quinta-feira, 19 de julho de 2012

10 dicas de como ensinar por meio de podcast


Podcast podem ser uma ótima ferramenta para ensinar alunos de todo mundo sobre diversos assuntos. Confira 10 dicas de como ensinar por meio de podcasts

(Crédito: Shutterstock.com)
(Crédito: Shutterstock.com)
Além dos professores, os alunos também podem usar os podcasts para produzir trabalhos como análises de livros, notícias recentes, revisões, etc
Os podcasts são arquivos de áudio online, postados com regularidade, como se fossem um blog sonoro. Os ouvintes podem fazer odownload do arquivo e escutarem em seus computadores ou celular, e os conteúdos variam de acordo com o objetivo do podcast, que pode ser feito por um locutor ou mais.

Como resultado de todas essas características e funcionalidades, os podcasts são uma ferramenta valiosa para o ensino das mais diversas matérias. Além dos professores, os alunos também podem usar os podcasts para produzir trabalhos como análises de livros e textos, notícias recentes, explicação e revisão de conceitos para a prova ou comentário dos acontecimentos recentes da escola.

Confira as dicas a seguir e aproveite todos os benefícios dos podcasts para ensino:

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: Normas da escola

Antes de começar um podcast você deve conferir na escola quais são as normas para esse tipo de conteúdo e como eles podem ser publicados online em um site de fácil acesso para os alunos.

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: E-mails

Converse com seus alunos e colete os e-mails de todos para garantir que tenham acesso ao material postado ou ao site de podcasts, que pode precisar de cadastro para ser utilizado.

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: Escolha o site

Escolha e teste o melhor site para postar os podcasts. Você pode fazer isso em sites como o Blogger ouWordPress que permitem que você adicione arquivos de áudio nas postagens.

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: Produção dos alunos

Se seu projeto inclui a produção de podcasts feitas pelos alunos, você deve oferecer alguns exemplos e lições para que eles consigam produzir sozinhos. Escolha exemplos divertidos que animem e motivem os alunos a se envolverem no projeto.

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: Tipo e tema

Decida junto com os alunos qual será o tipo de podcast que será feito e qual o tema. Escolha a matéria mais votada e estudem possibilidades para que o melhor formato seja escolhido.

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: Treino

No começo, todos irão encontrar dificuldades para fazer os arquivos. Leitura, voz, edição e muitos outros detalhes levarão tempo para se ajustarem com as particularidades de cada um. O importante é não desistir e continuar o treino.

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: Criar roteiros

Peça para os alunos reunirem anotações e criarem roteiros para as séries de podcasts que serão feitos. Você pode dividi-los em equipes, duplas ou fazer individualmente.

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: Equipamento

É importante que os alunos tenham a disposição os equipamentos necessários para a produção do podcast como microfones e programas de edição de áudio.

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: Siga o roteiro

Grave os episódios em pequenas seções para facilitar o processo de edição. Se isso não funcionar você pode tentar gravar tudo de uma vez e editar depois.

10 dicas de como ensinar por meio de podcast: Divulgue os programas

Não se esqueça de divulgar os programas para que não só seus alunos, mas estudantes de todo Brasil possam aproveitar os materiais oferecidos.

Nenhum comentário: