sábado, 1 de junho de 2013

Educação Online: conceito



No vídeo acima, a Profa Dra Edméa Santos fala sobre o conceito de Educação Online, no contexto da Cibercultura e das Tecnologias Digitais em Rede, e afirma que"estar geograficamente disperso não é estar distante". 

A noção da Educação Online, desenvolvida há 10 anos pela professora, "é inspirada nas práticas culturais, comunicacionais, e pedagógicas da Cibercultura. As pessoas envolvidas na Cibercultura, elas se encontram, buscam redes, formam grupos, acessam informação, mapeiam informação, e produzem outros saberes articulando várias mídias, não só individualmente, mas com o outro via essa mediação, então, uma vez que o o sujeito está geograficamente disperso, mas que pode comunicar-se com o outro via rede, via ambientes virtuais, software de redes sociais, a autora acredita que não é mais tão interessante falar de distância, porque estar geograficamente disperso, não é estar distante".

Mas, então o que realmente, muda para o professor quando se fala em "Educação Online", quando se fala dessas novas demandas trazidas pela "Cibercultura" ? 

A professora diz que: "Na Educação a Distância convencional, mediada pelos meios de massa, a exemplo dos impressos, dos próprios áudio-visuais, a autoria do professor está  concentrada na autoria do material didático, então muitas vezes o professor produz o desenho didático de uma situação de aprendizagem, ele produz o conteúdo, e é esse conteúdo que vai fazer a mediação entre o saber científico, a instituição e o aluno que está lá na outra ponta recebendo, interagindo com isso tudo, e a lógica de comunicação estava centrada no auto-estudo. Com a internet, com a Cibercultura, a gente não só lança mão do auto-estudo, mas sobretudo da aprendizagem colaborativa e em rede, e isso muda tudo. O professor além de produzir esse conteúdo, articulando mídias, fazendo convergências, ele tem o papel fundamental que é fazer a mediação dessa comunidade de aprendizagem, garantindo a densidade dos conteúdos, fazendo novas provocações, arquitetando novos percursos de interatividade, então o papel do professor é efetivamente, o papel de mediador de todo esse processo de ensinar e de aprender".


Fonte: http://pensareducacaonline.blogspot.com.br/2013/05/educacao-online-conceito.html

Nenhum comentário: