhido”, afirmou a empresa no relatório.

Para elaborar o estudo, o Facebook e a universidade examinaram as contas de 721 milhões de usuários ativos (mais de 10% da população mundial), com 69 bilhões de conexões de amizades entre si.

De acordo com o estudo, em 2008, eram necessários 5,28 conexões para chegar a uma outra pessoa. Se os usuários envolvidos na análise pertencerem a um mesmo país, o número de intermediários pode cair para apenas três.

O estudo apontou ainda que 10% dos usuários da rede social possuem menos de 10 amigos; 20% possuem menos de 25 amigos, enquanto outros 50% possuem mais de 100 amigos. O número médio de amigos na rede social é de 190.

O Facebook diz que esse é o maior estudo envolvendo redes sociais já realizado.

A teoria dos seis graus de separação foi criada em 1929, pelo escritor húngaro Kaninthy Frigves. A teoria foi aplicada, com sucesso, pelo pesquisador Stalney Milgram, com 296 voluntários, na década de 1960, nos Estados Unidos.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/facebook-reduz-para-quatro-grau-de-separacao-entre-as-pessoas-23112011-9.shl

Nenhum comentário: