A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), órgão ligado à Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), lançou dois editais na segunda-feira (17/06) no Palácio Piratini. O Programa Arranjos Produtivos Gaúchos de Conteúdos Digitais Criativos e o Programa Redes Digitais de Cidadania RS somarão, juntos, mais de R$ 10 milhões, entre bolsas e custeio de projetos para as instituições interessadas. Os recursos são da Fapergs em parceria com o Ministério das Comunicações.
O Programa Redes Digitais de Cidadania RS irá selecionar e apoiar projetos de qualificação do uso da internet e ampliação das capacidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), por meio da elaboração e execução de cursos de extensão, na modalidade de Educação à Distância (EAD).
Já o Programa Arranjos Produtivos Gaúchos tem por objetivo estruturar um centro de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, destinado ao adensamento da cadeia produtiva desse setor de forma articulada com os arranjos produtivos locais instalados ou em formação no Estado do Rio Grande do Sul.
"A iniciativa permitirá, por um lado, o aproveitamento das excelentes competências humanas e infraestrutura já existentes no Estado e, por outro, a transferência de conhecimento da academia científica para o âmbito da tecnologia e prestação de serviços à sociedade", disse a diretora-presidente da Fapergs, Nadya Pesce da Silveira.
Poderão submeter propostas de projetos as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), universidades públicas estaduais e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), públicas ou privadas sem fins lucrativos do RS, até o dia 12 de agosto de 2013, através do Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa (Sigfapergs), no sitewww.fapergs.rs.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário